Aparência versus Essência nos Espaços Apropriados pelo Turismo: Delineamentos Possíveis a Partir de Distintos Procedimentos Epistemológicos / Appearance versus Essence within the Spaces Suitable by Tourism: Some Possible Designs from Different Epistemological Procedures

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martoni, Rodrigo Meira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5697
Resumo: RESUMOAs dinâmicas socioprodutivas ou de mercantilização via Turismo valem-se da disjunção e projeção de formas – ou aparências – como se fossem totalidades, principalmente em realidades com ‘vantagens comparativas’ aos negócios do setor, incluindo atributos patrimoniais e mão de obra barata (Chesnais, 1996). Tais processos e seus desdobramentos em diferentes sociabilidades e espacialidades, não raras vezes, são explicados nos marcos da persistência neopositivista, a qual é chamada por Lefebvre (1991) de Lógica Formal. Neste trabalho, inicialmente, os métodos que podem ser enquadrados em tal ‘lógica’ são expostos em linhas gerais, tanto no que se refere às suas possibilidades e limitações, como aos seus propósitos investigativos. Em seguida, é realizada uma abordagem quanto ao Método Dialético na perspectiva do Materialismo Histórico, explicando algumas de suas categorias fundamentais [totalidade, mediação, determinação e contradição] a serem tratadas nas relações com as categorias conformativas de cada objeto de pesquisa. Considerando que a Dialética do Materialismo Histórico pode levantar tendências ao detectar contradições inerentes a forma de produção material da vida social dominante, o objetivo é apontar sua urgência no sentido de superar as manifestações imediatas dos fatos em direção à essência da realidade. Tal análise justifica-se por duas questões centrais: a necessidade de esclarecimentos não somente em relação às significativas diferenças entre método e metodologia, mas entre métodos diversos e epistemologias opostas; e a busca por traçar as fragilidades e potencialidades da crítica, a qual está necessariamente associada a um método.  PALAVRAS-CHAVETurismo. Epistemologia. Método. Dialética do Materialismo Histórico. ABSTRACTThe socio-productive or mercantilization dynamics via tourism draw upon the disjunction and projection of forms – or appearances – as if they were totalities, mainly in those realities which present ‘comparative advantages’ to their sector business, including heritage attributes and cheap labour (Chesnais, 1996). Not rarely, these processes and its ramifications in different sociabilities and spatialities are explained in the framework of neopositivist persistence, which is called Formal Logic by Lefebvre (1991). This work presents the methods that may be framed in this ‘logic’, exposed in general lines, either in what it refers to its possibilities and limitations or its investigative purposes. Afterward, an approach about Dialectical Method under the perspective of Historical Materialism is done, explaining some of its fundamental categories [totality, mediation, determination and contradiction] to be treated in the relations with conformative categories of each object of research. Considering that Dialectical of Historical Materialism may raise some trends on detecting contradictions inherent to the market, our goal is to point out its urgency to overcome the simple means to manifest the facts towards the essence of the reality. This analysis is justified by two central issues: the need for clarification not only related to significant differences between method and methodology, but also among different methods and opposing epistemologies; and the pursuit of tracing the fragilities and potentials of the critics, which is necessarily related to a method. KEY WORDSTourism. Epistemology. Method. Dialectical and Historical Materialism.   AUTORRodrigo Meira Martoni – Doutor. Professor no Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto-MG, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1460183081425094 E-mail: rodrigomartoni@gmail.com REFERÊNCIASBottomore, T. (ed.) (2012). Dicionário do pensamento marxista. Organizador da edição brasileira, revisão técnica e pesquisa bibliográfica suplementar de Antonio Monteiro Guimarães. Rio de Janeiro: Zahar.Bos, L. (1990). Nada a ver comigo? A sociedade como reflexo do próprio interior Florianópolis: Associação Pedagógica Micael.Chesnais, F. (1996). A mundialização do capital. São Paulo: Xamã.Debord, G. (1997). A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto.Ellul, J. (2012). La pensée marxiste. Paris: La Table Ronde.Engels, F. (1978). Letters on Historical Materialism. To Joseph Bloch (Carta para Joseph Bloch). New York: W.W Norton & Company, p. 760-765.Engels, F. (2011).  Do socialismo utópico ao socialismo científico. São Paulo: Edipro.Faria, J. H. de. (2011). Materialismo histórico e estudos interdisciplinares. Curitiba: EPPEO.Fernandes, F. (1978). Fundamentos empíricos da explicação sociológica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.Gabriel, M. (2013). Amor e capital: a saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução. Rio de Janeiro: Zahar.Harvey, D. (2009). Espaços de esperança. São Paulo: Loyola.Kosik, K. (1976). A dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra.Kuhn, T. S. (2009). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.Lefebvre, H. (2000). La production de l’espace. 4.ed.Paris: Anthropos, , 485 p.Lefebvre, H. (1991). Lógica Formal, Lógica Dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.Lefebvre, H. (2008). Espaço e política. Belo Horizonte: Ed UFMG.Lukács, G. (2010). Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípios para uma ontologia hoje tornada possível. São Paulo: Boitempo.Lukács, G. (2012a). História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: WMF Martins Fontes.Lukács, G. (2012b) Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo.Marx, K. & Engels, F. (2007). A Ideologia Alemã: crítica da novíssima filosofia alemã... Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.Marx, K. (1987). Para a crítica da economia política. Coleção Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural.Marx, K. (2011). Os Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo.Marx, K. (2010).  Manuscritos econômico-filosóficos.São Paulo: Boitempo.Mészáros, I. (2012). A obra de Sartre: busca da liberdade e desafio da história. São Paulo: Boitempo.Moesch, M.M. (2002). A produção do saber turístico. São Paulo : Contexto.Panosso Netto, A. & Nechar, M. C. (2014). Epistemologia do turismo: escolas teóricas e proposta crítica. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(1), 120-144.Netto, J.P. (1981). Capitalismo e reificação. São Paulo: Ciências Humanas.Netto, J.P. (2011).  Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular.Robert Morais, A. C. (1989). A valorização do espaço. São Paulo: Hucitec.Santos Filho, J. dos. (2005). Ontologia do Turismo. Caxias do Sul-RS: Educs. Togliatti, P. (1978). Lições sobre o fascismo. São Paulo: Ciências HumanasTriviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.  Recebido em 5 OUT 2017; Aceito em 25 OUT 2017. 
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spelling Aparência versus Essência nos Espaços Apropriados pelo Turismo: Delineamentos Possíveis a Partir de Distintos Procedimentos Epistemológicos / Appearance versus Essence within the Spaces Suitable by Tourism: Some Possible Designs from Different Epistemological ProceduresCiências SociaisTurismo. Tourism. Epistemologia. Epistemology. Método Method. Dialética do Materialismo Histórico. Dialectical and Historical Materialism.RESUMOAs dinâmicas socioprodutivas ou de mercantilização via Turismo valem-se da disjunção e projeção de formas – ou aparências – como se fossem totalidades, principalmente em realidades com ‘vantagens comparativas’ aos negócios do setor, incluindo atributos patrimoniais e mão de obra barata (Chesnais, 1996). Tais processos e seus desdobramentos em diferentes sociabilidades e espacialidades, não raras vezes, são explicados nos marcos da persistência neopositivista, a qual é chamada por Lefebvre (1991) de Lógica Formal. Neste trabalho, inicialmente, os métodos que podem ser enquadrados em tal ‘lógica’ são expostos em linhas gerais, tanto no que se refere às suas possibilidades e limitações, como aos seus propósitos investigativos. Em seguida, é realizada uma abordagem quanto ao Método Dialético na perspectiva do Materialismo Histórico, explicando algumas de suas categorias fundamentais [totalidade, mediação, determinação e contradição] a serem tratadas nas relações com as categorias conformativas de cada objeto de pesquisa. Considerando que a Dialética do Materialismo Histórico pode levantar tendências ao detectar contradições inerentes a forma de produção material da vida social dominante, o objetivo é apontar sua urgência no sentido de superar as manifestações imediatas dos fatos em direção à essência da realidade. Tal análise justifica-se por duas questões centrais: a necessidade de esclarecimentos não somente em relação às significativas diferenças entre método e metodologia, mas entre métodos diversos e epistemologias opostas; e a busca por traçar as fragilidades e potencialidades da crítica, a qual está necessariamente associada a um método.  PALAVRAS-CHAVETurismo. Epistemologia. Método. Dialética do Materialismo Histórico. ABSTRACTThe socio-productive or mercantilization dynamics via tourism draw upon the disjunction and projection of forms – or appearances – as if they were totalities, mainly in those realities which present ‘comparative advantages’ to their sector business, including heritage attributes and cheap labour (Chesnais, 1996). Not rarely, these processes and its ramifications in different sociabilities and spatialities are explained in the framework of neopositivist persistence, which is called Formal Logic by Lefebvre (1991). This work presents the methods that may be framed in this ‘logic’, exposed in general lines, either in what it refers to its possibilities and limitations or its investigative purposes. Afterward, an approach about Dialectical Method under the perspective of Historical Materialism is done, explaining some of its fundamental categories [totality, mediation, determination and contradiction] to be treated in the relations with conformative categories of each object of research. Considering that Dialectical of Historical Materialism may raise some trends on detecting contradictions inherent to the market, our goal is to point out its urgency to overcome the simple means to manifest the facts towards the essence of the reality. This analysis is justified by two central issues: the need for clarification not only related to significant differences between method and methodology, but also among different methods and opposing epistemologies; and the pursuit of tracing the fragilities and potentials of the critics, which is necessarily related to a method. KEY WORDSTourism. Epistemology. Method. Dialectical and Historical Materialism.   AUTORRodrigo Meira Martoni – Doutor. Professor no Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto-MG, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1460183081425094 E-mail: rodrigomartoni@gmail.com REFERÊNCIASBottomore, T. (ed.) (2012). Dicionário do pensamento marxista. Organizador da edição brasileira, revisão técnica e pesquisa bibliográfica suplementar de Antonio Monteiro Guimarães. Rio de Janeiro: Zahar.Bos, L. (1990). Nada a ver comigo? A sociedade como reflexo do próprio interior Florianópolis: Associação Pedagógica Micael.Chesnais, F. (1996). A mundialização do capital. São Paulo: Xamã.Debord, G. (1997). A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto.Ellul, J. (2012). La pensée marxiste. Paris: La Table Ronde.Engels, F. (1978). Letters on Historical Materialism. To Joseph Bloch (Carta para Joseph Bloch). New York: W.W Norton & Company, p. 760-765.Engels, F. (2011).  Do socialismo utópico ao socialismo científico. São Paulo: Edipro.Faria, J. H. de. (2011). Materialismo histórico e estudos interdisciplinares. Curitiba: EPPEO.Fernandes, F. (1978). Fundamentos empíricos da explicação sociológica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.Gabriel, M. (2013). Amor e capital: a saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução. Rio de Janeiro: Zahar.Harvey, D. (2009). Espaços de esperança. São Paulo: Loyola.Kosik, K. (1976). A dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra.Kuhn, T. S. (2009). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.Lefebvre, H. (2000). La production de l’espace. 4.ed.Paris: Anthropos, , 485 p.Lefebvre, H. (1991). Lógica Formal, Lógica Dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.Lefebvre, H. (2008). Espaço e política. Belo Horizonte: Ed UFMG.Lukács, G. (2010). Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípios para uma ontologia hoje tornada possível. São Paulo: Boitempo.Lukács, G. (2012a). História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: WMF Martins Fontes.Lukács, G. (2012b) Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo.Marx, K. & Engels, F. (2007). A Ideologia Alemã: crítica da novíssima filosofia alemã... Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.Marx, K. (1987). Para a crítica da economia política. Coleção Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural.Marx, K. (2011). Os Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo.Marx, K. (2010).  Manuscritos econômico-filosóficos.São Paulo: Boitempo.Mészáros, I. (2012). A obra de Sartre: busca da liberdade e desafio da história. São Paulo: Boitempo.Moesch, M.M. (2002). A produção do saber turístico. São Paulo : Contexto.Panosso Netto, A. & Nechar, M. C. (2014). Epistemologia do turismo: escolas teóricas e proposta crítica. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(1), 120-144.Netto, J.P. (1981). Capitalismo e reificação. São Paulo: Ciências Humanas.Netto, J.P. (2011).  Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular.Robert Morais, A. C. (1989). A valorização do espaço. São Paulo: Hucitec.Santos Filho, J. dos. (2005). Ontologia do Turismo. Caxias do Sul-RS: Educs. Togliatti, P. (1978). Lições sobre o fascismo. São Paulo: Ciências HumanasTriviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.  Recebido em 5 OUT 2017; Aceito em 25 OUT 2017. ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeMartoni, Rodrigo Meira2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5697ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 1 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5697/pdfDireitos autorais 2017 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-30T16:42:59Zoai:vkali30.ucs.br:article/5697Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2017-12-30T16:42:59Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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Em seguida, é realizada uma abordagem quanto ao Método Dialético na perspectiva do Materialismo Histórico, explicando algumas de suas categorias fundamentais [totalidade, mediação, determinação e contradição] a serem tratadas nas relações com as categorias conformativas de cada objeto de pesquisa. Considerando que a Dialética do Materialismo Histórico pode levantar tendências ao detectar contradições inerentes a forma de produção material da vida social dominante, o objetivo é apontar sua urgência no sentido de superar as manifestações imediatas dos fatos em direção à essência da realidade. Tal análise justifica-se por duas questões centrais: a necessidade de esclarecimentos não somente em relação às significativas diferenças entre método e metodologia, mas entre métodos diversos e epistemologias opostas; e a busca por traçar as fragilidades e potencialidades da crítica, a qual está necessariamente associada a um método.  PALAVRAS-CHAVETurismo. Epistemologia. Método. Dialética do Materialismo Histórico. ABSTRACTThe socio-productive or mercantilization dynamics via tourism draw upon the disjunction and projection of forms – or appearances – as if they were totalities, mainly in those realities which present ‘comparative advantages’ to their sector business, including heritage attributes and cheap labour (Chesnais, 1996). Not rarely, these processes and its ramifications in different sociabilities and spatialities are explained in the framework of neopositivist persistence, which is called Formal Logic by Lefebvre (1991). This work presents the methods that may be framed in this ‘logic’, exposed in general lines, either in what it refers to its possibilities and limitations or its investigative purposes. Afterward, an approach about Dialectical Method under the perspective of Historical Materialism is done, explaining some of its fundamental categories [totality, mediation, determination and contradiction] to be treated in the relations with conformative categories of each object of research. Considering that Dialectical of Historical Materialism may raise some trends on detecting contradictions inherent to the market, our goal is to point out its urgency to overcome the simple means to manifest the facts towards the essence of the reality. This analysis is justified by two central issues: the need for clarification not only related to significant differences between method and methodology, but also among different methods and opposing epistemologies; and the pursuit of tracing the fragilities and potentials of the critics, which is necessarily related to a method. KEY WORDSTourism. Epistemology. Method. Dialectical and Historical Materialism.   AUTORRodrigo Meira Martoni – Doutor. Professor no Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto-MG, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1460183081425094 E-mail: rodrigomartoni@gmail.com REFERÊNCIASBottomore, T. (ed.) (2012). Dicionário do pensamento marxista. Organizador da edição brasileira, revisão técnica e pesquisa bibliográfica suplementar de Antonio Monteiro Guimarães. Rio de Janeiro: Zahar.Bos, L. (1990). Nada a ver comigo? A sociedade como reflexo do próprio interior Florianópolis: Associação Pedagógica Micael.Chesnais, F. (1996). A mundialização do capital. São Paulo: Xamã.Debord, G. (1997). A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto.Ellul, J. (2012). La pensée marxiste. Paris: La Table Ronde.Engels, F. (1978). Letters on Historical Materialism. To Joseph Bloch (Carta para Joseph Bloch). New York: W.W Norton & Company, p. 760-765.Engels, F. (2011).  Do socialismo utópico ao socialismo científico. São Paulo: Edipro.Faria, J. H. de. (2011). Materialismo histórico e estudos interdisciplinares. Curitiba: EPPEO.Fernandes, F. (1978). Fundamentos empíricos da explicação sociológica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.Gabriel, M. (2013). Amor e capital: a saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução. Rio de Janeiro: Zahar.Harvey, D. (2009). Espaços de esperança. São Paulo: Loyola.Kosik, K. (1976). A dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra.Kuhn, T. S. (2009). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.Lefebvre, H. (2000). La production de l’espace. 4.ed.Paris: Anthropos, , 485 p.Lefebvre, H. (1991). Lógica Formal, Lógica Dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.Lefebvre, H. (2008). Espaço e política. Belo Horizonte: Ed UFMG.Lukács, G. (2010). Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípios para uma ontologia hoje tornada possível. São Paulo: Boitempo.Lukács, G. (2012a). História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: WMF Martins Fontes.Lukács, G. (2012b) Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo.Marx, K. & Engels, F. (2007). A Ideologia Alemã: crítica da novíssima filosofia alemã... Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.Marx, K. (1987). Para a crítica da economia política. Coleção Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural.Marx, K. (2011). Os Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo.Marx, K. (2010).  Manuscritos econômico-filosóficos.São Paulo: Boitempo.Mészáros, I. (2012). A obra de Sartre: busca da liberdade e desafio da história. São Paulo: Boitempo.Moesch, M.M. (2002). A produção do saber turístico. São Paulo : Contexto.Panosso Netto, A. & Nechar, M. C. (2014). Epistemologia do turismo: escolas teóricas e proposta crítica. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(1), 120-144.Netto, J.P. (1981). Capitalismo e reificação. São Paulo: Ciências Humanas.Netto, J.P. (2011).  Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular.Robert Morais, A. C. (1989). A valorização do espaço. São Paulo: Hucitec.Santos Filho, J. dos. (2005). Ontologia do Turismo. Caxias do Sul-RS: Educs. Togliatti, P. (1978). Lições sobre o fascismo. São Paulo: Ciências HumanasTriviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.  Recebido em 5 OUT 2017; Aceito em 25 OUT 2017. 
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