Saberes em Torno da Reeducação das Relações Étnico-Raciais: Lembranças e Reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virgínio da Costa, Júlio César
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Barbosa da Cruz, Mariane, da Silva Rios, Quelle Mariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11574
Resumo: Este presente artigo tem como objetivo refletir sobre a necessidade e a importância da implementação da Lei 10.639.03 nas escolas brasileiras para que haja uma real reeducação étnico racial. Esse trabalho é fruto do projeto de pesquisa A Lei 10.639/2003: múltiplas possibilidades e perspectivas da prática educativa na educação básica para promoção de uma reeducação das relações étnico-raciais que foi iniciado em 2019 e que teve como objeto de estudo o Colégio de Aplicação da UFMG, o Centro Pedagógico, e a Festa da Consciência Negra realizada na instituição desde 2012. Aqui, utilizaremos alguns documentos coletados durante a pesquisa, como entrevista com docentes do CP e imagens referentes ao evento citado acima, objetivando compreender as práxis pedagógicas realizadas no espaço e quais seus reflexos nos discentes e na comunidade escolar como um todo.
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