Seduzidas e desonradas: o discurso nas fontes judiciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balbinot, Elizete Carmen Ferrari
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2085
Resumo: O presente artigo propõe uma análise do discurso produzido pelo Judiciário nos processos de defloramento da Comarca de Caxias do Sul, entre 1900 a 1950, tendo como inflexão inicial o estudo de gênero relacionado à moral e à sedução de mulheres caxienses. O binômio história e criminalidade, no contexto, possibilita investigar uma temática ainda pouco explorada pela historiografia. Para o estudo estão sendo utilizadas fontes primárias que fazem parte do acervo do Centro de Memória Regional do Judiciário. Nesse sentido, a leitura dos processos judiciais de sedução e defloramento visa à identificação dos valores morais e religiosos nos discursos presentes no contexto de formação e afirmação histórica da sociedade caxiense, procurando pistas e sinais que nos levem à compreensão do perfil dos envolvidos desde a abertura do processo ao julgamento da ação. Observar os processos judiciais como uma narrativa demonstra como é possível discorrer sobre a construção de discursos e a afirmação social e histórica da sociedade. Significa, também, compreender como a sociedade e seus sujeitos históricos conceberam as relações de gênero, a sexualidade, a moralidade e outros tipos de comportamento social.
id UCS-7_29a47de1d07d6a505f4fff9289f8443c
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2085
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Seduzidas e desonradas: o discurso nas fontes judiciaisHistóriaPoder Judiciário; sedução;defloramento; gêneroO presente artigo propõe uma análise do discurso produzido pelo Judiciário nos processos de defloramento da Comarca de Caxias do Sul, entre 1900 a 1950, tendo como inflexão inicial o estudo de gênero relacionado à moral e à sedução de mulheres caxienses. O binômio história e criminalidade, no contexto, possibilita investigar uma temática ainda pouco explorada pela historiografia. Para o estudo estão sendo utilizadas fontes primárias que fazem parte do acervo do Centro de Memória Regional do Judiciário. Nesse sentido, a leitura dos processos judiciais de sedução e defloramento visa à identificação dos valores morais e religiosos nos discursos presentes no contexto de formação e afirmação histórica da sociedade caxiense, procurando pistas e sinais que nos levem à compreensão do perfil dos envolvidos desde a abertura do processo ao julgamento da ação. Observar os processos judiciais como uma narrativa demonstra como é possível discorrer sobre a construção de discursos e a afirmação social e histórica da sociedade. Significa, também, compreender como a sociedade e seus sujeitos históricos conceberam as relações de gênero, a sexualidade, a moralidade e outros tipos de comportamento social.Universidade de Caxias do SulCapesBalbinot, Elizete Carmen Ferrari2013-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2085Métis: história & cultura; v. 11, n. 21 (2012)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2085/1234info:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T18:29:32Zoai:vkali30.ucs.br:article/2085Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2013-05-02T18:29:32Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Seduzidas e desonradas: o discurso nas fontes judiciais
title Seduzidas e desonradas: o discurso nas fontes judiciais
spellingShingle Seduzidas e desonradas: o discurso nas fontes judiciais
Balbinot, Elizete Carmen Ferrari
História
Poder Judiciário; sedução;defloramento; gênero
title_short Seduzidas e desonradas: o discurso nas fontes judiciais
title_full Seduzidas e desonradas: o discurso nas fontes judiciais
title_fullStr Seduzidas e desonradas: o discurso nas fontes judiciais
title_full_unstemmed Seduzidas e desonradas: o discurso nas fontes judiciais
title_sort Seduzidas e desonradas: o discurso nas fontes judiciais
author Balbinot, Elizete Carmen Ferrari
author_facet Balbinot, Elizete Carmen Ferrari
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Balbinot, Elizete Carmen Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv História
Poder Judiciário; sedução;defloramento; gênero
topic História
Poder Judiciário; sedução;defloramento; gênero
description O presente artigo propõe uma análise do discurso produzido pelo Judiciário nos processos de defloramento da Comarca de Caxias do Sul, entre 1900 a 1950, tendo como inflexão inicial o estudo de gênero relacionado à moral e à sedução de mulheres caxienses. O binômio história e criminalidade, no contexto, possibilita investigar uma temática ainda pouco explorada pela historiografia. Para o estudo estão sendo utilizadas fontes primárias que fazem parte do acervo do Centro de Memória Regional do Judiciário. Nesse sentido, a leitura dos processos judiciais de sedução e defloramento visa à identificação dos valores morais e religiosos nos discursos presentes no contexto de formação e afirmação histórica da sociedade caxiense, procurando pistas e sinais que nos levem à compreensão do perfil dos envolvidos desde a abertura do processo ao julgamento da ação. Observar os processos judiciais como uma narrativa demonstra como é possível discorrer sobre a construção de discursos e a afirmação social e histórica da sociedade. Significa, também, compreender como a sociedade e seus sujeitos históricos conceberam as relações de gênero, a sexualidade, a moralidade e outros tipos de comportamento social.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2085
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2085/1234
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 11, n. 21 (2012)
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1750315229087006720