Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2574 |
Resumo: | O artigo analisa o processo de atribuição de valor econômico à cultura popular, a partir da sua vinculação à atividade turística. Até a década de 1950, a cultura popular era entendida socialmente, apenas como um elemento constitutivo da identidade brasileira, calcada nos ideais de pureza e autenticidade. Com a criação de órgãos como o Banco do Nordeste e a Sudene, o governo federal tenta inserir o Nordeste na lógica de desenvolvimento capitalista, e começa a ver na produção popular uma possibilidade de gerar renda a partir do investimento na produção artesanal. O desenvolvimento do turismo influenciará na inserção das tradições populares no circuito econômico como atrativo turístico. Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s - This paper analyzes the process of assigning economic value to popular culture and its link to tourism. Until the 1950's, popular culture was understood socially in an ideal of purity and authenticity, as a constitutive element of national identity. With creation of institutions such as Banco do Nordeste and Sudene, federal government intends to include the Brazilian Northeast in the capitalist development logic, and see the popular production as a possibility to generate income from investment in craft production. Tourism development will mark the insertion of popular traditions in the economic circuit as a tourist attraction. |
id |
UCS-6_8f74f1ec8a81cc158a607d445d1cb925 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2574 |
network_acronym_str |
UCS-6 |
network_name_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’sCiencias Sociais Aplicadas, Turismo. HistóriaTurismo / Tourism. Política Cultural / Cultural Policy. Cultura Popular / Popular Culture. Ceará, Brasil O artigo analisa o processo de atribuição de valor econômico à cultura popular, a partir da sua vinculação à atividade turística. Até a década de 1950, a cultura popular era entendida socialmente, apenas como um elemento constitutivo da identidade brasileira, calcada nos ideais de pureza e autenticidade. Com a criação de órgãos como o Banco do Nordeste e a Sudene, o governo federal tenta inserir o Nordeste na lógica de desenvolvimento capitalista, e começa a ver na produção popular uma possibilidade de gerar renda a partir do investimento na produção artesanal. O desenvolvimento do turismo influenciará na inserção das tradições populares no circuito econômico como atrativo turístico. Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s - This paper analyzes the process of assigning economic value to popular culture and its link to tourism. Until the 1950's, popular culture was understood socially in an ideal of purity and authenticity, as a constitutive element of national identity. With creation of institutions such as Banco do Nordeste and Sudene, federal government intends to include the Brazilian Northeast in the capitalist development logic, and see the popular production as a possibility to generate income from investment in craft production. Tourism development will mark the insertion of popular traditions in the economic circuit as a tourist attraction. ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeFundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológicode Oliveira, Ana Amélia Rodrigues2015-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2574ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 1 (2015): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2574/pdf_372http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/2574/498info:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-22T19:41:03Zoai:vkali30.ucs.br:article/2574Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2015-07-22T19:41:03Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s |
title |
Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s |
spellingShingle |
Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s de Oliveira, Ana Amélia Rodrigues Ciencias Sociais Aplicadas, Turismo. História Turismo / Tourism. Política Cultural / Cultural Policy. Cultura Popular / Popular Culture. Ceará, Brasil |
title_short |
Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s |
title_full |
Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s |
title_fullStr |
Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s |
title_full_unstemmed |
Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s |
title_sort |
Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s |
author |
de Oliveira, Ana Amélia Rodrigues |
author_facet |
de Oliveira, Ana Amélia Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Ana Amélia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciencias Sociais Aplicadas, Turismo. História Turismo / Tourism. Política Cultural / Cultural Policy. Cultura Popular / Popular Culture. Ceará, Brasil |
topic |
Ciencias Sociais Aplicadas, Turismo. História Turismo / Tourism. Política Cultural / Cultural Policy. Cultura Popular / Popular Culture. Ceará, Brasil |
description |
O artigo analisa o processo de atribuição de valor econômico à cultura popular, a partir da sua vinculação à atividade turística. Até a década de 1950, a cultura popular era entendida socialmente, apenas como um elemento constitutivo da identidade brasileira, calcada nos ideais de pureza e autenticidade. Com a criação de órgãos como o Banco do Nordeste e a Sudene, o governo federal tenta inserir o Nordeste na lógica de desenvolvimento capitalista, e começa a ver na produção popular uma possibilidade de gerar renda a partir do investimento na produção artesanal. O desenvolvimento do turismo influenciará na inserção das tradições populares no circuito econômico como atrativo turístico. Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s - This paper analyzes the process of assigning economic value to popular culture and its link to tourism. Until the 1950's, popular culture was understood socially in an ideal of purity and authenticity, as a constitutive element of national identity. With creation of institutions such as Banco do Nordeste and Sudene, federal government intends to include the Brazilian Northeast in the capitalist development logic, and see the popular production as a possibility to generate income from investment in craft production. Tourism development will mark the insertion of popular traditions in the economic circuit as a tourist attraction. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2574 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2574/pdf_372 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/2574/498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 1 (2015): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade 2178-9061 reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
collection |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
susanagastal@gmail.com |
_version_ |
1799315525752324096 |