Turismo e Eventos de Negócios: Um Estudo em Caxias do Sul-RS, Brasil / Tourism and Business Events: A Study in Caxias do Sul-RS, Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sá, Francisco Carlos Vieira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Heredia, Vania B. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5882
Resumo: ResumoEste estudo faz parte de uma pesquisa maior, denominada ‘Turismo de Negócios em Caxias do Sul-RS’ cujo tema versa sobre as condições e possibilidades do turismo de eventos de negócio numa cidade de porte médio, com vocação industrial. O objetivo é o de analisar as percepções dos agentes sociais que atuam no turismo de eventos de negócios, na referida cidade, acerca das condições que os espaços destinados à realização dos mesmos, na localidade. O estudo exploratório, de natureza qualitativa, utilizou como estratégia metodológica a entrevista semiestruturada, realizada com agentes envolvidos direta ou indiretamente na promoção de eventos e no atendimento da demanda de turistas em Caxias do Sul, no sul do Brasil. O método de análise foi o de conteúdo. Feita a análise, dos relatos dos entrevistados nasceram duas categorias analíticas que auxiliam a discussão do tema: <espaços de eventos de negócios> e <infraestrutura>. Os resultados evidenciaram que não há espaços para eventos de negócio em número suficiente em Caxias do Sul, cidade que abriga o segundo polo industrial do Estado do Rio Grande do Sul, e que os espaços existentes apresentam limitações e problemas estruturais. Os dados apontam para falta de investimentos no setor, o que cria um contraponto entre o discurso de uma cidade que quer promover turismo de eventos de negócios, mas acredita que toda infraestrutura deva ser provida pelo setor público.Palavras-ChavesTurismo. Eventos de Negócios. Caxias do Sul-RS, Brasil. ABSTRACTThis study is part of the research "Business Tourism in Caxias do Sul", about the conditions and possibilities of tourism for business events in a medium-sized industrial city. The objective is to analyze the perceptions of the social agents that work with tourism of business events about the conditions that the spaces destined to the accomplishment of business events present in the city. The exploratory study, of a qualitative nature, used as a methodological strategy the semi-structured interview, carried out with agents directly or indirectly involved in the promotion of events and in meeting the demand of tourists in Caxias do Sul. The method of analysis was the content and the reports of the interviewees were born two analytical categories that help the discussion of the theme: the spaces of business events and the absence of infrastructure. The results showed that there are not enough spaces for business events in Caxias do Sul, a city that is home to the second industrial hub of the Rio Grande do Sul State and that the existing spaces have limitations and structural problems. The data points to a lack of investments in the sector, which creates a counterpoint between the discourse of a city that wants to promote tourism of business events, but believes that all infrastructure should be provided by the public sector.KEY-WORDSTourism. Business Events. Caxias do Sul-RS, Brazil. AUTORESFrancisco Carlos Vieira de Sá – Mestre, Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7310712035135703 E-mail: francisco.fcvsa@gmail.comVania B. Merloti Heredia – Doutora. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2028194865995189 E-mail: vbmhered@ucs.br ReferênciasAmorim Filho, O. B & Serra, R. V. (2001) Evolução e perspectivas do papel das cidades médias no planejamento urbano e regional. In: Andrade, T. A. & Serra, R. V. Cidades médias brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA.Andrade, J. V. (2001). Turismo: fundamentos e dimensões. São Paulo: Ática.Bardin, L. (2000). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.Bauer, M. W. & Gaskell, G. (2017). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis-RJ: Vozes.Beni, M.C. (2008) Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac.Blehm, M. C. & Cabral, S. R. (2013). Eventos e suas complexidades. In: Ruschmann, D. M & Tomelin, C. (orgs.) Turismo, ensino e práticas interdisciplinares. p. 285-306. Barueri, SP: Manole.Brasil. Ministério do Turismo (2010). Turismo de Negócios & Eventos: orientações básicas. Brasília. LInkBritto, J. & Fontes, N. (2006). Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph.CIC – Câmara da Indústria, Comércio e Serviços De Caxias Do Sul (2017, out.). Economia de Caxias volta a ficar no azul depois de 39 meses. LinkHeredia, V.B.M. (2007). Simecs: 50 Anos. Caxias do Sul: Belas Letras.Heredia, V.B.M. (2014). Simplás: A força da união vencendo desafios. Caxias do Sul: Belas Letras.Machado, M. A. (2001) Construindo uma cidade: história de Caxias do Sul -1875/1950. Caxias do Sul-RS: Maneco.Martins, V. G. & Murad Jr., E. (2000) Viagens Corporativas: saiba tudo sobre gestão, estratégias e desafios deste promissor segmento. São Paulo: Aleph.Matias, M. (2013). Organização de eventos: procedimentos e técnicas. Barueri-SP: Manole.Mendonça, M.J.A. & Perozin, J.G.P.A. (2014). Planejamento e organização de eventos. São Paulo: ÉricaPalhares, G. L & Panosso Netto, A. (2012). Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Aleph.Vargas, A.B. de. (2001). Turismo de eventos e negócios: uma nova realidade econômica. Taquara, RS: Faculdades de Taquara. Processo EditorialRecebido: 15 DEZ 2017. Avaliado: JAN – AGO. Aceito: 25 NOV 2018  
id UCS-6_80ca40aba0ca7fe9fc6ce4292537d237
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/5882
network_acronym_str UCS-6
network_name_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Turismo e Eventos de Negócios: Um Estudo em Caxias do Sul-RS, Brasil / Tourism and Business Events: A Study in Caxias do Sul-RS, BrazilCiências Sociais Aplicadas/Turismo e EventosTurismo. Tourism. Eventos de Negócios. Business Events. Caxias do Sul-RS, Brazil.ResumoEste estudo faz parte de uma pesquisa maior, denominada ‘Turismo de Negócios em Caxias do Sul-RS’ cujo tema versa sobre as condições e possibilidades do turismo de eventos de negócio numa cidade de porte médio, com vocação industrial. O objetivo é o de analisar as percepções dos agentes sociais que atuam no turismo de eventos de negócios, na referida cidade, acerca das condições que os espaços destinados à realização dos mesmos, na localidade. O estudo exploratório, de natureza qualitativa, utilizou como estratégia metodológica a entrevista semiestruturada, realizada com agentes envolvidos direta ou indiretamente na promoção de eventos e no atendimento da demanda de turistas em Caxias do Sul, no sul do Brasil. O método de análise foi o de conteúdo. Feita a análise, dos relatos dos entrevistados nasceram duas categorias analíticas que auxiliam a discussão do tema: <espaços de eventos de negócios> e <infraestrutura>. Os resultados evidenciaram que não há espaços para eventos de negócio em número suficiente em Caxias do Sul, cidade que abriga o segundo polo industrial do Estado do Rio Grande do Sul, e que os espaços existentes apresentam limitações e problemas estruturais. Os dados apontam para falta de investimentos no setor, o que cria um contraponto entre o discurso de uma cidade que quer promover turismo de eventos de negócios, mas acredita que toda infraestrutura deva ser provida pelo setor público.Palavras-ChavesTurismo. Eventos de Negócios. Caxias do Sul-RS, Brasil. ABSTRACTThis study is part of the research "Business Tourism in Caxias do Sul", about the conditions and possibilities of tourism for business events in a medium-sized industrial city. The objective is to analyze the perceptions of the social agents that work with tourism of business events about the conditions that the spaces destined to the accomplishment of business events present in the city. The exploratory study, of a qualitative nature, used as a methodological strategy the semi-structured interview, carried out with agents directly or indirectly involved in the promotion of events and in meeting the demand of tourists in Caxias do Sul. The method of analysis was the content and the reports of the interviewees were born two analytical categories that help the discussion of the theme: the spaces of business events and the absence of infrastructure. The results showed that there are not enough spaces for business events in Caxias do Sul, a city that is home to the second industrial hub of the Rio Grande do Sul State and that the existing spaces have limitations and structural problems. The data points to a lack of investments in the sector, which creates a counterpoint between the discourse of a city that wants to promote tourism of business events, but believes that all infrastructure should be provided by the public sector.KEY-WORDSTourism. Business Events. Caxias do Sul-RS, Brazil. AUTORESFrancisco Carlos Vieira de Sá – Mestre, Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7310712035135703 E-mail: francisco.fcvsa@gmail.comVania B. Merloti Heredia – Doutora. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2028194865995189 E-mail: vbmhered@ucs.br ReferênciasAmorim Filho, O. B & Serra, R. V. (2001) Evolução e perspectivas do papel das cidades médias no planejamento urbano e regional. In: Andrade, T. A. & Serra, R. V. Cidades médias brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA.Andrade, J. V. (2001). Turismo: fundamentos e dimensões. São Paulo: Ática.Bardin, L. (2000). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.Bauer, M. W. & Gaskell, G. (2017). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis-RJ: Vozes.Beni, M.C. (2008) Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac.Blehm, M. C. & Cabral, S. R. (2013). Eventos e suas complexidades. In: Ruschmann, D. M & Tomelin, C. (orgs.) Turismo, ensino e práticas interdisciplinares. p. 285-306. Barueri, SP: Manole.Brasil. Ministério do Turismo (2010). Turismo de Negócios & Eventos: orientações básicas. Brasília. LInkBritto, J. & Fontes, N. (2006). Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph.CIC – Câmara da Indústria, Comércio e Serviços De Caxias Do Sul (2017, out.). Economia de Caxias volta a ficar no azul depois de 39 meses. LinkHeredia, V.B.M. (2007). Simecs: 50 Anos. Caxias do Sul: Belas Letras.Heredia, V.B.M. (2014). Simplás: A força da união vencendo desafios. Caxias do Sul: Belas Letras.Machado, M. A. (2001) Construindo uma cidade: história de Caxias do Sul -1875/1950. Caxias do Sul-RS: Maneco.Martins, V. G. & Murad Jr., E. (2000) Viagens Corporativas: saiba tudo sobre gestão, estratégias e desafios deste promissor segmento. São Paulo: Aleph.Matias, M. (2013). Organização de eventos: procedimentos e técnicas. Barueri-SP: Manole.Mendonça, M.J.A. & Perozin, J.G.P.A. (2014). Planejamento e organização de eventos. São Paulo: ÉricaPalhares, G. L & Panosso Netto, A. (2012). Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Aleph.Vargas, A.B. de. (2001). Turismo de eventos e negócios: uma nova realidade econômica. Taquara, RS: Faculdades de Taquara. Processo EditorialRecebido: 15 DEZ 2017. Avaliado: JAN – AGO. Aceito: 25 NOV 2018  ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidadede Sá, Francisco Carlos VieiraHeredia, Vania B. M.2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5882ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 11, n. 1 (2019): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5882/pdfDireitos autorais 2019 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-08T21:27:43Zoai:vkali30.ucs.br:article/5882Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2019-01-08T21:27:43Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo e Eventos de Negócios: Um Estudo em Caxias do Sul-RS, Brasil / Tourism and Business Events: A Study in Caxias do Sul-RS, Brazil
title Turismo e Eventos de Negócios: Um Estudo em Caxias do Sul-RS, Brasil / Tourism and Business Events: A Study in Caxias do Sul-RS, Brazil
spellingShingle Turismo e Eventos de Negócios: Um Estudo em Caxias do Sul-RS, Brasil / Tourism and Business Events: A Study in Caxias do Sul-RS, Brazil
de Sá, Francisco Carlos Vieira
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo e Eventos
Turismo. Tourism. Eventos de Negócios. Business Events. Caxias do Sul-RS, Brazil.
title_short Turismo e Eventos de Negócios: Um Estudo em Caxias do Sul-RS, Brasil / Tourism and Business Events: A Study in Caxias do Sul-RS, Brazil
title_full Turismo e Eventos de Negócios: Um Estudo em Caxias do Sul-RS, Brasil / Tourism and Business Events: A Study in Caxias do Sul-RS, Brazil
title_fullStr Turismo e Eventos de Negócios: Um Estudo em Caxias do Sul-RS, Brasil / Tourism and Business Events: A Study in Caxias do Sul-RS, Brazil
title_full_unstemmed Turismo e Eventos de Negócios: Um Estudo em Caxias do Sul-RS, Brasil / Tourism and Business Events: A Study in Caxias do Sul-RS, Brazil
title_sort Turismo e Eventos de Negócios: Um Estudo em Caxias do Sul-RS, Brasil / Tourism and Business Events: A Study in Caxias do Sul-RS, Brazil
author de Sá, Francisco Carlos Vieira
author_facet de Sá, Francisco Carlos Vieira
Heredia, Vania B. M.
author_role author
author2 Heredia, Vania B. M.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sá, Francisco Carlos Vieira
Heredia, Vania B. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas/Turismo e Eventos
Turismo. Tourism. Eventos de Negócios. Business Events. Caxias do Sul-RS, Brazil.
topic Ciências Sociais Aplicadas/Turismo e Eventos
Turismo. Tourism. Eventos de Negócios. Business Events. Caxias do Sul-RS, Brazil.
description ResumoEste estudo faz parte de uma pesquisa maior, denominada ‘Turismo de Negócios em Caxias do Sul-RS’ cujo tema versa sobre as condições e possibilidades do turismo de eventos de negócio numa cidade de porte médio, com vocação industrial. O objetivo é o de analisar as percepções dos agentes sociais que atuam no turismo de eventos de negócios, na referida cidade, acerca das condições que os espaços destinados à realização dos mesmos, na localidade. O estudo exploratório, de natureza qualitativa, utilizou como estratégia metodológica a entrevista semiestruturada, realizada com agentes envolvidos direta ou indiretamente na promoção de eventos e no atendimento da demanda de turistas em Caxias do Sul, no sul do Brasil. O método de análise foi o de conteúdo. Feita a análise, dos relatos dos entrevistados nasceram duas categorias analíticas que auxiliam a discussão do tema: <espaços de eventos de negócios> e <infraestrutura>. Os resultados evidenciaram que não há espaços para eventos de negócio em número suficiente em Caxias do Sul, cidade que abriga o segundo polo industrial do Estado do Rio Grande do Sul, e que os espaços existentes apresentam limitações e problemas estruturais. Os dados apontam para falta de investimentos no setor, o que cria um contraponto entre o discurso de uma cidade que quer promover turismo de eventos de negócios, mas acredita que toda infraestrutura deva ser provida pelo setor público.Palavras-ChavesTurismo. Eventos de Negócios. Caxias do Sul-RS, Brasil. ABSTRACTThis study is part of the research "Business Tourism in Caxias do Sul", about the conditions and possibilities of tourism for business events in a medium-sized industrial city. The objective is to analyze the perceptions of the social agents that work with tourism of business events about the conditions that the spaces destined to the accomplishment of business events present in the city. The exploratory study, of a qualitative nature, used as a methodological strategy the semi-structured interview, carried out with agents directly or indirectly involved in the promotion of events and in meeting the demand of tourists in Caxias do Sul. The method of analysis was the content and the reports of the interviewees were born two analytical categories that help the discussion of the theme: the spaces of business events and the absence of infrastructure. The results showed that there are not enough spaces for business events in Caxias do Sul, a city that is home to the second industrial hub of the Rio Grande do Sul State and that the existing spaces have limitations and structural problems. The data points to a lack of investments in the sector, which creates a counterpoint between the discourse of a city that wants to promote tourism of business events, but believes that all infrastructure should be provided by the public sector.KEY-WORDSTourism. Business Events. Caxias do Sul-RS, Brazil. AUTORESFrancisco Carlos Vieira de Sá – Mestre, Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7310712035135703 E-mail: francisco.fcvsa@gmail.comVania B. Merloti Heredia – Doutora. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2028194865995189 E-mail: vbmhered@ucs.br ReferênciasAmorim Filho, O. B & Serra, R. V. (2001) Evolução e perspectivas do papel das cidades médias no planejamento urbano e regional. In: Andrade, T. A. & Serra, R. V. Cidades médias brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA.Andrade, J. V. (2001). Turismo: fundamentos e dimensões. São Paulo: Ática.Bardin, L. (2000). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.Bauer, M. W. & Gaskell, G. (2017). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis-RJ: Vozes.Beni, M.C. (2008) Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac.Blehm, M. C. & Cabral, S. R. (2013). Eventos e suas complexidades. In: Ruschmann, D. M & Tomelin, C. (orgs.) Turismo, ensino e práticas interdisciplinares. p. 285-306. Barueri, SP: Manole.Brasil. Ministério do Turismo (2010). Turismo de Negócios & Eventos: orientações básicas. Brasília. LInkBritto, J. & Fontes, N. (2006). Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph.CIC – Câmara da Indústria, Comércio e Serviços De Caxias Do Sul (2017, out.). Economia de Caxias volta a ficar no azul depois de 39 meses. LinkHeredia, V.B.M. (2007). Simecs: 50 Anos. Caxias do Sul: Belas Letras.Heredia, V.B.M. (2014). Simplás: A força da união vencendo desafios. Caxias do Sul: Belas Letras.Machado, M. A. (2001) Construindo uma cidade: história de Caxias do Sul -1875/1950. Caxias do Sul-RS: Maneco.Martins, V. G. & Murad Jr., E. (2000) Viagens Corporativas: saiba tudo sobre gestão, estratégias e desafios deste promissor segmento. São Paulo: Aleph.Matias, M. (2013). Organização de eventos: procedimentos e técnicas. Barueri-SP: Manole.Mendonça, M.J.A. & Perozin, J.G.P.A. (2014). Planejamento e organização de eventos. São Paulo: ÉricaPalhares, G. L & Panosso Netto, A. (2012). Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Aleph.Vargas, A.B. de. (2001). Turismo de eventos e negócios: uma nova realidade econômica. Taquara, RS: Faculdades de Taquara. Processo EditorialRecebido: 15 DEZ 2017. Avaliado: JAN – AGO. Aceito: 25 NOV 2018  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5882
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5882/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
dc.source.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 11, n. 1 (2019): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade
2178-9061
reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
collection Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv susanagastal@gmail.com
_version_ 1799315528415707136