DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2221 |
Resumo: | O artigo é fruto da Atividade de Extensão definida como “Café com Moda”, realizada semestralmente pelo curso de graduação em Moda da Universidade da Amazônia – UNAMA/PA. Pretende refletir acerca da moda como fenômeno social. Utiliza a poesia Eu, Etiqueta de autoria de Carlos Drummond de Andrade como dado empírico nas análises sobre cultura, consumo e identidade. O aporte teórico encontra amparo em Theodor Adorno e Max Horkheimer, teóricos da Escola de Frankfurt, para investigar a moda como elemento dinamizador da sociedade de consumo. No contraponto utiliza as bases de teóricos dos Estudos Culturais para compreender a relação do fenômeno investigativo com a categoria identidade social na sociedade contemporânea. |
id |
UCS-5_d2ed3288f6feb56fdc6c1d2f6fed51ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2221 |
network_acronym_str |
UCS-5 |
network_name_str |
Conexão: comunicação e cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAScultura, comunicação, consumoModa. Consumo. Culturas. Identidades.O artigo é fruto da Atividade de Extensão definida como “Café com Moda”, realizada semestralmente pelo curso de graduação em Moda da Universidade da Amazônia – UNAMA/PA. Pretende refletir acerca da moda como fenômeno social. Utiliza a poesia Eu, Etiqueta de autoria de Carlos Drummond de Andrade como dado empírico nas análises sobre cultura, consumo e identidade. O aporte teórico encontra amparo em Theodor Adorno e Max Horkheimer, teóricos da Escola de Frankfurt, para investigar a moda como elemento dinamizador da sociedade de consumo. No contraponto utiliza as bases de teóricos dos Estudos Culturais para compreender a relação do fenômeno investigativo com a categoria identidade social na sociedade contemporânea. Universidade de Caxias do Sul - UCSUniversidade da Amazônia - UnamaXavier de Amorin Almeida, Ivone MariaSantos, Jorge Luiz Oliveira dos2013-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2221Conexão - Comunicação e Cultura; v. 11, n. 22 (2012): Comunicação e Cultura2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2221/1476info:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-14T23:39:33Zoai:vkali30.ucs.br:article/2221Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2014-05-14T23:39:33Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS |
title |
DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS |
spellingShingle |
DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS Xavier de Amorin Almeida, Ivone Maria cultura, comunicação, consumo Moda. Consumo. Culturas. Identidades. |
title_short |
DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS |
title_full |
DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS |
title_fullStr |
DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS |
title_full_unstemmed |
DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS |
title_sort |
DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS |
author |
Xavier de Amorin Almeida, Ivone Maria |
author_facet |
Xavier de Amorin Almeida, Ivone Maria Santos, Jorge Luiz Oliveira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Jorge Luiz Oliveira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade da Amazônia - Unama |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier de Amorin Almeida, Ivone Maria Santos, Jorge Luiz Oliveira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cultura, comunicação, consumo Moda. Consumo. Culturas. Identidades. |
topic |
cultura, comunicação, consumo Moda. Consumo. Culturas. Identidades. |
description |
O artigo é fruto da Atividade de Extensão definida como “Café com Moda”, realizada semestralmente pelo curso de graduação em Moda da Universidade da Amazônia – UNAMA/PA. Pretende refletir acerca da moda como fenômeno social. Utiliza a poesia Eu, Etiqueta de autoria de Carlos Drummond de Andrade como dado empírico nas análises sobre cultura, consumo e identidade. O aporte teórico encontra amparo em Theodor Adorno e Max Horkheimer, teóricos da Escola de Frankfurt, para investigar a moda como elemento dinamizador da sociedade de consumo. No contraponto utiliza as bases de teóricos dos Estudos Culturais para compreender a relação do fenômeno investigativo com a categoria identidade social na sociedade contemporânea. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2221 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2221/1476 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão - Comunicação e Cultura; v. 11, n. 22 (2012): Comunicação e Cultura 2178-2687 1677-0943 reponame:Conexão: comunicação e cultura instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conexão: comunicação e cultura |
collection |
Conexão: comunicação e cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com |
_version_ |
1750315248839032832 |