DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier de Amorin Almeida, Ivone Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Jorge Luiz Oliveira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2221
Resumo: O artigo é fruto da Atividade de Extensão definida como “Café com Moda”, realizada semestralmente pelo curso de graduação em Moda da Universidade da Amazônia – UNAMA/PA. Pretende refletir acerca da moda como fenômeno social. Utiliza a poesia Eu, Etiqueta de autoria de Carlos Drummond de Andrade como dado empírico nas análises sobre cultura, consumo e identidade. O aporte teórico encontra amparo em Theodor Adorno e Max Horkheimer, teóricos da Escola de Frankfurt, para investigar a moda como elemento dinamizador da sociedade de consumo. No contraponto utiliza as bases de teóricos dos Estudos Culturais para compreender a relação do fenômeno investigativo com a categoria identidade social na sociedade contemporânea. 
id UCS-5_d2ed3288f6feb56fdc6c1d2f6fed51ea
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2221
network_acronym_str UCS-5
network_name_str Conexão: comunicação e cultura
repository_id_str
spelling DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAScultura, comunicação, consumoModa. Consumo. Culturas. Identidades.O artigo é fruto da Atividade de Extensão definida como “Café com Moda”, realizada semestralmente pelo curso de graduação em Moda da Universidade da Amazônia – UNAMA/PA. Pretende refletir acerca da moda como fenômeno social. Utiliza a poesia Eu, Etiqueta de autoria de Carlos Drummond de Andrade como dado empírico nas análises sobre cultura, consumo e identidade. O aporte teórico encontra amparo em Theodor Adorno e Max Horkheimer, teóricos da Escola de Frankfurt, para investigar a moda como elemento dinamizador da sociedade de consumo. No contraponto utiliza as bases de teóricos dos Estudos Culturais para compreender a relação do fenômeno investigativo com a categoria identidade social na sociedade contemporânea. Universidade de Caxias do Sul - UCSUniversidade da Amazônia - UnamaXavier de Amorin Almeida, Ivone MariaSantos, Jorge Luiz Oliveira dos2013-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2221Conexão - Comunicação e Cultura; v. 11, n. 22 (2012): Comunicação e Cultura2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2221/1476info:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-14T23:39:33Zoai:vkali30.ucs.br:article/2221Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2014-05-14T23:39:33Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS
title DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS
spellingShingle DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS
Xavier de Amorin Almeida, Ivone Maria
cultura, comunicação, consumo
Moda. Consumo. Culturas. Identidades.
title_short DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS
title_full DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS
title_fullStr DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS
title_full_unstemmed DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS
title_sort DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS
author Xavier de Amorin Almeida, Ivone Maria
author_facet Xavier de Amorin Almeida, Ivone Maria
Santos, Jorge Luiz Oliveira dos
author_role author
author2 Santos, Jorge Luiz Oliveira dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade da Amazônia - Unama
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier de Amorin Almeida, Ivone Maria
Santos, Jorge Luiz Oliveira dos
dc.subject.por.fl_str_mv cultura, comunicação, consumo
Moda. Consumo. Culturas. Identidades.
topic cultura, comunicação, consumo
Moda. Consumo. Culturas. Identidades.
description O artigo é fruto da Atividade de Extensão definida como “Café com Moda”, realizada semestralmente pelo curso de graduação em Moda da Universidade da Amazônia – UNAMA/PA. Pretende refletir acerca da moda como fenômeno social. Utiliza a poesia Eu, Etiqueta de autoria de Carlos Drummond de Andrade como dado empírico nas análises sobre cultura, consumo e identidade. O aporte teórico encontra amparo em Theodor Adorno e Max Horkheimer, teóricos da Escola de Frankfurt, para investigar a moda como elemento dinamizador da sociedade de consumo. No contraponto utiliza as bases de teóricos dos Estudos Culturais para compreender a relação do fenômeno investigativo com a categoria identidade social na sociedade contemporânea. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2221
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2221/1476
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
dc.source.none.fl_str_mv Conexão - Comunicação e Cultura; v. 11, n. 22 (2012): Comunicação e Cultura
2178-2687
1677-0943
reponame:Conexão: comunicação e cultura
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conexão: comunicação e cultura
collection Conexão: comunicação e cultura
repository.name.fl_str_mv Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com
_version_ 1750315248839032832