Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3488 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir teoricamente as estratégias competitivas nos meios de hospedagem, a partir da visão de Porter, destacando a inovação como uma forma de alcançar a vantagem competitiva neste setor. A metodologia aplicada neste estudo foi a da pesquisa bibliográfica tendo por base publicações específicas, a partir dos temas <estratégia competitiva>, <competitividade nos meios de hospedagem> e <inovação em meios de hospedagem>. Os resultados mostraram que os meios de hospedagem enfrentam uma competição acirrada e que a estratégia de diferenciação é a mais completa para atingir uma vantagem competitiva sustentável. A inovação pode ser um instrumento importante no alcance da vantagem competitiva, pois pode ser usada nas três estratégias genéricas de Porter e é capaz de gerar maior qualidade de atendimento pelo estabelecimento e melhoria na imagem da organização no mercado turístico. Palavras-chave: Meios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter. Lodging Companies and Innovation as Competitive Strategy: A Theoretical Discussion Based on Porter´S Approach - This paper present a theoretical discussion about competitive strategies in lodging companies based on Porter's vision and emphasizing innovation to achieve competitive advantage in this industry. The methodology was the literature review from books and journals about <competitive strategy>, <competitiveness in lodging companies> and <innovation in lodging companies>. The results showed that the lodging companies deal with fierce competition and the differentiation strategy is the best choice to achieve a sustainable competitive advantage. Innovation could be an important tool to achieve competitive advantage if it is used in the three Porter´s generic strategies to generate higher quality of service, besides improving the organization's image in the touristic market. Keywords: Lodging companies. Service. Competitive. Innovation. Porter´s Approach. |
id |
UCS-6_5d5b89794e24193e7b8c8582f28d0477 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/3488 |
network_acronym_str |
UCS-6 |
network_name_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de PorterCiências Sociais/TurismoMeios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter.Este artigo tem como objetivo discutir teoricamente as estratégias competitivas nos meios de hospedagem, a partir da visão de Porter, destacando a inovação como uma forma de alcançar a vantagem competitiva neste setor. A metodologia aplicada neste estudo foi a da pesquisa bibliográfica tendo por base publicações específicas, a partir dos temas <estratégia competitiva>, <competitividade nos meios de hospedagem> e <inovação em meios de hospedagem>. Os resultados mostraram que os meios de hospedagem enfrentam uma competição acirrada e que a estratégia de diferenciação é a mais completa para atingir uma vantagem competitiva sustentável. A inovação pode ser um instrumento importante no alcance da vantagem competitiva, pois pode ser usada nas três estratégias genéricas de Porter e é capaz de gerar maior qualidade de atendimento pelo estabelecimento e melhoria na imagem da organização no mercado turístico. Palavras-chave: Meios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter. Lodging Companies and Innovation as Competitive Strategy: A Theoretical Discussion Based on Porter´S Approach - This paper present a theoretical discussion about competitive strategies in lodging companies based on Porter's vision and emphasizing innovation to achieve competitive advantage in this industry. The methodology was the literature review from books and journals about <competitive strategy>, <competitiveness in lodging companies> and <innovation in lodging companies>. The results showed that the lodging companies deal with fierce competition and the differentiation strategy is the best choice to achieve a sustainable competitive advantage. Innovation could be an important tool to achieve competitive advantage if it is used in the three Porter´s generic strategies to generate higher quality of service, besides improving the organization's image in the touristic market. Keywords: Lodging companies. Service. Competitive. Innovation. Porter´s Approach.ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeMenezes, Vanessa de Oliveirada Cunha, Sieglinde Kindl2015-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSeleção dos Organizadoresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3488ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 4 (2015): DOSSIÊ COMPETITIVIDADE DAS DESTINAÇÕES TURÍSTICAS2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3488/pdf_499info:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-27T01:09:20Zoai:vkali30.ucs.br:article/3488Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2015-12-27T01:09:20Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter |
title |
Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter |
spellingShingle |
Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter Menezes, Vanessa de Oliveira Ciências Sociais/Turismo Meios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter. |
title_short |
Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter |
title_full |
Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter |
title_fullStr |
Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter |
title_full_unstemmed |
Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter |
title_sort |
Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter |
author |
Menezes, Vanessa de Oliveira |
author_facet |
Menezes, Vanessa de Oliveira da Cunha, Sieglinde Kindl |
author_role |
author |
author2 |
da Cunha, Sieglinde Kindl |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Vanessa de Oliveira da Cunha, Sieglinde Kindl |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais/Turismo Meios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter. |
topic |
Ciências Sociais/Turismo Meios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter. |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir teoricamente as estratégias competitivas nos meios de hospedagem, a partir da visão de Porter, destacando a inovação como uma forma de alcançar a vantagem competitiva neste setor. A metodologia aplicada neste estudo foi a da pesquisa bibliográfica tendo por base publicações específicas, a partir dos temas <estratégia competitiva>, <competitividade nos meios de hospedagem> e <inovação em meios de hospedagem>. Os resultados mostraram que os meios de hospedagem enfrentam uma competição acirrada e que a estratégia de diferenciação é a mais completa para atingir uma vantagem competitiva sustentável. A inovação pode ser um instrumento importante no alcance da vantagem competitiva, pois pode ser usada nas três estratégias genéricas de Porter e é capaz de gerar maior qualidade de atendimento pelo estabelecimento e melhoria na imagem da organização no mercado turístico. Palavras-chave: Meios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter. Lodging Companies and Innovation as Competitive Strategy: A Theoretical Discussion Based on Porter´S Approach - This paper present a theoretical discussion about competitive strategies in lodging companies based on Porter's vision and emphasizing innovation to achieve competitive advantage in this industry. The methodology was the literature review from books and journals about <competitive strategy>, <competitiveness in lodging companies> and <innovation in lodging companies>. The results showed that the lodging companies deal with fierce competition and the differentiation strategy is the best choice to achieve a sustainable competitive advantage. Innovation could be an important tool to achieve competitive advantage if it is used in the three Porter´s generic strategies to generate higher quality of service, besides improving the organization's image in the touristic market. Keywords: Lodging companies. Service. Competitive. Innovation. Porter´s Approach. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Seleção dos Organizadores |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3488 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3488/pdf_499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 4 (2015): DOSSIÊ COMPETITIVIDADE DAS DESTINAÇÕES TURÍSTICAS 2178-9061 reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
collection |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
susanagastal@gmail.com |
_version_ |
1799315528045559808 |