Parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos no Mestrado Profissional de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Leandro Antonio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5335
Resumo: Dentre os desafios de consolidação dos Mestrados Profissionais na área de História, neste artigo procuramos refletir sobre parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos de História. Devido à novidade dessa modalidade de pós-graduação, é importante pensar tais critérios tendo como finalidade orientar os mestrandos, orientadores e avaliadores. No formato de relato de experiência, primeiramente abordamos iniciativas de avaliação como o PNLD e a tentativa de se estabelecer um Qualis Produção Didática por uma comissão no Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação da ANPUH. Em seguida acompanhamos trajetória no âmbito de uma disciplina teórico-prática, desde a definição de materiais didáticos, análise dos guias do PNLD e reflexões sobre o processo de editoração, até que os parâmetros fossem estabelecidos. Por fim, refletimos sobre alguns materiais e guias produzidos pelos professores.
id UCS-7_16c09b78f96e30792c078ba7e18533b8
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/5335
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos no Mestrado Profissional de HistóriaHistória; Ensino de Históriaprodução de livro didático, mestrado profissional, avaliação.Dentre os desafios de consolidação dos Mestrados Profissionais na área de História, neste artigo procuramos refletir sobre parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos de História. Devido à novidade dessa modalidade de pós-graduação, é importante pensar tais critérios tendo como finalidade orientar os mestrandos, orientadores e avaliadores. No formato de relato de experiência, primeiramente abordamos iniciativas de avaliação como o PNLD e a tentativa de se estabelecer um Qualis Produção Didática por uma comissão no Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação da ANPUH. Em seguida acompanhamos trajetória no âmbito de uma disciplina teórico-prática, desde a definição de materiais didáticos, análise dos guias do PNLD e reflexões sobre o processo de editoração, até que os parâmetros fossem estabelecidos. Por fim, refletimos sobre alguns materiais e guias produzidos pelos professores.Universidade de Caxias do Sulde Almeida, Leandro Antonio2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5335Métis: história & cultura; v. 16, n. 31 (2017): Mestrados Profissionais em História2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5335/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/5335/1748Direitos autorais 2017 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-11T20:16:54Zoai:vkali30.ucs.br:article/5335Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2017-09-11T20:16:54Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos no Mestrado Profissional de História
title Parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos no Mestrado Profissional de História
spellingShingle Parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos no Mestrado Profissional de História
de Almeida, Leandro Antonio
História; Ensino de História
produção de livro didático, mestrado profissional, avaliação.
title_short Parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos no Mestrado Profissional de História
title_full Parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos no Mestrado Profissional de História
title_fullStr Parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos no Mestrado Profissional de História
title_full_unstemmed Parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos no Mestrado Profissional de História
title_sort Parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos no Mestrado Profissional de História
author de Almeida, Leandro Antonio
author_facet de Almeida, Leandro Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Leandro Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv História; Ensino de História
produção de livro didático, mestrado profissional, avaliação.
topic História; Ensino de História
produção de livro didático, mestrado profissional, avaliação.
description Dentre os desafios de consolidação dos Mestrados Profissionais na área de História, neste artigo procuramos refletir sobre parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos de História. Devido à novidade dessa modalidade de pós-graduação, é importante pensar tais critérios tendo como finalidade orientar os mestrandos, orientadores e avaliadores. No formato de relato de experiência, primeiramente abordamos iniciativas de avaliação como o PNLD e a tentativa de se estabelecer um Qualis Produção Didática por uma comissão no Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação da ANPUH. Em seguida acompanhamos trajetória no âmbito de uma disciplina teórico-prática, desde a definição de materiais didáticos, análise dos guias do PNLD e reflexões sobre o processo de editoração, até que os parâmetros fossem estabelecidos. Por fim, refletimos sobre alguns materiais e guias produzidos pelos professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5335
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5335/pdf
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/5335/1748
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 16, n. 31 (2017): Mestrados Profissionais em História
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1750315227524628480