Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Vanessa de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Cunha, Sieglinde Kindl
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3488
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir teoricamente as estratégias competitivas nos meios de hospedagem, a partir da visão de Porter, destacando a inovação como uma forma de alcançar a vantagem competitiva neste setor. A metodologia aplicada neste estudo foi a da pesquisa bibliográfica tendo por base publicações específicas, a partir dos temas <estratégia competitiva>, <competitividade nos meios de hospedagem> e <inovação em meios de hospedagem>. Os resultados mostraram que os meios de hospedagem enfrentam uma competição acirrada e que a estratégia de diferenciação é a mais completa para atingir uma vantagem competitiva sustentável. A inovação pode ser um instrumento importante no alcance da vantagem competitiva, pois pode ser usada nas três estratégias genéricas de Porter e é capaz de gerar maior qualidade de atendimento pelo estabelecimento e melhoria na imagem da organização no mercado turístico. Palavras-chave: Meios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter. Lodging Companies and Innovation as Competitive Strategy: A Theoretical Discussion Based on Porter´S Approach - This paper present a theoretical discussion about competitive strategies in lodging companies based on Porter's vision and emphasizing innovation to achieve competitive advantage in this industry. The methodology was the literature review from books and journals about <competitive strategy>, <competitiveness in lodging companies> and <innovation in lodging companies>. The results showed that the lodging companies deal with fierce competition and the differentiation strategy is the best choice to achieve a sustainable competitive advantage. Innovation could be an important tool to achieve competitive advantage if it is used in the three Porter´s generic strategies to generate higher quality of service, besides improving the organization's image in the touristic market. Keywords: Lodging companies. Service. Competitive. Innovation. Porter´s Approach.
id UCS-6_5d5b89794e24193e7b8c8582f28d0477
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/3488
network_acronym_str UCS-6
network_name_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de PorterCiências Sociais/TurismoMeios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter.Este artigo tem como objetivo discutir teoricamente as estratégias competitivas nos meios de hospedagem, a partir da visão de Porter, destacando a inovação como uma forma de alcançar a vantagem competitiva neste setor. A metodologia aplicada neste estudo foi a da pesquisa bibliográfica tendo por base publicações específicas, a partir dos temas <estratégia competitiva>, <competitividade nos meios de hospedagem> e <inovação em meios de hospedagem>. Os resultados mostraram que os meios de hospedagem enfrentam uma competição acirrada e que a estratégia de diferenciação é a mais completa para atingir uma vantagem competitiva sustentável. A inovação pode ser um instrumento importante no alcance da vantagem competitiva, pois pode ser usada nas três estratégias genéricas de Porter e é capaz de gerar maior qualidade de atendimento pelo estabelecimento e melhoria na imagem da organização no mercado turístico. Palavras-chave: Meios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter. Lodging Companies and Innovation as Competitive Strategy: A Theoretical Discussion Based on Porter´S Approach - This paper present a theoretical discussion about competitive strategies in lodging companies based on Porter's vision and emphasizing innovation to achieve competitive advantage in this industry. The methodology was the literature review from books and journals about <competitive strategy>, <competitiveness in lodging companies> and <innovation in lodging companies>. The results showed that the lodging companies deal with fierce competition and the differentiation strategy is the best choice to achieve a sustainable competitive advantage. Innovation could be an important tool to achieve competitive advantage if it is used in the three Porter´s generic strategies to generate higher quality of service, besides improving the organization's image in the touristic market. Keywords: Lodging companies. Service. Competitive. Innovation. Porter´s Approach.ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeMenezes, Vanessa de Oliveirada Cunha, Sieglinde Kindl2015-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSeleção dos Organizadoresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3488ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 4 (2015): DOSSIÊ COMPETITIVIDADE DAS DESTINAÇÕES TURÍSTICAS2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3488/pdf_499info:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-27T01:09:20Zoai:vkali30.ucs.br:article/3488Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2015-12-27T01:09:20Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter
title Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter
spellingShingle Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter
Menezes, Vanessa de Oliveira
Ciências Sociais/Turismo
Meios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter.
title_short Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter
title_full Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter
title_fullStr Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter
title_full_unstemmed Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter
title_sort Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter
author Menezes, Vanessa de Oliveira
author_facet Menezes, Vanessa de Oliveira
da Cunha, Sieglinde Kindl
author_role author
author2 da Cunha, Sieglinde Kindl
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Vanessa de Oliveira
da Cunha, Sieglinde Kindl
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais/Turismo
Meios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter.
topic Ciências Sociais/Turismo
Meios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter.
description Este artigo tem como objetivo discutir teoricamente as estratégias competitivas nos meios de hospedagem, a partir da visão de Porter, destacando a inovação como uma forma de alcançar a vantagem competitiva neste setor. A metodologia aplicada neste estudo foi a da pesquisa bibliográfica tendo por base publicações específicas, a partir dos temas <estratégia competitiva>, <competitividade nos meios de hospedagem> e <inovação em meios de hospedagem>. Os resultados mostraram que os meios de hospedagem enfrentam uma competição acirrada e que a estratégia de diferenciação é a mais completa para atingir uma vantagem competitiva sustentável. A inovação pode ser um instrumento importante no alcance da vantagem competitiva, pois pode ser usada nas três estratégias genéricas de Porter e é capaz de gerar maior qualidade de atendimento pelo estabelecimento e melhoria na imagem da organização no mercado turístico. Palavras-chave: Meios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter. Lodging Companies and Innovation as Competitive Strategy: A Theoretical Discussion Based on Porter´S Approach - This paper present a theoretical discussion about competitive strategies in lodging companies based on Porter's vision and emphasizing innovation to achieve competitive advantage in this industry. The methodology was the literature review from books and journals about <competitive strategy>, <competitiveness in lodging companies> and <innovation in lodging companies>. The results showed that the lodging companies deal with fierce competition and the differentiation strategy is the best choice to achieve a sustainable competitive advantage. Innovation could be an important tool to achieve competitive advantage if it is used in the three Porter´s generic strategies to generate higher quality of service, besides improving the organization's image in the touristic market. Keywords: Lodging companies. Service. Competitive. Innovation. Porter´s Approach.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Seleção dos Organizadores
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3488
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3488/pdf_499
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
dc.source.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 4 (2015): DOSSIÊ COMPETITIVIDADE DAS DESTINAÇÕES TURÍSTICAS
2178-9061
reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
collection Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv susanagastal@gmail.com
_version_ 1799315528045559808