Idéias sobre tecnologia, interações comunicativas e economia midiática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/200 |
Resumo: | A tecnologia tem interferido nas mais singelas ações do cotidiano. Da cozinha ao computador, a tecnologização da sociedade atual, processo verificado com maior nitidez nas duas últimas décadas do século XX, transforma o homem em um ser cada vez mais dependente de aparelhos eletrônicos e, ao mesmo tempo, de informações que condicionam sua operação (dos manuais de operação aos telejornais). Essa “tecnoocupação” da vida permite análises sobre o resultado da ação do capital sobre a mídia, transformando-a num potencial veículo de consolidação do lucro. Este artigo pretende seguir por caminhos que propiciem observar o impacto da ação capitalista produtivolucrativa, partindo da liberdade e do direito de agir do cidadão, de forma comunicativa e corporativa, apreendendo a tecnologia disponível. |
id |
UCS-5_bcfd11b7d840a803b6f0f94ffa65ac21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/200 |
network_acronym_str |
UCS-5 |
network_name_str |
Conexão: comunicação e cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Idéias sobre tecnologia, interações comunicativas e economia midiáticatecnologia da comunicação; Economia da Comunicação; mídia e interação socialA tecnologia tem interferido nas mais singelas ações do cotidiano. Da cozinha ao computador, a tecnologização da sociedade atual, processo verificado com maior nitidez nas duas últimas décadas do século XX, transforma o homem em um ser cada vez mais dependente de aparelhos eletrônicos e, ao mesmo tempo, de informações que condicionam sua operação (dos manuais de operação aos telejornais). Essa “tecnoocupação” da vida permite análises sobre o resultado da ação do capital sobre a mídia, transformando-a num potencial veículo de consolidação do lucro. Este artigo pretende seguir por caminhos que propiciem observar o impacto da ação capitalista produtivolucrativa, partindo da liberdade e do direito de agir do cidadão, de forma comunicativa e corporativa, apreendendo a tecnologia disponível.Universidade de Caxias do Sul - UCSBenevenuto Jr., Álvaro2007-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/200Conexão - Comunicação e Cultura; v. 6, n. 11 (2007): Mídia, Cultura e Imaginário2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/200/191info:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-16T01:55:12Zoai:vkali30.ucs.br:article/200Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2010-07-16T01:55:12Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Idéias sobre tecnologia, interações comunicativas e economia midiática |
title |
Idéias sobre tecnologia, interações comunicativas e economia midiática |
spellingShingle |
Idéias sobre tecnologia, interações comunicativas e economia midiática Benevenuto Jr., Álvaro tecnologia da comunicação; Economia da Comunicação; mídia e interação social |
title_short |
Idéias sobre tecnologia, interações comunicativas e economia midiática |
title_full |
Idéias sobre tecnologia, interações comunicativas e economia midiática |
title_fullStr |
Idéias sobre tecnologia, interações comunicativas e economia midiática |
title_full_unstemmed |
Idéias sobre tecnologia, interações comunicativas e economia midiática |
title_sort |
Idéias sobre tecnologia, interações comunicativas e economia midiática |
author |
Benevenuto Jr., Álvaro |
author_facet |
Benevenuto Jr., Álvaro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benevenuto Jr., Álvaro |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
tecnologia da comunicação; Economia da Comunicação; mídia e interação social |
topic |
tecnologia da comunicação; Economia da Comunicação; mídia e interação social |
description |
A tecnologia tem interferido nas mais singelas ações do cotidiano. Da cozinha ao computador, a tecnologização da sociedade atual, processo verificado com maior nitidez nas duas últimas décadas do século XX, transforma o homem em um ser cada vez mais dependente de aparelhos eletrônicos e, ao mesmo tempo, de informações que condicionam sua operação (dos manuais de operação aos telejornais). Essa “tecnoocupação” da vida permite análises sobre o resultado da ação do capital sobre a mídia, transformando-a num potencial veículo de consolidação do lucro. Este artigo pretende seguir por caminhos que propiciem observar o impacto da ação capitalista produtivolucrativa, partindo da liberdade e do direito de agir do cidadão, de forma comunicativa e corporativa, apreendendo a tecnologia disponível. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/200 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/200/191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão - Comunicação e Cultura; v. 6, n. 11 (2007): Mídia, Cultura e Imaginário 2178-2687 1677-0943 reponame:Conexão: comunicação e cultura instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conexão: comunicação e cultura |
collection |
Conexão: comunicação e cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com |
_version_ |
1750315248831692800 |