Imaginário, Cinema e Turismo: Uma Viagem por Clichês Culturais Associados ao Brasil, no Filme Rio 2 / Imaginary, Movies and Tourism: A Travel trough Cultural Stereotypes Associated with Brazil in the Movie Rio 2
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/4638 |
Resumo: | RESUMOO artigo busca refletir acerca de clichês associados ao imaginário sobre o Brasil, especialmente, ao Rio de Janeiro e à Amazônia, a partir de cenas do filme de animação Rio2 (Carlos Saldanha, 2014). O objetivo é o de compreender, pela perspectiva dos Ecossistemas Comunicacionais, reelaborações de aspectos culturais, produzidas para atender demandas da indústria cinematográfica, bem como suas imbricações com estratégias de desenvolvimento do turismo. A metodologia é baseada na análise do filme e na pesquisa bibliográfica, contemplando o diálogo entre diversos autores. Pelo estudo, percebe-se que o filme reproduz estereótipos consolidados no processo histórico e apresenta aspectos de promoção ao turismo e megaeventos.PALAVRAS-CHAVETurismo. Cinema. Ecossistema Comunicacional. Imaginário. Rio 2. ABSTRACTThis paper exposes Brazilian stereotypes, especially relating to Rio de Janeiro and Amazon in the movie Rio2 (Carlos Saldanha, 2014). The goal is to understand reconfigurations of cultural aspects on perspective of Communicational Ecosystems, to meet film industry demands and its overlapping with tourism development strategies. The methodology was the filmic analysis and literature review, contemplating the dialogue between authors. It appears that the film reproduces stereotypes constructed by the historical process and displays aspects of promoting tourism and events.KEYWORDSTourism. Cinema. Communicational Ecosystem. Imaginary. Rio 2. AUTORESRafael de Figueiredo Lopes – Doutorando. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Currículo: http://lattes.cnpq.br/65895469843692. E-mail: rafaflopes@bol.com.brWilson de Souza Nogueira – Doutor. Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2996705711002245. E-mail: nogueira.wilson@uol.com.brMaria Luiza Cardinale Baptista - Doutora. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5050275095691550. E-mail: malu@pazza.com.br REFERÊNCIAS Araújo, V. L. (2000). Ser ou Não Ser Natural, Eis a Questão dos clichês de Emoção na Tradução Audiovisual. Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo.Arendt, H. (1995). A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Rio de Janeiro: Relume Dumará.Baitello Junior, N. (2014). A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus.Colferai, S. (2014). Um jeito amazônida de ser mundo - a Amazônia como metáfora do ecossistema comunicacional: uma leitura do conceito a partir da região. Tese de Doutorado. Manaus: Universidade Federal do Amazonas.Debord, G. (1997). A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto.Freitas, R. F. (2011). Folia, mediações e megaeventos: breve estudo sobre as representações do Carnaval 2010 nos jornais cariocas. Rumores-Revista de Comunicação, Linguagem e Mídias, 5(1), s.p.Lohmann, P. B. (2010). Megaeventos esportivos: impactos no turismo das cidades sedes. Dissertação de Mestrado. Gestão Empresarial. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.Nogueira, L. (2010). Manuais de Cinema II - Gêneros cinematográficos. Covilhã: LabCom Books.Paes Loureiro, J. (2015). Cultura amazônica - Uma poética do imaginário. Manaus: Valer.Silva, J. M. (2006). As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina.Soranz, G. (2012). Território imaginado - Imagens da Amazônia no cinema. Manaus: Muiraquitã. Recebido: 2 SET 2016Avaliado: SET 2016 – JUN 2017Aceito: 23 JUN 2017 |
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Pelo estudo, percebe-se que o filme reproduz estereótipos consolidados no processo histórico e apresenta aspectos de promoção ao turismo e megaeventos.PALAVRAS-CHAVETurismo. Cinema. Ecossistema Comunicacional. Imaginário. Rio 2. ABSTRACTThis paper exposes Brazilian stereotypes, especially relating to Rio de Janeiro and Amazon in the movie Rio2 (Carlos Saldanha, 2014). The goal is to understand reconfigurations of cultural aspects on perspective of Communicational Ecosystems, to meet film industry demands and its overlapping with tourism development strategies. The methodology was the filmic analysis and literature review, contemplating the dialogue between authors. It appears that the film reproduces stereotypes constructed by the historical process and displays aspects of promoting tourism and events.KEYWORDSTourism. Cinema. Communicational Ecosystem. Imaginary. Rio 2. AUTORESRafael de Figueiredo Lopes – Doutorando. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. 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A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus.Colferai, S. (2014). Um jeito amazônida de ser mundo - a Amazônia como metáfora do ecossistema comunicacional: uma leitura do conceito a partir da região. Tese de Doutorado. Manaus: Universidade Federal do Amazonas.Debord, G. (1997). A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto.Freitas, R. F. (2011). Folia, mediações e megaeventos: breve estudo sobre as representações do Carnaval 2010 nos jornais cariocas. Rumores-Revista de Comunicação, Linguagem e Mídias, 5(1), s.p.Lohmann, P. B. (2010). Megaeventos esportivos: impactos no turismo das cidades sedes. Dissertação de Mestrado. Gestão Empresarial. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.Nogueira, L. (2010). Manuais de Cinema II - Gêneros cinematográficos. Covilhã: LabCom Books.Paes Loureiro, J. (2015). Cultura amazônica - Uma poética do imaginário. Manaus: Valer.Silva, J. M. (2006). As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina.Soranz, G. (2012). Território imaginado - Imagens da Amazônia no cinema. Manaus: Muiraquitã. Recebido: 2 SET 2016Avaliado: SET 2016 – JUN 2017Aceito: 23 JUN 2017ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeCapesLopes, Rafael de FigueiredoNogueira, Wilson de SouzaBaptista, Maria Luiza Cardinale2017-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/4638ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 9, n. 3 (2017): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/4638/pdfDireitos autorais 2017 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-10T13:03:11Zoai:vkali30.ucs.br:article/4638Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2017-07-10T13:03:11Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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RESUMOO artigo busca refletir acerca de clichês associados ao imaginário sobre o Brasil, especialmente, ao Rio de Janeiro e à Amazônia, a partir de cenas do filme de animação Rio2 (Carlos Saldanha, 2014). O objetivo é o de compreender, pela perspectiva dos Ecossistemas Comunicacionais, reelaborações de aspectos culturais, produzidas para atender demandas da indústria cinematográfica, bem como suas imbricações com estratégias de desenvolvimento do turismo. A metodologia é baseada na análise do filme e na pesquisa bibliográfica, contemplando o diálogo entre diversos autores. Pelo estudo, percebe-se que o filme reproduz estereótipos consolidados no processo histórico e apresenta aspectos de promoção ao turismo e megaeventos.PALAVRAS-CHAVETurismo. Cinema. Ecossistema Comunicacional. Imaginário. Rio 2. ABSTRACTThis paper exposes Brazilian stereotypes, especially relating to Rio de Janeiro and Amazon in the movie Rio2 (Carlos Saldanha, 2014). The goal is to understand reconfigurations of cultural aspects on perspective of Communicational Ecosystems, to meet film industry demands and its overlapping with tourism development strategies. The methodology was the filmic analysis and literature review, contemplating the dialogue between authors. It appears that the film reproduces stereotypes constructed by the historical process and displays aspects of promoting tourism and events.KEYWORDSTourism. Cinema. Communicational Ecosystem. Imaginary. Rio 2. AUTORESRafael de Figueiredo Lopes – Doutorando. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Currículo: http://lattes.cnpq.br/65895469843692. E-mail: rafaflopes@bol.com.brWilson de Souza Nogueira – Doutor. Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2996705711002245. E-mail: nogueira.wilson@uol.com.brMaria Luiza Cardinale Baptista - Doutora. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5050275095691550. E-mail: malu@pazza.com.br REFERÊNCIAS Araújo, V. L. (2000). Ser ou Não Ser Natural, Eis a Questão dos clichês de Emoção na Tradução Audiovisual. Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo.Arendt, H. (1995). A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Rio de Janeiro: Relume Dumará.Baitello Junior, N. (2014). A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus.Colferai, S. (2014). Um jeito amazônida de ser mundo - a Amazônia como metáfora do ecossistema comunicacional: uma leitura do conceito a partir da região. Tese de Doutorado. Manaus: Universidade Federal do Amazonas.Debord, G. (1997). A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto.Freitas, R. F. (2011). Folia, mediações e megaeventos: breve estudo sobre as representações do Carnaval 2010 nos jornais cariocas. Rumores-Revista de Comunicação, Linguagem e Mídias, 5(1), s.p.Lohmann, P. B. (2010). Megaeventos esportivos: impactos no turismo das cidades sedes. Dissertação de Mestrado. Gestão Empresarial. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.Nogueira, L. (2010). Manuais de Cinema II - Gêneros cinematográficos. Covilhã: LabCom Books.Paes Loureiro, J. (2015). Cultura amazônica - Uma poética do imaginário. Manaus: Valer.Silva, J. M. (2006). As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina.Soranz, G. (2012). Território imaginado - Imagens da Amazônia no cinema. Manaus: Muiraquitã. Recebido: 2 SET 2016Avaliado: SET 2016 – JUN 2017Aceito: 23 JUN 2017 |
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