“Verás que o filho teu não foge à luta!” Comunismo e Nacionalismo em Porto Alegre (1945-1947)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/812 |
Resumo: | No presente artigo, examino como a identidade nacional dialoga com outras identidades, considerando o exemplo dos militantes comunistas de Porto Alegre na metade da década de 1940 e orientada pelas perguntas: como o “ser comunista” se relaciona com o “ser brasileiro”? Haveria uma sobreposição de identidades? Nesse caso, qual viria em primeiro lugar? Assim, busco as representações que os referidos militantes elaboraram de si, enquanto comunistas e brasileiros, refletindo acerca da possível valorização de uma dessas maneiras de ser. O leitor verá que a forma desses agentes serem brasileiros acontecia por meio da imposição de uma “grade” de conceitos tipicamente marxista-leninista, revelando um estilo próprio de imaginar a nação e os assuntos a ela correlatos e demonstrando o quanto pode ser heterogêneo o modo como um grupo se identifica com seu país. |
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“Verás que o filho teu não foge à luta!” Comunismo e Nacionalismo em Porto Alegre (1945-1947)comunismo; nacionalismo; identidadeNo presente artigo, examino como a identidade nacional dialoga com outras identidades, considerando o exemplo dos militantes comunistas de Porto Alegre na metade da década de 1940 e orientada pelas perguntas: como o “ser comunista” se relaciona com o “ser brasileiro”? Haveria uma sobreposição de identidades? Nesse caso, qual viria em primeiro lugar? Assim, busco as representações que os referidos militantes elaboraram de si, enquanto comunistas e brasileiros, refletindo acerca da possível valorização de uma dessas maneiras de ser. O leitor verá que a forma desses agentes serem brasileiros acontecia por meio da imposição de uma “grade” de conceitos tipicamente marxista-leninista, revelando um estilo próprio de imaginar a nação e os assuntos a ela correlatos e demonstrando o quanto pode ser heterogêneo o modo como um grupo se identifica com seu país.Universidade de Caxias do SulMartins, Marisângela2011-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/812Métis: história & cultura; v. 5, n. 10 (2006)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/812/575info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-02T13:28:10Zoai:vkali30.ucs.br:article/812Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2020-10-02T13:28:10Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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No presente artigo, examino como a identidade nacional dialoga com outras identidades, considerando o exemplo dos militantes comunistas de Porto Alegre na metade da década de 1940 e orientada pelas perguntas: como o “ser comunista” se relaciona com o “ser brasileiro”? Haveria uma sobreposição de identidades? Nesse caso, qual viria em primeiro lugar? Assim, busco as representações que os referidos militantes elaboraram de si, enquanto comunistas e brasileiros, refletindo acerca da possível valorização de uma dessas maneiras de ser. O leitor verá que a forma desses agentes serem brasileiros acontecia por meio da imposição de uma “grade” de conceitos tipicamente marxista-leninista, revelando um estilo próprio de imaginar a nação e os assuntos a ela correlatos e demonstrando o quanto pode ser heterogêneo o modo como um grupo se identifica com seu país. |
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