Turismofobia: Notas sobre o Processo de Imaginação Social no Turismo / Tourismphobia: Notes on the Process of Social Imagination in Tourism
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7560 |
Resumo: | RESUMOO turismo movimenta milhões de pessoas anualmente, impulsionado em especial pelas imagens presentes no imaginário social coletivo. O imaginário coletivo voltado ao turismo, entretanto, propaga representações muitas vezes estereotipadas, criando movimentos de confronto à atividade, pelas populações dos destinos turísticos, configurando-se a turismofobia. Assim, esse artigo de caráter bibliográfico, documental e explicativo, analisa o processo de criação de tal imaginário social, para a melhor compreensão dos conflitos sociais, nesse sentido auxiliando no aprofundamento da teoria turística. O objetivo é o de compreender as relações de poder presentes na atividade turística, que orientam os fluxos turístico para determinadas localidades, possibilitando o surgimento da turismofobia. A turismofobia estaria associada a fetichização e a espetacularização envolta na atividade turística, assim como a um imaginário social burguês que interpreta o turista como um inimigo a ser combatido.PALAVRAS-CHAVETurismo; Imagem; Imaginário Social; Turismofobia. ABSTRACTTourism moves millions of people annually, driven particularly by the images present in the collective social imaginary. The collective imaginary focused on tourism, however, propagates representations that are often stereotyped, creating movements to confront activity, by the populations of tourist destinations, configuring tourismphobia. Thus, this paper of bibliographical, documentary and explanatory character, analyzes the process of creating the social imaginary for a better understanding of this social conflict, thus helping to deepen the tourism theory. The objective is to understand the power relations present in the tourist activity that guide the tourist flow to certain locations, enabling the emergence of tourismphobia. Tourismophobia would be associated with fetishization and spectacularizing involved in tourist activity, as well as with a bourgeois social imaginary that interprets tourists as an enemy to be fought.KEYWORDSTourism; Image; Social Imaginary; Tourismphobia. AUTORIARenan Augusto Moraes Conceição – Mestre. Professor colaborador no Curso de Turismo e Negócios, Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, PR, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6630383321789210 E-mail: renan.conceicao@hotmail.com REFERÊNCIASBaczko, B. (1985), Imaginação Social. In Enciclopédia Einaudi, Antropos-Homem, pp.296-332. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional/Casa da Moeda.Baudrillard, J. (1991). Simulacros e simulações. Lisboa: Relógio D’Água.Beirão, N. (2017, 15 de agosto). Entre o despovoamento e o turismo de massa, Veneza pede socorro. Carta Capital. LinkBlanchar, C. & Pellicer, L. (2017, 28 de maio). Turismofobia: a cara menos amável de uma indústria bilionária. El País. LinkBordieu, P. (2011). A Distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zook.Burgen, S. (2017, 2 de fevereiro). Barcelona contra o turismo. Internacional. The Observer. LinkCastoriadis, C. (2010). A Instituição Imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.Chartier, R. (1990). Introdução. Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In R. Chartier, A história cultural entre práticas e representações. pp. 13-28. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.Chartier, R. (2002). O mundo como representação. In R. Chartier, À Beira da Falésia: a história entre incertezas e inquietude. pp. 61-80. Porto Alegre: Ed. Universidade UFRGS.Conceição, R. A. M. & Londero, R. R. (2018). Turismo e imagens: a influência do Orientalismo na construção de estereótipos. Discursos Fotográficos, 14(24), 200-228. LinkCrary, J. (2016). 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Ubu .Delgado, M. (2008, 7 de dezembro). Turistifobia. El País. LinkDias, R. & Cassar, M. (2005). Fundamentos do marketing turístico. São Paulo: Pearson Prentice Hall.Domínguez, A. Q. (2018). Turismofobia, ou o turismo como fetiche. Revista do Centro de Pesquisa e Formação SESC, Edição Especial: Ética no Turismo, 22-30. LinkDoxey, G. (1975). A causation theory of visitor-resident irritants: methodology and research inferences. The impact of tourism. Sixth Annual Conference Proceedings. pp. 195-198. San Diego: The Travel Research Association.Flusser, V. (2011). Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume.Flusser, V. (2013). O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify.Gabriel, R. S. (2017, 19 de agosto). ‘Turismofobia’ avança em cidades européias. Revista Época. LInkGumbrecht, H. U. (2015). Nosso amplo presente: o tempo e a cultura contemporânea. São Paulo: Unesp. LinkHan, B-C. (2015). Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes.Hobsbawm, E. (2012). A era do capital, 1848 - 1857. São Paulo: Paz e Terra.Huete, R. & Mantecón, A. (2018). El auge de la turismofobia. ¿hipótesis de investigación o ruido ideológico? Pasos: Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 16(1), 9-19. LinkMagalhães, W. L. (2016). o imaginário social como um campo de disputas: um diálogo entre Baczko e Bordieu. Albuquerque: Revista de História, 3(16), 92-110. LinkMarx, K. (2017). O Capital: crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo.Mészáros, I. (2011). A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo.Milano, C. (2018). Overtourism, malestar social y turismofobia: un debate controvertido. Pasos: Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 16(3), 551-564. LinkMoesch, M. (2001). O fazer-saber turístico: possibilidades e limites de recuperação. In Susana Gastal (Org.). Turismo: 9 propostas para um saber-fazer. Porto Alegre: Edipucrs.Morin, E. (2015). O método 3: conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina.Neher, C. (2018, 15 de fevereiro). Aos poucos, Europa está se cansando do turismo. Deutsche Welle - DW. LInkPereira, M. E. & Ornela, T. (2005). Estereótipos e destinos turísticos: o uso dos estereótipos nos folders de uma agência de fomento ao turismo. Caderno Virtual de Turismo, 5(3), 9-17. LinkSaid, E. (2007). Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras.Schlagwein, F. (2019, 08 de março). Como Amsterdã está combatendo o turismo de massa. Mundo. Deutsche Welle - DW. LinkUnited Nations World Tourism Organization - UNWTO (2018). Tourism Highlights 2018 Edition. LinkUrry, J. (2001). O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Sesc / Studio Nobel.Wulf, C. (2013). Homo Pictor: imaginação, ritual e aprendizado mimético no mundo globalizado. São Paulo: Hedra. PROCESSO EDITORIALRecebido 9 FEV 2020; Aceito 18 MAR 2020. |
id |
UCS-6_25bb212576b0dd8abc1e75e75b617f71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/7560 |
network_acronym_str |
UCS-6 |
network_name_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
Turismofobia: Notas sobre o Processo de Imaginação Social no Turismo / Tourismphobia: Notes on the Process of Social Imagination in TourismTurismo; ComunicaçãoTurismo; Tourism; Imagem; Image; Imaginário Social; Social Imaginary; Turismofobia; Tourismphobia.RESUMOO turismo movimenta milhões de pessoas anualmente, impulsionado em especial pelas imagens presentes no imaginário social coletivo. O imaginário coletivo voltado ao turismo, entretanto, propaga representações muitas vezes estereotipadas, criando movimentos de confronto à atividade, pelas populações dos destinos turísticos, configurando-se a turismofobia. Assim, esse artigo de caráter bibliográfico, documental e explicativo, analisa o processo de criação de tal imaginário social, para a melhor compreensão dos conflitos sociais, nesse sentido auxiliando no aprofundamento da teoria turística. O objetivo é o de compreender as relações de poder presentes na atividade turística, que orientam os fluxos turístico para determinadas localidades, possibilitando o surgimento da turismofobia. A turismofobia estaria associada a fetichização e a espetacularização envolta na atividade turística, assim como a um imaginário social burguês que interpreta o turista como um inimigo a ser combatido.PALAVRAS-CHAVETurismo; Imagem; Imaginário Social; Turismofobia. ABSTRACTTourism moves millions of people annually, driven particularly by the images present in the collective social imaginary. The collective imaginary focused on tourism, however, propagates representations that are often stereotyped, creating movements to confront activity, by the populations of tourist destinations, configuring tourismphobia. Thus, this paper of bibliographical, documentary and explanatory character, analyzes the process of creating the social imaginary for a better understanding of this social conflict, thus helping to deepen the tourism theory. The objective is to understand the power relations present in the tourist activity that guide the tourist flow to certain locations, enabling the emergence of tourismphobia. Tourismophobia would be associated with fetishization and spectacularizing involved in tourist activity, as well as with a bourgeois social imaginary that interprets tourists as an enemy to be fought.KEYWORDSTourism; Image; Social Imaginary; Tourismphobia. AUTORIARenan Augusto Moraes Conceição – Mestre. Professor colaborador no Curso de Turismo e Negócios, Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, PR, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6630383321789210 E-mail: renan.conceicao@hotmail.com REFERÊNCIASBaczko, B. (1985), Imaginação Social. In Enciclopédia Einaudi, Antropos-Homem, pp.296-332. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional/Casa da Moeda.Baudrillard, J. (1991). Simulacros e simulações. Lisboa: Relógio D’Água.Beirão, N. (2017, 15 de agosto). Entre o despovoamento e o turismo de massa, Veneza pede socorro. Carta Capital. LinkBlanchar, C. & Pellicer, L. (2017, 28 de maio). Turismofobia: a cara menos amável de uma indústria bilionária. El País. LinkBordieu, P. (2011). A Distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zook.Burgen, S. (2017, 2 de fevereiro). Barcelona contra o turismo. Internacional. The Observer. LinkCastoriadis, C. (2010). A Instituição Imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.Chartier, R. (1990). Introdução. Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In R. Chartier, A história cultural entre práticas e representações. pp. 13-28. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.Chartier, R. (2002). O mundo como representação. In R. Chartier, À Beira da Falésia: a história entre incertezas e inquietude. pp. 61-80. Porto Alegre: Ed. Universidade UFRGS.Conceição, R. A. M. & Londero, R. R. (2018). Turismo e imagens: a influência do Orientalismo na construção de estereótipos. Discursos Fotográficos, 14(24), 200-228. LinkCrary, J. (2016). 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Ubu .Delgado, M. (2008, 7 de dezembro). Turistifobia. El País. LinkDias, R. & Cassar, M. (2005). Fundamentos do marketing turístico. São Paulo: Pearson Prentice Hall.Domínguez, A. Q. (2018). Turismofobia, ou o turismo como fetiche. Revista do Centro de Pesquisa e Formação SESC, Edição Especial: Ética no Turismo, 22-30. LinkDoxey, G. (1975). A causation theory of visitor-resident irritants: methodology and research inferences. The impact of tourism. Sixth Annual Conference Proceedings. pp. 195-198. San Diego: The Travel Research Association.Flusser, V. (2011). Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume.Flusser, V. (2013). O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify.Gabriel, R. S. (2017, 19 de agosto). ‘Turismofobia’ avança em cidades européias. Revista Época. LInkGumbrecht, H. U. (2015). Nosso amplo presente: o tempo e a cultura contemporânea. São Paulo: Unesp. LinkHan, B-C. (2015). Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes.Hobsbawm, E. (2012). A era do capital, 1848 - 1857. São Paulo: Paz e Terra.Huete, R. & Mantecón, A. (2018). El auge de la turismofobia. ¿hipótesis de investigación o ruido ideológico? Pasos: Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 16(1), 9-19. LinkMagalhães, W. L. (2016). o imaginário social como um campo de disputas: um diálogo entre Baczko e Bordieu. Albuquerque: Revista de História, 3(16), 92-110. LinkMarx, K. (2017). O Capital: crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo.Mészáros, I. (2011). A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo.Milano, C. (2018). Overtourism, malestar social y turismofobia: un debate controvertido. Pasos: Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 16(3), 551-564. LinkMoesch, M. (2001). O fazer-saber turístico: possibilidades e limites de recuperação. In Susana Gastal (Org.). Turismo: 9 propostas para um saber-fazer. Porto Alegre: Edipucrs.Morin, E. (2015). O método 3: conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina.Neher, C. (2018, 15 de fevereiro). Aos poucos, Europa está se cansando do turismo. Deutsche Welle - DW. LInkPereira, M. E. & Ornela, T. (2005). Estereótipos e destinos turísticos: o uso dos estereótipos nos folders de uma agência de fomento ao turismo. Caderno Virtual de Turismo, 5(3), 9-17. LinkSaid, E. (2007). Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras.Schlagwein, F. (2019, 08 de março). Como Amsterdã está combatendo o turismo de massa. Mundo. Deutsche Welle - DW. LinkUnited Nations World Tourism Organization - UNWTO (2018). Tourism Highlights 2018 Edition. LinkUrry, J. (2001). O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Sesc / Studio Nobel.Wulf, C. (2013). Homo Pictor: imaginação, ritual e aprendizado mimético no mundo globalizado. São Paulo: Hedra. PROCESSO EDITORIALRecebido 9 FEV 2020; Aceito 18 MAR 2020. ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeMoraes Conceição, Renan Augusto2020-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7560ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 3 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7560/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/7560/2708Direitos autorais 2020 Renan Augusto Moraes Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T17:15:36Zoai:vkali30.ucs.br:article/7560Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2020-09-15T17:15:36Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Turismofobia: Notas sobre o Processo de Imaginação Social no Turismo / Tourismphobia: Notes on the Process of Social Imagination in Tourism |
title |
Turismofobia: Notas sobre o Processo de Imaginação Social no Turismo / Tourismphobia: Notes on the Process of Social Imagination in Tourism |
spellingShingle |
Turismofobia: Notas sobre o Processo de Imaginação Social no Turismo / Tourismphobia: Notes on the Process of Social Imagination in Tourism Moraes Conceição, Renan Augusto Turismo; Comunicação Turismo; Tourism; Imagem; Image; Imaginário Social; Social Imaginary; Turismofobia; Tourismphobia. |
title_short |
Turismofobia: Notas sobre o Processo de Imaginação Social no Turismo / Tourismphobia: Notes on the Process of Social Imagination in Tourism |
title_full |
Turismofobia: Notas sobre o Processo de Imaginação Social no Turismo / Tourismphobia: Notes on the Process of Social Imagination in Tourism |
title_fullStr |
Turismofobia: Notas sobre o Processo de Imaginação Social no Turismo / Tourismphobia: Notes on the Process of Social Imagination in Tourism |
title_full_unstemmed |
Turismofobia: Notas sobre o Processo de Imaginação Social no Turismo / Tourismphobia: Notes on the Process of Social Imagination in Tourism |
title_sort |
Turismofobia: Notas sobre o Processo de Imaginação Social no Turismo / Tourismphobia: Notes on the Process of Social Imagination in Tourism |
author |
Moraes Conceição, Renan Augusto |
author_facet |
Moraes Conceição, Renan Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes Conceição, Renan Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo; Comunicação Turismo; Tourism; Imagem; Image; Imaginário Social; Social Imaginary; Turismofobia; Tourismphobia. |
topic |
Turismo; Comunicação Turismo; Tourism; Imagem; Image; Imaginário Social; Social Imaginary; Turismofobia; Tourismphobia. |
description |
RESUMOO turismo movimenta milhões de pessoas anualmente, impulsionado em especial pelas imagens presentes no imaginário social coletivo. O imaginário coletivo voltado ao turismo, entretanto, propaga representações muitas vezes estereotipadas, criando movimentos de confronto à atividade, pelas populações dos destinos turísticos, configurando-se a turismofobia. Assim, esse artigo de caráter bibliográfico, documental e explicativo, analisa o processo de criação de tal imaginário social, para a melhor compreensão dos conflitos sociais, nesse sentido auxiliando no aprofundamento da teoria turística. O objetivo é o de compreender as relações de poder presentes na atividade turística, que orientam os fluxos turístico para determinadas localidades, possibilitando o surgimento da turismofobia. A turismofobia estaria associada a fetichização e a espetacularização envolta na atividade turística, assim como a um imaginário social burguês que interpreta o turista como um inimigo a ser combatido.PALAVRAS-CHAVETurismo; Imagem; Imaginário Social; Turismofobia. ABSTRACTTourism moves millions of people annually, driven particularly by the images present in the collective social imaginary. The collective imaginary focused on tourism, however, propagates representations that are often stereotyped, creating movements to confront activity, by the populations of tourist destinations, configuring tourismphobia. Thus, this paper of bibliographical, documentary and explanatory character, analyzes the process of creating the social imaginary for a better understanding of this social conflict, thus helping to deepen the tourism theory. The objective is to understand the power relations present in the tourist activity that guide the tourist flow to certain locations, enabling the emergence of tourismphobia. Tourismophobia would be associated with fetishization and spectacularizing involved in tourist activity, as well as with a bourgeois social imaginary that interprets tourists as an enemy to be fought.KEYWORDSTourism; Image; Social Imaginary; Tourismphobia. AUTORIARenan Augusto Moraes Conceição – Mestre. Professor colaborador no Curso de Turismo e Negócios, Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, PR, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6630383321789210 E-mail: renan.conceicao@hotmail.com REFERÊNCIASBaczko, B. (1985), Imaginação Social. In Enciclopédia Einaudi, Antropos-Homem, pp.296-332. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional/Casa da Moeda.Baudrillard, J. (1991). Simulacros e simulações. Lisboa: Relógio D’Água.Beirão, N. (2017, 15 de agosto). Entre o despovoamento e o turismo de massa, Veneza pede socorro. Carta Capital. LinkBlanchar, C. & Pellicer, L. (2017, 28 de maio). Turismofobia: a cara menos amável de uma indústria bilionária. El País. LinkBordieu, P. (2011). A Distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zook.Burgen, S. (2017, 2 de fevereiro). Barcelona contra o turismo. Internacional. The Observer. LinkCastoriadis, C. (2010). A Instituição Imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.Chartier, R. (1990). Introdução. Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In R. Chartier, A história cultural entre práticas e representações. pp. 13-28. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.Chartier, R. (2002). O mundo como representação. In R. Chartier, À Beira da Falésia: a história entre incertezas e inquietude. pp. 61-80. Porto Alegre: Ed. Universidade UFRGS.Conceição, R. A. M. & Londero, R. R. (2018). Turismo e imagens: a influência do Orientalismo na construção de estereótipos. Discursos Fotográficos, 14(24), 200-228. LinkCrary, J. (2016). 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Ubu .Delgado, M. (2008, 7 de dezembro). Turistifobia. El País. LinkDias, R. & Cassar, M. (2005). Fundamentos do marketing turístico. São Paulo: Pearson Prentice Hall.Domínguez, A. Q. (2018). Turismofobia, ou o turismo como fetiche. Revista do Centro de Pesquisa e Formação SESC, Edição Especial: Ética no Turismo, 22-30. LinkDoxey, G. (1975). A causation theory of visitor-resident irritants: methodology and research inferences. The impact of tourism. Sixth Annual Conference Proceedings. pp. 195-198. San Diego: The Travel Research Association.Flusser, V. (2011). Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume.Flusser, V. (2013). O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify.Gabriel, R. S. (2017, 19 de agosto). ‘Turismofobia’ avança em cidades européias. Revista Época. LInkGumbrecht, H. U. (2015). Nosso amplo presente: o tempo e a cultura contemporânea. São Paulo: Unesp. LinkHan, B-C. (2015). Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes.Hobsbawm, E. (2012). A era do capital, 1848 - 1857. São Paulo: Paz e Terra.Huete, R. & Mantecón, A. (2018). El auge de la turismofobia. ¿hipótesis de investigación o ruido ideológico? Pasos: Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 16(1), 9-19. LinkMagalhães, W. L. (2016). o imaginário social como um campo de disputas: um diálogo entre Baczko e Bordieu. Albuquerque: Revista de História, 3(16), 92-110. LinkMarx, K. (2017). O Capital: crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo.Mészáros, I. (2011). A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo.Milano, C. (2018). Overtourism, malestar social y turismofobia: un debate controvertido. Pasos: Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 16(3), 551-564. LinkMoesch, M. (2001). O fazer-saber turístico: possibilidades e limites de recuperação. In Susana Gastal (Org.). Turismo: 9 propostas para um saber-fazer. Porto Alegre: Edipucrs.Morin, E. (2015). O método 3: conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina.Neher, C. (2018, 15 de fevereiro). Aos poucos, Europa está se cansando do turismo. Deutsche Welle - DW. LInkPereira, M. E. & Ornela, T. (2005). Estereótipos e destinos turísticos: o uso dos estereótipos nos folders de uma agência de fomento ao turismo. Caderno Virtual de Turismo, 5(3), 9-17. LinkSaid, E. (2007). Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras.Schlagwein, F. (2019, 08 de março). Como Amsterdã está combatendo o turismo de massa. Mundo. Deutsche Welle - DW. LinkUnited Nations World Tourism Organization - UNWTO (2018). Tourism Highlights 2018 Edition. LinkUrry, J. (2001). O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Sesc / Studio Nobel.Wulf, C. (2013). Homo Pictor: imaginação, ritual e aprendizado mimético no mundo globalizado. São Paulo: Hedra. PROCESSO EDITORIALRecebido 9 FEV 2020; Aceito 18 MAR 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7560 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7560/pdf http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/7560/2708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Renan Augusto Moraes Conceição info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Renan Augusto Moraes Conceição |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 3 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade 2178-9061 reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
collection |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
susanagastal@gmail.com |
_version_ |
1799315526746374144 |