As fabulações da indústria cultural e as interações com o poder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Carli, Ana Mery Sehbe
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/98
Resumo: As ebulições da sociedade adquirem corpo por meio das diversas formas e manifestações, desde revoluções político-ideológicas até protestos pacíficos das vanguardas artísticas e culturais. Mais recentemente, os atentados terroristas têm desnorteado governos e populações pela falta de receitas convencionais para tratar do fenômeno. O interesse aqui reside na força poética da denúncia, que se expressa pelo cinema. O cinema é um forte determinante na construção dos imaginários individual e coletivo. Os filmes evocam a memória pública e põem nossos desejos pessoais em relação com as aspirações sociais. Os filmes são capazes de modificar nossas posições, balançar nossas crenças, criar a polêmica que tem como virtude, além de manter a alta bilheteria do bem cultural, ativar o pensamento crítico, acessando realidades e dados diversos. Aí um caráter importante do uso de um poderoso meio de informação e entretenimento para fins políticos, caracterizando a pós-modernidade nos novos modos de teorização e apresentação de trabalhos híbridos de arte e política; novos modos de produção, consumo e circulação de bens simbólicos; novas experiências cotidianas de diferentes grupos em busca de informações, identificações que desassossegam o estado de acomodação das coisas.
id UCS-5_f4bb881a735bf6d1af2ec912bb0486df
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/98
network_acronym_str UCS-5
network_name_str Conexão: comunicação e cultura
repository_id_str
spelling As fabulações da indústria cultural e as interações com o podercinema; informação; meios de comunicação; política; pensamento críticocinema; informação; meios de comunicação; política; pensamento críticoAs ebulições da sociedade adquirem corpo por meio das diversas formas e manifestações, desde revoluções político-ideológicas até protestos pacíficos das vanguardas artísticas e culturais. Mais recentemente, os atentados terroristas têm desnorteado governos e populações pela falta de receitas convencionais para tratar do fenômeno. O interesse aqui reside na força poética da denúncia, que se expressa pelo cinema. O cinema é um forte determinante na construção dos imaginários individual e coletivo. Os filmes evocam a memória pública e põem nossos desejos pessoais em relação com as aspirações sociais. Os filmes são capazes de modificar nossas posições, balançar nossas crenças, criar a polêmica que tem como virtude, além de manter a alta bilheteria do bem cultural, ativar o pensamento crítico, acessando realidades e dados diversos. Aí um caráter importante do uso de um poderoso meio de informação e entretenimento para fins políticos, caracterizando a pós-modernidade nos novos modos de teorização e apresentação de trabalhos híbridos de arte e política; novos modos de produção, consumo e circulação de bens simbólicos; novas experiências cotidianas de diferentes grupos em busca de informações, identificações que desassossegam o estado de acomodação das coisas.Universidade de Caxias do Sul - UCSDe Carli, Ana Mery Sehbe2005-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/98Conexão - Comunicação e Cultura; v. 3, n. 06 (2004): Ciberespaço, Comunicação e Criação2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/98/88info:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-12T03:14:42Zoai:vkali30.ucs.br:article/98Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2010-07-12T03:14:42Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv As fabulações da indústria cultural e as interações com o poder
title As fabulações da indústria cultural e as interações com o poder
spellingShingle As fabulações da indústria cultural e as interações com o poder
De Carli, Ana Mery Sehbe
cinema; informação; meios de comunicação; política; pensamento crítico
cinema; informação; meios de comunicação; política; pensamento crítico
title_short As fabulações da indústria cultural e as interações com o poder
title_full As fabulações da indústria cultural e as interações com o poder
title_fullStr As fabulações da indústria cultural e as interações com o poder
title_full_unstemmed As fabulações da indústria cultural e as interações com o poder
title_sort As fabulações da indústria cultural e as interações com o poder
author De Carli, Ana Mery Sehbe
author_facet De Carli, Ana Mery Sehbe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv De Carli, Ana Mery Sehbe
dc.subject.por.fl_str_mv cinema; informação; meios de comunicação; política; pensamento crítico
cinema; informação; meios de comunicação; política; pensamento crítico
topic cinema; informação; meios de comunicação; política; pensamento crítico
cinema; informação; meios de comunicação; política; pensamento crítico
description As ebulições da sociedade adquirem corpo por meio das diversas formas e manifestações, desde revoluções político-ideológicas até protestos pacíficos das vanguardas artísticas e culturais. Mais recentemente, os atentados terroristas têm desnorteado governos e populações pela falta de receitas convencionais para tratar do fenômeno. O interesse aqui reside na força poética da denúncia, que se expressa pelo cinema. O cinema é um forte determinante na construção dos imaginários individual e coletivo. Os filmes evocam a memória pública e põem nossos desejos pessoais em relação com as aspirações sociais. Os filmes são capazes de modificar nossas posições, balançar nossas crenças, criar a polêmica que tem como virtude, além de manter a alta bilheteria do bem cultural, ativar o pensamento crítico, acessando realidades e dados diversos. Aí um caráter importante do uso de um poderoso meio de informação e entretenimento para fins políticos, caracterizando a pós-modernidade nos novos modos de teorização e apresentação de trabalhos híbridos de arte e política; novos modos de produção, consumo e circulação de bens simbólicos; novas experiências cotidianas de diferentes grupos em busca de informações, identificações que desassossegam o estado de acomodação das coisas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/98
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/98/88
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
dc.source.none.fl_str_mv Conexão - Comunicação e Cultura; v. 3, n. 06 (2004): Ciberespaço, Comunicação e Criação
2178-2687
1677-0943
reponame:Conexão: comunicação e cultura
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conexão: comunicação e cultura
collection Conexão: comunicação e cultura
repository.name.fl_str_mv Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com
_version_ 1750315248692232192