Sexualidade e poder: os ensinamentos amorosos de Ovídio em confronto com a ordem visual da 'Urbs' de Augusto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2785 |
Resumo: | Durante o governo do imperador Augusto (27 a.C. – 14 d.C.), a cidade de Roma passou por uma renovação de sua paisagem a partir da edificação de templos, basílicas, teatros e pórticos. Tal renovação foi pensada pelo soberano como uma forma de materializar seu poder, desenvolvendo uma Roma que representasse sua grandeza perante os homens e mulheres que frequentassem as novas ruas e monumentos. Contemporâneo de Augusto, o poeta Ovídio (43 a.C. – 17 d.C.) se apropriaria de forma diversa da capital imperial. Em sua obra Ars Amatoria, Ovídio entenderia que a cidade deveria servir não apenas para expressar a autoridade do soberano, mas também para possibilitar encontros amorosos. Vemos surgir, então, uma luta entre representações, na qual o poeta subverte a ordem visual da Urbs augustana a favor da prática de seus ensinamentos. |
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Sexualidade e poder: os ensinamentos amorosos de Ovídio em confronto com a ordem visual da 'Urbs' de AugustoHistória; História AntigaRepresentações; Roma; Amor.Durante o governo do imperador Augusto (27 a.C. – 14 d.C.), a cidade de Roma passou por uma renovação de sua paisagem a partir da edificação de templos, basílicas, teatros e pórticos. Tal renovação foi pensada pelo soberano como uma forma de materializar seu poder, desenvolvendo uma Roma que representasse sua grandeza perante os homens e mulheres que frequentassem as novas ruas e monumentos. Contemporâneo de Augusto, o poeta Ovídio (43 a.C. – 17 d.C.) se apropriaria de forma diversa da capital imperial. Em sua obra Ars Amatoria, Ovídio entenderia que a cidade deveria servir não apenas para expressar a autoridade do soberano, mas também para possibilitar encontros amorosos. Vemos surgir, então, uma luta entre representações, na qual o poeta subverte a ordem visual da Urbs augustana a favor da prática de seus ensinamentos. Universidade de Caxias do SulCoelho, Ana Lucia Santos2015-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2785Métis: história & cultura; v. 13, n. 26 (2014)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2785/pdf_339http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/2785/589História; Roma Imperialinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-04T18:11:00Zoai:vkali30.ucs.br:article/2785Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2015-03-04T18:11Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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