Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Ana Amélia Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2574
Resumo: O artigo analisa o processo de atribuição de valor econômico à cultura popular, a partir da sua vinculação à atividade turística. Até a década de 1950, a cultura popular era entendida socialmente, apenas como um elemento constitutivo da identidade brasileira, calcada nos ideais de pureza e autenticidade. Com a criação de órgãos como o Banco do Nordeste e a Sudene, o governo federal tenta inserir o Nordeste na lógica de desenvolvimento capitalista, e começa a ver na produção popular uma possibilidade de gerar renda a partir do investimento na produção artesanal. O desenvolvimento do turismo influenciará na inserção das tradições populares no circuito econômico como atrativo turístico. Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s - This paper analyzes the process of assigning economic value to popular culture and its link to tourism. Until the 1950's, popular culture was understood socially in an ideal of purity and authenticity, as a constitutive element of national identity. With creation of institutions such as Banco do Nordeste and Sudene, federal government intends to include the Brazilian Northeast in the capitalist development logic, and see the popular production as a possibility to generate income from investment in craft production. Tourism development will mark the insertion of popular traditions in the economic circuit as a tourist attraction.
id UCS-6_8f74f1ec8a81cc158a607d445d1cb925
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2574
network_acronym_str UCS-6
network_name_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’sCiencias Sociais Aplicadas, Turismo. HistóriaTurismo / Tourism. Política Cultural / Cultural Policy. Cultura Popular / Popular Culture. Ceará, Brasil O artigo analisa o processo de atribuição de valor econômico à cultura popular, a partir da sua vinculação à atividade turística. Até a década de 1950, a cultura popular era entendida socialmente, apenas como um elemento constitutivo da identidade brasileira, calcada nos ideais de pureza e autenticidade. Com a criação de órgãos como o Banco do Nordeste e a Sudene, o governo federal tenta inserir o Nordeste na lógica de desenvolvimento capitalista, e começa a ver na produção popular uma possibilidade de gerar renda a partir do investimento na produção artesanal. O desenvolvimento do turismo influenciará na inserção das tradições populares no circuito econômico como atrativo turístico. Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s - This paper analyzes the process of assigning economic value to popular culture and its link to tourism. Until the 1950's, popular culture was understood socially in an ideal of purity and authenticity, as a constitutive element of national identity. With creation of institutions such as Banco do Nordeste and Sudene, federal government intends to include the Brazilian Northeast in the capitalist development logic, and see the popular production as a possibility to generate income from investment in craft production. Tourism development will mark the insertion of popular traditions in the economic circuit as a tourist attraction. ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeFundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológicode Oliveira, Ana Amélia Rodrigues2015-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2574ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 1 (2015): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2574/pdf_372http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/2574/498info:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-22T19:41:03Zoai:vkali30.ucs.br:article/2574Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2015-07-22T19:41:03Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s
title Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s
spellingShingle Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s
de Oliveira, Ana Amélia Rodrigues
Ciencias Sociais Aplicadas, Turismo. História
Turismo / Tourism. Política Cultural / Cultural Policy. Cultura Popular / Popular Culture. Ceará, Brasil
title_short Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s
title_full Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s
title_fullStr Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s
title_full_unstemmed Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s
title_sort Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s
author de Oliveira, Ana Amélia Rodrigues
author_facet de Oliveira, Ana Amélia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Ana Amélia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencias Sociais Aplicadas, Turismo. História
Turismo / Tourism. Política Cultural / Cultural Policy. Cultura Popular / Popular Culture. Ceará, Brasil
topic Ciencias Sociais Aplicadas, Turismo. História
Turismo / Tourism. Política Cultural / Cultural Policy. Cultura Popular / Popular Culture. Ceará, Brasil
description O artigo analisa o processo de atribuição de valor econômico à cultura popular, a partir da sua vinculação à atividade turística. Até a década de 1950, a cultura popular era entendida socialmente, apenas como um elemento constitutivo da identidade brasileira, calcada nos ideais de pureza e autenticidade. Com a criação de órgãos como o Banco do Nordeste e a Sudene, o governo federal tenta inserir o Nordeste na lógica de desenvolvimento capitalista, e começa a ver na produção popular uma possibilidade de gerar renda a partir do investimento na produção artesanal. O desenvolvimento do turismo influenciará na inserção das tradições populares no circuito econômico como atrativo turístico. Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s - This paper analyzes the process of assigning economic value to popular culture and its link to tourism. Until the 1950's, popular culture was understood socially in an ideal of purity and authenticity, as a constitutive element of national identity. With creation of institutions such as Banco do Nordeste and Sudene, federal government intends to include the Brazilian Northeast in the capitalist development logic, and see the popular production as a possibility to generate income from investment in craft production. Tourism development will mark the insertion of popular traditions in the economic circuit as a tourist attraction.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2574
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2574/pdf_372
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/2574/498
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
dc.source.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 1 (2015): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade
2178-9061
reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
collection Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv susanagastal@gmail.com
_version_ 1799315525752324096