Comunicação organizacional: manifestações dos públicos em ambientes digitais e inferências na gestão hoteleira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldissera, Rudimar
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rossato, Jean Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4734
Resumo: Neste artigo objetiva-se compreender como os sentidos ofertados na dimensão da “organização falada” (BALDISSERA, 2009), particularmente nos ambientes digitais/internet, interferências nos processos de gestão hoteleira. Para isso, são acionados aportes teóricos sobre tecnologias digitais, gestão e comunicação organizacional, além de dados de pesquisa empírica realizada por Rossato (2015), que compreendeu quinze entrevistas em profundidade com gestores de hotéis de três municípios da Microrregião das Hortênsias (Gramado, Canela e Nova Petrópolis) analisados, empregando o procedimento de Análise de Conteúdo. (BARDIN, 2009). Evidencia-se que as avaliações dos hotéis realizadas pelos hóspedes e publicadas em ambientes digitais provocam uma série de implicações na gestão, desde o redimensionamento dos processos de comunicação e relacionamento até alterações em seus processos decisórios.
id UCS-5_e16a151d89a371680dbdc905edf0ff44
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/4734
network_acronym_str UCS-5
network_name_str Conexão: comunicação e cultura
repository_id_str
spelling Comunicação organizacional: manifestações dos públicos em ambientes digitais e inferências na gestão hoteleiraComunicação; comunicação organizacionalcomunicação organizacional; organização falada; gestão hoteleira; ambientes digitais; públicos.Neste artigo objetiva-se compreender como os sentidos ofertados na dimensão da “organização falada” (BALDISSERA, 2009), particularmente nos ambientes digitais/internet, interferências nos processos de gestão hoteleira. Para isso, são acionados aportes teóricos sobre tecnologias digitais, gestão e comunicação organizacional, além de dados de pesquisa empírica realizada por Rossato (2015), que compreendeu quinze entrevistas em profundidade com gestores de hotéis de três municípios da Microrregião das Hortênsias (Gramado, Canela e Nova Petrópolis) analisados, empregando o procedimento de Análise de Conteúdo. (BARDIN, 2009). Evidencia-se que as avaliações dos hotéis realizadas pelos hóspedes e publicadas em ambientes digitais provocam uma série de implicações na gestão, desde o redimensionamento dos processos de comunicação e relacionamento até alterações em seus processos decisórios.Universidade de Caxias do Sul - UCSCNPqBaldissera, RudimarRossato, Jean Felipe2017-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4734Conexão - Comunicação e Cultura; v. 15, n. 30 (2016): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4734/2851Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-16T04:33:55Zoai:vkali30.ucs.br:article/4734Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2019-04-16T04:33:55Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação organizacional: manifestações dos públicos em ambientes digitais e inferências na gestão hoteleira
title Comunicação organizacional: manifestações dos públicos em ambientes digitais e inferências na gestão hoteleira
spellingShingle Comunicação organizacional: manifestações dos públicos em ambientes digitais e inferências na gestão hoteleira
Baldissera, Rudimar
Comunicação; comunicação organizacional
comunicação organizacional; organização falada; gestão hoteleira; ambientes digitais; públicos.
title_short Comunicação organizacional: manifestações dos públicos em ambientes digitais e inferências na gestão hoteleira
title_full Comunicação organizacional: manifestações dos públicos em ambientes digitais e inferências na gestão hoteleira
title_fullStr Comunicação organizacional: manifestações dos públicos em ambientes digitais e inferências na gestão hoteleira
title_full_unstemmed Comunicação organizacional: manifestações dos públicos em ambientes digitais e inferências na gestão hoteleira
title_sort Comunicação organizacional: manifestações dos públicos em ambientes digitais e inferências na gestão hoteleira
author Baldissera, Rudimar
author_facet Baldissera, Rudimar
Rossato, Jean Felipe
author_role author
author2 Rossato, Jean Felipe
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldissera, Rudimar
Rossato, Jean Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação; comunicação organizacional
comunicação organizacional; organização falada; gestão hoteleira; ambientes digitais; públicos.
topic Comunicação; comunicação organizacional
comunicação organizacional; organização falada; gestão hoteleira; ambientes digitais; públicos.
description Neste artigo objetiva-se compreender como os sentidos ofertados na dimensão da “organização falada” (BALDISSERA, 2009), particularmente nos ambientes digitais/internet, interferências nos processos de gestão hoteleira. Para isso, são acionados aportes teóricos sobre tecnologias digitais, gestão e comunicação organizacional, além de dados de pesquisa empírica realizada por Rossato (2015), que compreendeu quinze entrevistas em profundidade com gestores de hotéis de três municípios da Microrregião das Hortênsias (Gramado, Canela e Nova Petrópolis) analisados, empregando o procedimento de Análise de Conteúdo. (BARDIN, 2009). Evidencia-se que as avaliações dos hotéis realizadas pelos hóspedes e publicadas em ambientes digitais provocam uma série de implicações na gestão, desde o redimensionamento dos processos de comunicação e relacionamento até alterações em seus processos decisórios.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4734
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4734/2851
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
dc.source.none.fl_str_mv Conexão - Comunicação e Cultura; v. 15, n. 30 (2016): Conexão
2178-2687
1677-0943
reponame:Conexão: comunicação e cultura
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conexão: comunicação e cultura
collection Conexão: comunicação e cultura
repository.name.fl_str_mv Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com
_version_ 1750315248354590721