The Obsession With Authenticity: Criticism To Dean MacCannell

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Korstanje, Maximiliano
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2015
Resumo: Recentemente, o campo do turismo tem enfatizado a indisciplina verificada nos estudos sobre a temática. Para alguns acadêmicos, essa foi e é a razão pela qual o turismo ainda não teria alcançado a maturidade exigida às disciplinas, para que sejam vistas como sérias. Paradoxalmente, um dos mais citados na área e pai da sociologia do turismo, parece ganhar mérito por isso. A obsessão de Dean MacCannell  pela autenticidade e sua visão pejorativa do turismo, para ele uma simples atividade econômica, levou alguns estudos a conclusões equivocadas, que banalizaram o turismo nas últimas décadas. Sob este contexto, a revisão realizada neste ensaio não só expõe as contradições de MacCannell , mas também reconsidera as necessidades de proteção aos limiares, ou a dialética de fronteiras, impostas pelos Impérios. Em alguma medida, nossa tese é a de que a autenticidade encenada, trabalhada por MacCannell , baseia-se no velho etnocentrismo, que considera a Europa como uma cultura evoluída, cujo estilo refinado é corrompido, enquanto as culturas primitivas são vistas como primárias e puras, embora sem polimento. Esse preconceito cunhado pela antropologia do século XIX ainda persiste, na literatura sobre o turismo.
id UCS-6_cdef10185661d9101cd49a2c21aabd07
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2015
network_acronym_str UCS-6
network_name_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling The Obsession With Authenticity: Criticism To Dean MacCannell Recentemente, o campo do turismo tem enfatizado a indisciplina verificada nos estudos sobre a temática. Para alguns acadêmicos, essa foi e é a razão pela qual o turismo ainda não teria alcançado a maturidade exigida às disciplinas, para que sejam vistas como sérias. Paradoxalmente, um dos mais citados na área e pai da sociologia do turismo, parece ganhar mérito por isso. A obsessão de Dean MacCannell  pela autenticidade e sua visão pejorativa do turismo, para ele uma simples atividade econômica, levou alguns estudos a conclusões equivocadas, que banalizaram o turismo nas últimas décadas. Sob este contexto, a revisão realizada neste ensaio não só expõe as contradições de MacCannell , mas também reconsidera as necessidades de proteção aos limiares, ou a dialética de fronteiras, impostas pelos Impérios. Em alguma medida, nossa tese é a de que a autenticidade encenada, trabalhada por MacCannell , baseia-se no velho etnocentrismo, que considera a Europa como uma cultura evoluída, cujo estilo refinado é corrompido, enquanto as culturas primitivas são vistas como primárias e puras, embora sem polimento. Esse preconceito cunhado pela antropologia do século XIX ainda persiste, na literatura sobre o turismo. ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeKorstanje, Maximiliano2013-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2015ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 5, n. 1 (2013): Revista Rosa dos Ventos2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2015/pdf_105info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-17T20:28:55Zoai:vkali30.ucs.br:article/2015Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2013-04-17T20:28:55Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv The Obsession With Authenticity: Criticism To Dean MacCannell
title The Obsession With Authenticity: Criticism To Dean MacCannell
spellingShingle The Obsession With Authenticity: Criticism To Dean MacCannell
Korstanje, Maximiliano
title_short The Obsession With Authenticity: Criticism To Dean MacCannell
title_full The Obsession With Authenticity: Criticism To Dean MacCannell
title_fullStr The Obsession With Authenticity: Criticism To Dean MacCannell
title_full_unstemmed The Obsession With Authenticity: Criticism To Dean MacCannell
title_sort The Obsession With Authenticity: Criticism To Dean MacCannell
author Korstanje, Maximiliano
author_facet Korstanje, Maximiliano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Korstanje, Maximiliano
dc.subject.none.fl_str_mv
description Recentemente, o campo do turismo tem enfatizado a indisciplina verificada nos estudos sobre a temática. Para alguns acadêmicos, essa foi e é a razão pela qual o turismo ainda não teria alcançado a maturidade exigida às disciplinas, para que sejam vistas como sérias. Paradoxalmente, um dos mais citados na área e pai da sociologia do turismo, parece ganhar mérito por isso. A obsessão de Dean MacCannell  pela autenticidade e sua visão pejorativa do turismo, para ele uma simples atividade econômica, levou alguns estudos a conclusões equivocadas, que banalizaram o turismo nas últimas décadas. Sob este contexto, a revisão realizada neste ensaio não só expõe as contradições de MacCannell , mas também reconsidera as necessidades de proteção aos limiares, ou a dialética de fronteiras, impostas pelos Impérios. Em alguma medida, nossa tese é a de que a autenticidade encenada, trabalhada por MacCannell , baseia-se no velho etnocentrismo, que considera a Europa como uma cultura evoluída, cujo estilo refinado é corrompido, enquanto as culturas primitivas são vistas como primárias e puras, embora sem polimento. Esse preconceito cunhado pela antropologia do século XIX ainda persiste, na literatura sobre o turismo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2015
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2015/pdf_105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
dc.source.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 5, n. 1 (2013): Revista Rosa dos Ventos
2178-9061
reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
collection Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv susanagastal@gmail.com
_version_ 1799315526823968768