É clipe vazado que chama?: videomemes musicais, humor e apropriação como ativismo de fãs em torno do hit Sua Cara
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6505 |
Resumo: | Compreendendo os memes de internet como artefatos da cultura digital, este trabalho busca investigar articulações das camadas plásticas e performáticas agenciadas a partir dos fluxos itinerários do videoclipe (SOARES, 2009), desde o momento em que uma canção é apropriada por fãs e recombinada a outras inserções visuais por meio de videomemes musicais. Utilizaremos como elemento articulador desta investigação a análise exploratória de videomemes produzidos por fãs a partir de Sua Cara, hit do grupo americano “Major Lazer” em parceria com as cantoras pop brasileiras Anitta e Pabllo Vittar. O corpus mapeado foi classificado em três fluxos derivativos, correspondentes aos períodos cronológicos do espalhamento e compostos por três amostras de videomemes em cada fluxo. Interessa-nos questionar, especificamente, esses objetos como performances de gosto e mediadores da experiência, do consumo e da circulação musical, observando em que medida tais práticas criativas de fãs, potencializadas pelo humor e apropriação, contribuem para novas produções de sentido a partir de bens musicais canônicos. |
id |
UCS-5_deb750775523b17025d37599166bb395 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/6505 |
network_acronym_str |
UCS-5 |
network_name_str |
Conexão: comunicação e cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
É clipe vazado que chama?: videomemes musicais, humor e apropriação como ativismo de fãs em torno do hit Sua Caracultura digital; memes; videoclipe;Meme; Videoclipe; Fandoms musicais; Apropriação; Ativismo de fãsCompreendendo os memes de internet como artefatos da cultura digital, este trabalho busca investigar articulações das camadas plásticas e performáticas agenciadas a partir dos fluxos itinerários do videoclipe (SOARES, 2009), desde o momento em que uma canção é apropriada por fãs e recombinada a outras inserções visuais por meio de videomemes musicais. Utilizaremos como elemento articulador desta investigação a análise exploratória de videomemes produzidos por fãs a partir de Sua Cara, hit do grupo americano “Major Lazer” em parceria com as cantoras pop brasileiras Anitta e Pabllo Vittar. O corpus mapeado foi classificado em três fluxos derivativos, correspondentes aos períodos cronológicos do espalhamento e compostos por três amostras de videomemes em cada fluxo. Interessa-nos questionar, especificamente, esses objetos como performances de gosto e mediadores da experiência, do consumo e da circulação musical, observando em que medida tais práticas criativas de fãs, potencializadas pelo humor e apropriação, contribuem para novas produções de sentido a partir de bens musicais canônicos.Universidade de Caxias do Sul - UCSInocêncio, LuanaBarbosa, Camila CornuttiMonteiro, Camila Franco2019-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6505Conexão - Comunicação e Cultura; v. 17, n. 34 (2018): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6505/3694http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/6505/2485http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/6505/2486http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/6505/2487http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/6505/2488http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/6505/2489http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/6505/2490http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/6505/2491http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/6505/2492Direitos autorais 2019 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-16T15:42:17Zoai:vkali30.ucs.br:article/6505Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2019-04-16T15:42:17Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
É clipe vazado que chama?: videomemes musicais, humor e apropriação como ativismo de fãs em torno do hit Sua Cara |
title |
É clipe vazado que chama?: videomemes musicais, humor e apropriação como ativismo de fãs em torno do hit Sua Cara |
spellingShingle |
É clipe vazado que chama?: videomemes musicais, humor e apropriação como ativismo de fãs em torno do hit Sua Cara Inocêncio, Luana cultura digital; memes; videoclipe; Meme; Videoclipe; Fandoms musicais; Apropriação; Ativismo de fãs |
title_short |
É clipe vazado que chama?: videomemes musicais, humor e apropriação como ativismo de fãs em torno do hit Sua Cara |
title_full |
É clipe vazado que chama?: videomemes musicais, humor e apropriação como ativismo de fãs em torno do hit Sua Cara |
title_fullStr |
É clipe vazado que chama?: videomemes musicais, humor e apropriação como ativismo de fãs em torno do hit Sua Cara |
title_full_unstemmed |
É clipe vazado que chama?: videomemes musicais, humor e apropriação como ativismo de fãs em torno do hit Sua Cara |
title_sort |
É clipe vazado que chama?: videomemes musicais, humor e apropriação como ativismo de fãs em torno do hit Sua Cara |
author |
Inocêncio, Luana |
author_facet |
Inocêncio, Luana Barbosa, Camila Cornutti Monteiro, Camila Franco |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Camila Cornutti Monteiro, Camila Franco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Inocêncio, Luana Barbosa, Camila Cornutti Monteiro, Camila Franco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cultura digital; memes; videoclipe; Meme; Videoclipe; Fandoms musicais; Apropriação; Ativismo de fãs |
topic |
cultura digital; memes; videoclipe; Meme; Videoclipe; Fandoms musicais; Apropriação; Ativismo de fãs |
description |
Compreendendo os memes de internet como artefatos da cultura digital, este trabalho busca investigar articulações das camadas plásticas e performáticas agenciadas a partir dos fluxos itinerários do videoclipe (SOARES, 2009), desde o momento em que uma canção é apropriada por fãs e recombinada a outras inserções visuais por meio de videomemes musicais. Utilizaremos como elemento articulador desta investigação a análise exploratória de videomemes produzidos por fãs a partir de Sua Cara, hit do grupo americano “Major Lazer” em parceria com as cantoras pop brasileiras Anitta e Pabllo Vittar. O corpus mapeado foi classificado em três fluxos derivativos, correspondentes aos períodos cronológicos do espalhamento e compostos por três amostras de videomemes em cada fluxo. Interessa-nos questionar, especificamente, esses objetos como performances de gosto e mediadores da experiência, do consumo e da circulação musical, observando em que medida tais práticas criativas de fãs, potencializadas pelo humor e apropriação, contribuem para novas produções de sentido a partir de bens musicais canônicos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6505 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6505/3694 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/6505/2485 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/6505/2486 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/6505/2487 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/6505/2488 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/6505/2489 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/6505/2490 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/6505/2491 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/6505/2492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Conexão - Comunicação e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Conexão - Comunicação e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão - Comunicação e Cultura; v. 17, n. 34 (2018): Conexão 2178-2687 1677-0943 reponame:Conexão: comunicação e cultura instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conexão: comunicação e cultura |
collection |
Conexão: comunicação e cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com |
_version_ |
1750315248840081408 |