O Turismo Induzido por Filmes no Contexto Latino-Americano: Uma Revisão Sistemática de Literatura / Film-Induced Tourism in Latin American Context: A Systematic Literature Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Juliara Lopes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes, Christianne Luce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8121
Resumo: RESUMOO turismo induzido por filmes trata do modo como produções audiovisuais influenciam o imaginário social, a ponto de motivar o espectador a visitar os locais retratados na tela. O tema é estudado desde a década de 1990 em países como Espanha, Estados Unidos e Nova Zelândia. Diante disso, a presente pesquisa se debruçou sobre o que vem sendo estudado e publicado sobre o tema em outras partes do mundo, particularmente na América Latina e no Caribe. Assim, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão sistemática de literatura sobre artigos que relacionam <turismo e filmes> no contexto latino-americano. A metodologia foi baseada em revisão sistemática de literatura, de caráter bibliométrico e integrativo. A partir de buscas realizadas no Portal de Periódicos Capes, Redib e Redalyc foram selecionados 28 artigos. Como resultados, constatou-se que o assunto tem sido recorrente na última década, mas os temas ainda são tratados de maneira dispersa e com inúmeras lacunas, não sendo possível identificar autores referência no contexto estudado.PALAVRAS-CHAVETurismo; Turismo induzido por filmes; Cinema; Imagem; América Latina. ABSTRACTFilm-induced tourism deals with how audiovisual productions influence social imagery, to the point of motivating the viewer to visit places depicted on the screen. The subject has been studied since the 1990s in countries such as Spain, United States and New Zealand. Given this, the present research focused on what has been studied and published on the subject in other parts of the world, particularly in Latin America and the Caribbean. Thus, objective of this research was to perform a systematic literature review on articles that relate <tourism and movies> in Latin American context. Methodology was based on a systematic literature review of bibliometric and integrative character. From searches performed in the Capes Scientific Journals, Redib and Redalyc Journal Portal, 28 articles were selected. As results, it was found that subject has been recurrent in the last decade, but themes are still dealt with widely and with many gaps, it is not possible to identify reference authors in the studied context.KEYWORDSTourism; Film-induced tourism; Movie; Image; Latin America. AUTORIAJuliara Lopes da Fonseca – Mestra. Bolsista PBQS-IFNMG, no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais - Doutorado. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Pirapora, MG, Brasil. Orcid: Currículo: http://lattes.cnpq.br/1067235326786020 E-mail:juliara.fonseca@ifnmg.edu.brChristianne Luce Gomes – Doutora. Pesquisadora de produtividade do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro / Fapemig. Professora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0075-289X Currículo: http://lattes.cnpq.br/3397229266029271 E-mail: chris@ufmg.br REFERENCIAAertsen, V. U. (2011). El cine como inductor del turismo. La experiencia turística en Vicky, Cristina, Barcelona. Razón y Palavra, 77(2), 1-24. Link Almeida, L. G. B. (2014). O urbano escrito pelos personagens–viajantes: uma análise do filme Meia-Noite em Paris. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitlidade, 6(3), 374-389. LinkBeeton, S. (2001). Smiling for the camera: the influence of film audiences on a budget tourism destination. Tourism, Culture & Communication, 3(1), 15–25. LinkBrasil. Ministério do Turismo. (2007). Estudo de sinergia e desenvolvimento entre as indústrias do turismo e audiovisual brasileiras. Brasília, DF.  LinkBrasil. Ministério do Turismo. (2008). Turismo cinematográfico brasileiro. Brasília, DF. Link  Busby, G., & Klug, J. (2001). Movie-induced tourism: the challenge of measurement and other issues. Journal of Vacation Marketing, 7(4), 316-332. LinkButler, R. W. (1990). The influence of the media in shaping International tourist patterns. Tourism Recreation Research, 15(2), 46-53. LinkCastillo-Palacio, M., & Castaño-Molina, V. (2015). La promoción turística a través de técnicas tradicionales y nuevas. Una revisión de 2009 a 2014. Estudios y Perspectivas en Turismo, 24(3), 737-757. LinkChueke, G. V., & Amatucci, M. (2015). O que é bibliometria? Uma introdução ao Fórum. Internext - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, 10(2), 1-5. LinkClarke, M. & Horton, R. (2001). Bringing it all together: Lancet-Cochrane collaborate on systematic reviews. The Lancet, 357(2). LinkCodina, A. N. (2011). Las ciudades en el cine de Alfred Hitchcock. Una aproximación a los estudios fílmicos desde el ambito de la geografia. UNED. Espacio, Tiempo y Forma, 6(4-5), 123-139. LinkConnell, J. (2012). Film tourism: evolution, progress and prospects. Tourism Management, 33(5), 1007-1029. LinkCosta, M. A. M. (2016). As possibilidades de implementação do turismo cinematográfico em Belém do Pará. Revista de Turismo Contemporâneo, 4(1), 67-87. LinkFerreira, L. R. (2011). Discurso, estereótipo e imaginário: a comunicação e o turismo sexual na convergência das mídias. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 3(3), 324-336. LinkGastal, S. (2005). Turismo, imagens e imaginários. São Paulo: Aleph.Gomes, C. L., & Gonçalves, M. M. (2019). ‘Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça’: Instigando o olhar por meio do cinema. Pp. 9-25. In: C. L. Gomes et al. (Orgs.). Lazer, Práticas Sociais e Mediação Cultural. Campinas, SP: Autores Associados.Hack Neto, E., Nicolosi, R. M., Solla, X. M. S., & Gândara, J. M. G. (2011). Jornalismo: leituras, filtros e olhares da oferta da informação: estudo de caso sobre os reflexos da veiculação das matérias do destino turístico Foz do Iguaçu-PR. 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(2016). Televisão, internet e turismo: estudo de caso do quadro ‘Tô de folga’ do Jornal Hoje na localidade Barra Grande-PI. Turismo: Estudos & Práticas, 5(1), 129-150. LinkSilva, R. S., Moreira, G. L., & Perinotto, A. R. C. (2013). Turismo e cinema: uma viagem pelos filmes ‘Diários de motocicleta’ e ‘Sob o sol de Toscana’. Turydes, 6(14). LinkSilva, R. S., Pereira, M. M., Moreira, G. L., & Perinotto, A. R. C. (2011). Turismo e cinema: promoção turística a partir do filme Sete Anos no Tibete. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 3(3), 368-381. LinkSimon, P., Bahl, M., & Dropa, M. M. (2016). Estudo de caso Animeventos: a demanda do Anime Friends. Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 8(2), 239-253. LinkSouza, L. A. O. V. & Silva, M. J. V. (2016). Cabaceiras-PB como destino de turismo cinematográfico: um estudo sobre a interface entre turismo e cinema. Turismo: Estudos & Práticas, 5(2), 186-218. LinkUrry, J. (2001). O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel.Vélez Rivas, M. L. (2017). Trapecio amazónico: turismo e imaginarios sociales sobre un territorio exotizado. Cuadernos de Geografía: Revista Colombiana de Geografía, 26(2), 113-131. LinkWorld Travel & Tourism Council - WTTC (2019). Travel & Tourism Economic Impact 2019. Londres. Link. PROCESSO EDITORIALRecebido: 3 FEV 20; Aceito: 22 ABR 20. 
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A metodologia foi baseada em revisão sistemática de literatura, de caráter bibliométrico e integrativo. A partir de buscas realizadas no Portal de Periódicos Capes, Redib e Redalyc foram selecionados 28 artigos. Como resultados, constatou-se que o assunto tem sido recorrente na última década, mas os temas ainda são tratados de maneira dispersa e com inúmeras lacunas, não sendo possível identificar autores referência no contexto estudado.PALAVRAS-CHAVETurismo; Turismo induzido por filmes; Cinema; Imagem; América Latina. ABSTRACTFilm-induced tourism deals with how audiovisual productions influence social imagery, to the point of motivating the viewer to visit places depicted on the screen. The subject has been studied since the 1990s in countries such as Spain, United States and New Zealand. Given this, the present research focused on what has been studied and published on the subject in other parts of the world, particularly in Latin America and the Caribbean. 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topic Ciências sociais aplicadas/turismo
Turismo; Tourism; Film-induced tourism; Turismo induzido por filmes; Cinema; Movie; Imagem; Image; América Latina; Latin America.
description RESUMOO turismo induzido por filmes trata do modo como produções audiovisuais influenciam o imaginário social, a ponto de motivar o espectador a visitar os locais retratados na tela. O tema é estudado desde a década de 1990 em países como Espanha, Estados Unidos e Nova Zelândia. Diante disso, a presente pesquisa se debruçou sobre o que vem sendo estudado e publicado sobre o tema em outras partes do mundo, particularmente na América Latina e no Caribe. Assim, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão sistemática de literatura sobre artigos que relacionam <turismo e filmes> no contexto latino-americano. A metodologia foi baseada em revisão sistemática de literatura, de caráter bibliométrico e integrativo. A partir de buscas realizadas no Portal de Periódicos Capes, Redib e Redalyc foram selecionados 28 artigos. Como resultados, constatou-se que o assunto tem sido recorrente na última década, mas os temas ainda são tratados de maneira dispersa e com inúmeras lacunas, não sendo possível identificar autores referência no contexto estudado.PALAVRAS-CHAVETurismo; Turismo induzido por filmes; Cinema; Imagem; América Latina. ABSTRACTFilm-induced tourism deals with how audiovisual productions influence social imagery, to the point of motivating the viewer to visit places depicted on the screen. The subject has been studied since the 1990s in countries such as Spain, United States and New Zealand. Given this, the present research focused on what has been studied and published on the subject in other parts of the world, particularly in Latin America and the Caribbean. Thus, objective of this research was to perform a systematic literature review on articles that relate <tourism and movies> in Latin American context. Methodology was based on a systematic literature review of bibliometric and integrative character. From searches performed in the Capes Scientific Journals, Redib and Redalyc Journal Portal, 28 articles were selected. As results, it was found that subject has been recurrent in the last decade, but themes are still dealt with widely and with many gaps, it is not possible to identify reference authors in the studied context.KEYWORDSTourism; Film-induced tourism; Movie; Image; Latin America. AUTORIAJuliara Lopes da Fonseca – Mestra. Bolsista PBQS-IFNMG, no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais - Doutorado. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Pirapora, MG, Brasil. Orcid: Currículo: http://lattes.cnpq.br/1067235326786020 E-mail:juliara.fonseca@ifnmg.edu.brChristianne Luce Gomes – Doutora. Pesquisadora de produtividade do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro / Fapemig. Professora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0075-289X Currículo: http://lattes.cnpq.br/3397229266029271 E-mail: chris@ufmg.br REFERENCIAAertsen, V. U. (2011). El cine como inductor del turismo. La experiencia turística en Vicky, Cristina, Barcelona. Razón y Palavra, 77(2), 1-24. Link Almeida, L. G. B. (2014). O urbano escrito pelos personagens–viajantes: uma análise do filme Meia-Noite em Paris. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitlidade, 6(3), 374-389. LinkBeeton, S. (2001). Smiling for the camera: the influence of film audiences on a budget tourism destination. Tourism, Culture & Communication, 3(1), 15–25. LinkBrasil. Ministério do Turismo. (2007). Estudo de sinergia e desenvolvimento entre as indústrias do turismo e audiovisual brasileiras. Brasília, DF.  LinkBrasil. Ministério do Turismo. (2008). Turismo cinematográfico brasileiro. Brasília, DF. 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