Assessoria de imprensa e visibilidade: a imagem-conceito das organizações no incontrolável domínio da notícia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartor, Basilio Alberto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/142
Resumo: Neste trabalho, propõe-se refletir sobre a importância estratégica da assessoria de imprensa na comunicação organizacional, no sentido de conferir visibilidade midiática, na forma de informação jornalística, às ações, ideias, causas, discursos e/ou produtos de organizações públicas e privadas. Destaca-se que a assessoria de imprensa contribui para a legitimação da identidade e a formação da imagem-conceito das organizações, especialmente no que concerne à conquista de credibilidade. Sustenta-se que a visibilidade na imprensa se dá a partir da mediação entre as perspectivas/interesses organizacionais e as visões/objetivos do campo jornalístico, mas não pode ser controlada pelas organizações. Portanto, apresenta-se, ao mesmo tempo, como ação estratégica e risco para as organizações.
id UCS-5_c5457ed98973210bf2738944d7e09f10
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/142
network_acronym_str UCS-5
network_name_str Conexão: comunicação e cultura
repository_id_str
spelling Assessoria de imprensa e visibilidade: a imagem-conceito das organizações no incontrolável domínio da notíciaassessoria de imprensa; comunicação organizacional; visibilidade midiática; identidade organizacional; imagem-conceitoNeste trabalho, propõe-se refletir sobre a importância estratégica da assessoria de imprensa na comunicação organizacional, no sentido de conferir visibilidade midiática, na forma de informação jornalística, às ações, ideias, causas, discursos e/ou produtos de organizações públicas e privadas. Destaca-se que a assessoria de imprensa contribui para a legitimação da identidade e a formação da imagem-conceito das organizações, especialmente no que concerne à conquista de credibilidade. Sustenta-se que a visibilidade na imprensa se dá a partir da mediação entre as perspectivas/interesses organizacionais e as visões/objetivos do campo jornalístico, mas não pode ser controlada pelas organizações. Portanto, apresenta-se, ao mesmo tempo, como ação estratégica e risco para as organizações.Universidade de Caxias do Sul - UCSSartor, Basilio Alberto2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/142Conexão - Comunicação e Cultura; v. 7, n. 14 (2008): Crítica da Mídia2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/142/133info:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-12T20:45:25Zoai:vkali30.ucs.br:article/142Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2010-07-12T20:45:25Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Assessoria de imprensa e visibilidade: a imagem-conceito das organizações no incontrolável domínio da notícia
title Assessoria de imprensa e visibilidade: a imagem-conceito das organizações no incontrolável domínio da notícia
spellingShingle Assessoria de imprensa e visibilidade: a imagem-conceito das organizações no incontrolável domínio da notícia
Sartor, Basilio Alberto
assessoria de imprensa; comunicação organizacional; visibilidade midiática; identidade organizacional; imagem-conceito
title_short Assessoria de imprensa e visibilidade: a imagem-conceito das organizações no incontrolável domínio da notícia
title_full Assessoria de imprensa e visibilidade: a imagem-conceito das organizações no incontrolável domínio da notícia
title_fullStr Assessoria de imprensa e visibilidade: a imagem-conceito das organizações no incontrolável domínio da notícia
title_full_unstemmed Assessoria de imprensa e visibilidade: a imagem-conceito das organizações no incontrolável domínio da notícia
title_sort Assessoria de imprensa e visibilidade: a imagem-conceito das organizações no incontrolável domínio da notícia
author Sartor, Basilio Alberto
author_facet Sartor, Basilio Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartor, Basilio Alberto
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv assessoria de imprensa; comunicação organizacional; visibilidade midiática; identidade organizacional; imagem-conceito
topic assessoria de imprensa; comunicação organizacional; visibilidade midiática; identidade organizacional; imagem-conceito
description Neste trabalho, propõe-se refletir sobre a importância estratégica da assessoria de imprensa na comunicação organizacional, no sentido de conferir visibilidade midiática, na forma de informação jornalística, às ações, ideias, causas, discursos e/ou produtos de organizações públicas e privadas. Destaca-se que a assessoria de imprensa contribui para a legitimação da identidade e a formação da imagem-conceito das organizações, especialmente no que concerne à conquista de credibilidade. Sustenta-se que a visibilidade na imprensa se dá a partir da mediação entre as perspectivas/interesses organizacionais e as visões/objetivos do campo jornalístico, mas não pode ser controlada pelas organizações. Portanto, apresenta-se, ao mesmo tempo, como ação estratégica e risco para as organizações.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/142
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/142/133
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
dc.source.none.fl_str_mv Conexão - Comunicação e Cultura; v. 7, n. 14 (2008): Crítica da Mídia
2178-2687
1677-0943
reponame:Conexão: comunicação e cultura
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conexão: comunicação e cultura
collection Conexão: comunicação e cultura
repository.name.fl_str_mv Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com
_version_ 1750315248328376320