“A maior aventura tecnológica da História da Humanidade”: expectativas sociais em relação às "novas" tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4462 |
Resumo: | Este artigo objetiva compreender as representações e as expectativas sociais vinculadas às “novas” Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto brasileiro. No âmbito teórico, discutimos as representações na perspectiva de Moscovici (1978, 2003) e de Hall (1997a, 1997b) em articulação com estudos sobre discursos a respeito de “novas tecnologias”, de autores como Williams (1992), Spigel (1992a, 1992b), Pacey (1999), Mosco (2004), entre outros. Voltando-nos ao cenário brasileiro, reconstituímos historicamente o contexto social e midiático da popularização das TICs (1990-2015) através de pesquisa bibliográfica (tendo como fontes pesquisas acadêmicas, relatórios especializados e revistas nacionais de informação e entretenimento). Como resultados, observamos a participação de diferentes esferas sociais (política, econômica e midiática) na representação de “novas tecnologias” (televisão, computador, celular e internet) como chave para o futuro e o progresso social-universal do Brasil, expressando uma dimensão mítica (MOSCO, 2004) ou ideológica (BURNETT; MARSHALL, 2003) da tecnologia. |
id |
UCS-5_caa84b1b5398cc25795784f8882c9c80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/4462 |
network_acronym_str |
UCS-5 |
network_name_str |
Conexão: comunicação e cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
“A maior aventura tecnológica da História da Humanidade”: expectativas sociais em relação às "novas" tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015comunicação; mídia; representaçõesrepresentações; TICs; novas tecnologias; ideologia da tecnologiaEste artigo objetiva compreender as representações e as expectativas sociais vinculadas às “novas” Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto brasileiro. No âmbito teórico, discutimos as representações na perspectiva de Moscovici (1978, 2003) e de Hall (1997a, 1997b) em articulação com estudos sobre discursos a respeito de “novas tecnologias”, de autores como Williams (1992), Spigel (1992a, 1992b), Pacey (1999), Mosco (2004), entre outros. Voltando-nos ao cenário brasileiro, reconstituímos historicamente o contexto social e midiático da popularização das TICs (1990-2015) através de pesquisa bibliográfica (tendo como fontes pesquisas acadêmicas, relatórios especializados e revistas nacionais de informação e entretenimento). Como resultados, observamos a participação de diferentes esferas sociais (política, econômica e midiática) na representação de “novas tecnologias” (televisão, computador, celular e internet) como chave para o futuro e o progresso social-universal do Brasil, expressando uma dimensão mítica (MOSCO, 2004) ou ideológica (BURNETT; MARSHALL, 2003) da tecnologia.Universidade de Caxias do Sul - UCSCapesSilva, Nathália dos SantosPiedras, Elisa Reinhardt2017-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4462Conexão - Comunicação e Cultura; v. 15, n. 30 (2016): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4462/2848Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-16T04:33:55Zoai:vkali30.ucs.br:article/4462Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2019-04-16T04:33:55Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“A maior aventura tecnológica da História da Humanidade”: expectativas sociais em relação às "novas" tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015 |
title |
“A maior aventura tecnológica da História da Humanidade”: expectativas sociais em relação às "novas" tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015 |
spellingShingle |
“A maior aventura tecnológica da História da Humanidade”: expectativas sociais em relação às "novas" tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015 Silva, Nathália dos Santos comunicação; mídia; representações representações; TICs; novas tecnologias; ideologia da tecnologia |
title_short |
“A maior aventura tecnológica da História da Humanidade”: expectativas sociais em relação às "novas" tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015 |
title_full |
“A maior aventura tecnológica da História da Humanidade”: expectativas sociais em relação às "novas" tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015 |
title_fullStr |
“A maior aventura tecnológica da História da Humanidade”: expectativas sociais em relação às "novas" tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015 |
title_full_unstemmed |
“A maior aventura tecnológica da História da Humanidade”: expectativas sociais em relação às "novas" tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015 |
title_sort |
“A maior aventura tecnológica da História da Humanidade”: expectativas sociais em relação às "novas" tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015 |
author |
Silva, Nathália dos Santos |
author_facet |
Silva, Nathália dos Santos Piedras, Elisa Reinhardt |
author_role |
author |
author2 |
Piedras, Elisa Reinhardt |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nathália dos Santos Piedras, Elisa Reinhardt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação; mídia; representações representações; TICs; novas tecnologias; ideologia da tecnologia |
topic |
comunicação; mídia; representações representações; TICs; novas tecnologias; ideologia da tecnologia |
description |
Este artigo objetiva compreender as representações e as expectativas sociais vinculadas às “novas” Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto brasileiro. No âmbito teórico, discutimos as representações na perspectiva de Moscovici (1978, 2003) e de Hall (1997a, 1997b) em articulação com estudos sobre discursos a respeito de “novas tecnologias”, de autores como Williams (1992), Spigel (1992a, 1992b), Pacey (1999), Mosco (2004), entre outros. Voltando-nos ao cenário brasileiro, reconstituímos historicamente o contexto social e midiático da popularização das TICs (1990-2015) através de pesquisa bibliográfica (tendo como fontes pesquisas acadêmicas, relatórios especializados e revistas nacionais de informação e entretenimento). Como resultados, observamos a participação de diferentes esferas sociais (política, econômica e midiática) na representação de “novas tecnologias” (televisão, computador, celular e internet) como chave para o futuro e o progresso social-universal do Brasil, expressando uma dimensão mítica (MOSCO, 2004) ou ideológica (BURNETT; MARSHALL, 2003) da tecnologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4462 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4462/2848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão - Comunicação e Cultura; v. 15, n. 30 (2016): Conexão 2178-2687 1677-0943 reponame:Conexão: comunicação e cultura instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conexão: comunicação e cultura |
collection |
Conexão: comunicação e cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com |
_version_ |
1750315248671260672 |