Um Roteiro Patrimonial a Descobrir: A Talha Retabular na Diocese de Lamego [Portugal] / A Heritage Tour to Discover: The Woodcarved Altarpiece in Diocese of Lamego [Portugal]
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7145 |
Resumo: | RESUMODeterminante na valorização histórica e cultural de um país, o turismo assume, cada vez mais, um papel crucial na identidade de um povo. Numa região em que a paisagem é património mundial e também a primeira região demarcada do mundo, o Douro, procuramos dar a conhecer um património frequentemente esquecido, a talha dourada, e estabelecer um roteiro ou percurso retabular. Assumindo um papel dominante na leitura que os fiéis fazem de toda a cenografia que lhes é posta diante dos olhos, à qual não podem ficar indiferentes, concebido para servir de enquadramento às imagens, o objetivo do retábulo é cativar os sentidos, funcionando como o melhor veículo transmissor da mensagem catequética e pedagógica que a Igreja Católica, saída do Concílio de Trento, encontrou para expressar a sua Fé, e acabando por se tornar na estrutura cenográfica preferencial, na qual a Igreja deteve a sua maior preocupação. Comum por todo o mundo ibérico, apesar de se manifestar de forma diferenciada, o retábulo de talha dourada contribui de forma significativa para a afirmação de uma época e de uma identidade, o que o distingue de muitas outras artes. É através da partilha e vivência do património que entenderemos, seguramente melhor, quem fomos, quem somos e para onde caminhamos, tal como os nossos antepassados que, ciosos de um Estado autêntico, rico é certo, em algumas épocas, mas também passando por graves dificuldades económicas, políticas e financeiras, nunca perderam a sua identidade cultural; bem pelo contrário, construíram-na, reconstruíram-na, reabilitaram-na e preservaram-na. A diocese de Lamego, situada na sub-região do Douro e próxima dos rios Douro, Côa, Távora e Paiva, estendendo-se de Cinfães a Vila Nova de Foz Côa, é fundamental para o desenvolvimento turístico, já que quem a visita, em primeira instância, tem como finalidade desfrutar da paisagem e saborear o vinho, mas acaba por se deixar envolver por todas as manifestações culturais que abrangem o património material e imaterial. Um roteiro de meditação, de contemplação, de exercício e degustação.PALAVRAS CHAVETurismo. Património. Talha. Retábulo. Diocese.Lamego. Douro, Portugal ABSTRACTDeterminant in the historical and cultural development of a country, tourism is increasingly a crucial role in the identity of a people. In a region where the landscape is a world heritage site and also the first demarcated region of the world, the Douro, we seek to inform a frequently forgotten heritage, the gilded woodcarving, and establish a roadmap or altarpiece route. Assuming a dominant role in reading the faithful do all the scenery that they are set before the eyes, which can´t remain indifferent, designed to serve as a framework to images, the goal of the altarpiece is to captivate the senses, functioning as the best transmitter vehicle of catechetical and pedagogical message that the Catholic Church, output from the Council of Trent, met to express their faith, and eventually become the preferred scenic structure in which the Church held their biggest concern. Common throughout the Iberian world, despite manifest differently, the gilded altarpiece contributes significantly to the affirmation of an age and identity, which distinguishes it from many other arts. It is through sharing and living heritage we understand, surely better, who we were, who we are and where we are going, just like our ancestors who, proud of an authentic state, rich is certain, at some times, but also pass through serious economic, political and financial difficulties, never lost their cultural identity; on the contrary, they built it, rebuilt it, rehabilitated it and preserved it. The Diocese of Lamego, located in the Douro sub-region and close to the Douro, Côa, Távora and Paiva rivers, extending from Cinfães to Vila Nova de Foz Côa, is elementary for tourism development, once the visitors in first instance, aims to enjoy the scenery and taste the wine, but ends up being involved in all the cultural events that include the tangible and intangible heritage. A meditation tour, contemplation, exercise and tasting.KEYWORDSTourism. Heritage. Gilded Woodcarving. Altarpiece. Diocese. Lamego, Douro, Portugal AUTORIACarla Sofia Ferreira Queirós – Doutora. Professora Assistente Convidada na Unidade Técnico-Científica de Estudos Culturais e Sociais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal. Currículo: http://orcid.org/0000-0001-8885-9394 E-mail: carlaqueiros@ese.ipp.pt REFERENCIABarros, A.J.M. (2012). Descrição do terreno ao redor de Lamego duas léguas, 1531-1532, ed. 1, Casal de Cambra: Caleidoscópio/Direcção Geral de Cultura Norte.Davallon, J. (2002). Comment se fabrique le patrimoine? Magazine Sciences Humaines, Hors Serie, 36, 74-77. Dias, A. (1947). Lamego do século XVI, s.l., Edições Beira Douro.Ferreira, D.F.; Vaz, F.C. & Machado, J.N. (2014). Serra. Património imaterial do Tâmega e Sousa. Lousada: Centro de Estudos do Românico e do Território.Frier, P.-L. (1997). Droit du patrimoine culturel. Paris: Presses Universitaires de France.Guillaume, M. (2003). A política do património. Porto, Portugal: Campo das Letras.Lacroix, M. (1997). O Princípio de Noé ou a Ética da Salvaguarda. Lisboa: Instituto Piaget.Queirós, C.S.F. (2002). Os Retábulos da cidade de Lamego e o seu contributo para a formação de uma escola regional. 1680-1780. Lamego: Câmara Municipal de Lamego.Queirós, C.S.F. (2014). Retábulos do Bispado de Lamego. Séculos XVII-XVIII. Porto: Afrontamento/Autora.Queirós, C.S.F. (2016). A ação mecenática e o percurso dos artistas na construção do circuito retabular da diocese de Lamego entre os séculos XVI e XVIII. In Ana Celeste Glória (coord.). O Retábulo no espaço ibero-americano: forma, função e iconografia. pp. 299-312. Lisboa: Instituto de História da Arte. Link Reycend, J.B. (1781). O Sacrosanto e Ecumenico Concilio de Trento em latim e portuguez: dedica, e consagra aos Excellentissimos, e Reverendissimos Senhores Arcebispos, e Bispos da Igreja Lusitana, Tomo I e II. Lisboa: Officina Patriarchal de Francisco Luiz Ameno. PROCESSO EDITORIALRecebido: 1 MAR 19; Avaliado: MAR 19; Aceito: 20 MAR 19. |
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Um Roteiro Patrimonial a Descobrir: A Talha Retabular na Diocese de Lamego [Portugal] / A Heritage Tour to Discover: The Woodcarved Altarpiece in Diocese of Lamego [Portugal]Ciências Sociais/História da Arte/Património/TurismoTurismo. Tourism. Património. Heritage.Talha. Gilded Woodcarving. Retábulo. Altarpiece. Diocese de Lamego. PortugalRESUMODeterminante na valorização histórica e cultural de um país, o turismo assume, cada vez mais, um papel crucial na identidade de um povo. Numa região em que a paisagem é património mundial e também a primeira região demarcada do mundo, o Douro, procuramos dar a conhecer um património frequentemente esquecido, a talha dourada, e estabelecer um roteiro ou percurso retabular. Assumindo um papel dominante na leitura que os fiéis fazem de toda a cenografia que lhes é posta diante dos olhos, à qual não podem ficar indiferentes, concebido para servir de enquadramento às imagens, o objetivo do retábulo é cativar os sentidos, funcionando como o melhor veículo transmissor da mensagem catequética e pedagógica que a Igreja Católica, saída do Concílio de Trento, encontrou para expressar a sua Fé, e acabando por se tornar na estrutura cenográfica preferencial, na qual a Igreja deteve a sua maior preocupação. Comum por todo o mundo ibérico, apesar de se manifestar de forma diferenciada, o retábulo de talha dourada contribui de forma significativa para a afirmação de uma época e de uma identidade, o que o distingue de muitas outras artes. É através da partilha e vivência do património que entenderemos, seguramente melhor, quem fomos, quem somos e para onde caminhamos, tal como os nossos antepassados que, ciosos de um Estado autêntico, rico é certo, em algumas épocas, mas também passando por graves dificuldades económicas, políticas e financeiras, nunca perderam a sua identidade cultural; bem pelo contrário, construíram-na, reconstruíram-na, reabilitaram-na e preservaram-na. A diocese de Lamego, situada na sub-região do Douro e próxima dos rios Douro, Côa, Távora e Paiva, estendendo-se de Cinfães a Vila Nova de Foz Côa, é fundamental para o desenvolvimento turístico, já que quem a visita, em primeira instância, tem como finalidade desfrutar da paisagem e saborear o vinho, mas acaba por se deixar envolver por todas as manifestações culturais que abrangem o património material e imaterial. Um roteiro de meditação, de contemplação, de exercício e degustação.PALAVRAS CHAVETurismo. Património. Talha. Retábulo. Diocese.Lamego. Douro, Portugal ABSTRACTDeterminant in the historical and cultural development of a country, tourism is increasingly a crucial role in the identity of a people. In a region where the landscape is a world heritage site and also the first demarcated region of the world, the Douro, we seek to inform a frequently forgotten heritage, the gilded woodcarving, and establish a roadmap or altarpiece route. Assuming a dominant role in reading the faithful do all the scenery that they are set before the eyes, which can´t remain indifferent, designed to serve as a framework to images, the goal of the altarpiece is to captivate the senses, functioning as the best transmitter vehicle of catechetical and pedagogical message that the Catholic Church, output from the Council of Trent, met to express their faith, and eventually become the preferred scenic structure in which the Church held their biggest concern. Common throughout the Iberian world, despite manifest differently, the gilded altarpiece contributes significantly to the affirmation of an age and identity, which distinguishes it from many other arts. It is through sharing and living heritage we understand, surely better, who we were, who we are and where we are going, just like our ancestors who, proud of an authentic state, rich is certain, at some times, but also pass through serious economic, political and financial difficulties, never lost their cultural identity; on the contrary, they built it, rebuilt it, rehabilitated it and preserved it. The Diocese of Lamego, located in the Douro sub-region and close to the Douro, Côa, Távora and Paiva rivers, extending from Cinfães to Vila Nova de Foz Côa, is elementary for tourism development, once the visitors in first instance, aims to enjoy the scenery and taste the wine, but ends up being involved in all the cultural events that include the tangible and intangible heritage. A meditation tour, contemplation, exercise and tasting.KEYWORDSTourism. Heritage. Gilded Woodcarving. Altarpiece. Diocese. Lamego, Douro, Portugal AUTORIACarla Sofia Ferreira Queirós – Doutora. Professora Assistente Convidada na Unidade Técnico-Científica de Estudos Culturais e Sociais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal. Currículo: http://orcid.org/0000-0001-8885-9394 E-mail: carlaqueiros@ese.ipp.pt REFERENCIABarros, A.J.M. (2012). Descrição do terreno ao redor de Lamego duas léguas, 1531-1532, ed. 1, Casal de Cambra: Caleidoscópio/Direcção Geral de Cultura Norte.Davallon, J. (2002). Comment se fabrique le patrimoine? Magazine Sciences Humaines, Hors Serie, 36, 74-77. Dias, A. (1947). Lamego do século XVI, s.l., Edições Beira Douro.Ferreira, D.F.; Vaz, F.C. & Machado, J.N. (2014). Serra. Património imaterial do Tâmega e Sousa. Lousada: Centro de Estudos do Românico e do Território.Frier, P.-L. (1997). Droit du patrimoine culturel. Paris: Presses Universitaires de France.Guillaume, M. (2003). A política do património. Porto, Portugal: Campo das Letras.Lacroix, M. (1997). O Princípio de Noé ou a Ética da Salvaguarda. Lisboa: Instituto Piaget.Queirós, C.S.F. (2002). Os Retábulos da cidade de Lamego e o seu contributo para a formação de uma escola regional. 1680-1780. Lamego: Câmara Municipal de Lamego.Queirós, C.S.F. (2014). Retábulos do Bispado de Lamego. Séculos XVII-XVIII. Porto: Afrontamento/Autora.Queirós, C.S.F. (2016). A ação mecenática e o percurso dos artistas na construção do circuito retabular da diocese de Lamego entre os séculos XVI e XVIII. In Ana Celeste Glória (coord.). O Retábulo no espaço ibero-americano: forma, função e iconografia. pp. 299-312. Lisboa: Instituto de História da Arte. Link Reycend, J.B. (1781). O Sacrosanto e Ecumenico Concilio de Trento em latim e portuguez: dedica, e consagra aos Excellentissimos, e Reverendissimos Senhores Arcebispos, e Bispos da Igreja Lusitana, Tomo I e II. Lisboa: Officina Patriarchal de Francisco Luiz Ameno. PROCESSO EDITORIALRecebido: 1 MAR 19; Avaliado: MAR 19; Aceito: 20 MAR 19. ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeQueirós, Carla Sofia Ferreira2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7145ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 2 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7145/pdfDireitos autorais 2020 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-02T19:13:14Zoai:vkali30.ucs.br:article/7145Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2020-05-02T19:13:14Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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Comum por todo o mundo ibérico, apesar de se manifestar de forma diferenciada, o retábulo de talha dourada contribui de forma significativa para a afirmação de uma época e de uma identidade, o que o distingue de muitas outras artes. É através da partilha e vivência do património que entenderemos, seguramente melhor, quem fomos, quem somos e para onde caminhamos, tal como os nossos antepassados que, ciosos de um Estado autêntico, rico é certo, em algumas épocas, mas também passando por graves dificuldades económicas, políticas e financeiras, nunca perderam a sua identidade cultural; bem pelo contrário, construíram-na, reconstruíram-na, reabilitaram-na e preservaram-na. A diocese de Lamego, situada na sub-região do Douro e próxima dos rios Douro, Côa, Távora e Paiva, estendendo-se de Cinfães a Vila Nova de Foz Côa, é fundamental para o desenvolvimento turístico, já que quem a visita, em primeira instância, tem como finalidade desfrutar da paisagem e saborear o vinho, mas acaba por se deixar envolver por todas as manifestações culturais que abrangem o património material e imaterial. Um roteiro de meditação, de contemplação, de exercício e degustação.PALAVRAS CHAVETurismo. Património. Talha. Retábulo. Diocese.Lamego. Douro, Portugal ABSTRACTDeterminant in the historical and cultural development of a country, tourism is increasingly a crucial role in the identity of a people. In a region where the landscape is a world heritage site and also the first demarcated region of the world, the Douro, we seek to inform a frequently forgotten heritage, the gilded woodcarving, and establish a roadmap or altarpiece route. Assuming a dominant role in reading the faithful do all the scenery that they are set before the eyes, which can´t remain indifferent, designed to serve as a framework to images, the goal of the altarpiece is to captivate the senses, functioning as the best transmitter vehicle of catechetical and pedagogical message that the Catholic Church, output from the Council of Trent, met to express their faith, and eventually become the preferred scenic structure in which the Church held their biggest concern. Common throughout the Iberian world, despite manifest differently, the gilded altarpiece contributes significantly to the affirmation of an age and identity, which distinguishes it from many other arts. It is through sharing and living heritage we understand, surely better, who we were, who we are and where we are going, just like our ancestors who, proud of an authentic state, rich is certain, at some times, but also pass through serious economic, political and financial difficulties, never lost their cultural identity; on the contrary, they built it, rebuilt it, rehabilitated it and preserved it. The Diocese of Lamego, located in the Douro sub-region and close to the Douro, Côa, Távora and Paiva rivers, extending from Cinfães to Vila Nova de Foz Côa, is elementary for tourism development, once the visitors in first instance, aims to enjoy the scenery and taste the wine, but ends up being involved in all the cultural events that include the tangible and intangible heritage. A meditation tour, contemplation, exercise and tasting.KEYWORDSTourism. Heritage. Gilded Woodcarving. Altarpiece. Diocese. Lamego, Douro, Portugal AUTORIACarla Sofia Ferreira Queirós – Doutora. Professora Assistente Convidada na Unidade Técnico-Científica de Estudos Culturais e Sociais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal. Currículo: http://orcid.org/0000-0001-8885-9394 E-mail: carlaqueiros@ese.ipp.pt REFERENCIABarros, A.J.M. (2012). Descrição do terreno ao redor de Lamego duas léguas, 1531-1532, ed. 1, Casal de Cambra: Caleidoscópio/Direcção Geral de Cultura Norte.Davallon, J. (2002). Comment se fabrique le patrimoine? Magazine Sciences Humaines, Hors Serie, 36, 74-77. Dias, A. (1947). Lamego do século XVI, s.l., Edições Beira Douro.Ferreira, D.F.; Vaz, F.C. & Machado, J.N. (2014). Serra. Património imaterial do Tâmega e Sousa. Lousada: Centro de Estudos do Românico e do Território.Frier, P.-L. (1997). Droit du patrimoine culturel. Paris: Presses Universitaires de France.Guillaume, M. (2003). A política do património. Porto, Portugal: Campo das Letras.Lacroix, M. (1997). O Princípio de Noé ou a Ética da Salvaguarda. 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