Saberes em Torno da Reeducação das Relações Étnico-Raciais: Lembranças e Reflexões
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11574 |
Resumo: | Este presente artigo tem como objetivo refletir sobre a necessidade e a importância da implementação da Lei 10.639.03 nas escolas brasileiras para que haja uma real reeducação étnico racial. Esse trabalho é fruto do projeto de pesquisa A Lei 10.639/2003: múltiplas possibilidades e perspectivas da prática educativa na educação básica para promoção de uma reeducação das relações étnico-raciais que foi iniciado em 2019 e que teve como objeto de estudo o Colégio de Aplicação da UFMG, o Centro Pedagógico, e a Festa da Consciência Negra realizada na instituição desde 2012. Aqui, utilizaremos alguns documentos coletados durante a pesquisa, como entrevista com docentes do CP e imagens referentes ao evento citado acima, objetivando compreender as práxis pedagógicas realizadas no espaço e quais seus reflexos nos discentes e na comunidade escolar como um todo. |
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Saberes em Torno da Reeducação das Relações Étnico-Raciais: Lembranças e Reflexões: Reeducação étnico racial; Lei 10.639.03; Consciência negra;Este presente artigo tem como objetivo refletir sobre a necessidade e a importância da implementação da Lei 10.639.03 nas escolas brasileiras para que haja uma real reeducação étnico racial. Esse trabalho é fruto do projeto de pesquisa A Lei 10.639/2003: múltiplas possibilidades e perspectivas da prática educativa na educação básica para promoção de uma reeducação das relações étnico-raciais que foi iniciado em 2019 e que teve como objeto de estudo o Colégio de Aplicação da UFMG, o Centro Pedagógico, e a Festa da Consciência Negra realizada na instituição desde 2012. Aqui, utilizaremos alguns documentos coletados durante a pesquisa, como entrevista com docentes do CP e imagens referentes ao evento citado acima, objetivando compreender as práxis pedagógicas realizadas no espaço e quais seus reflexos nos discentes e na comunidade escolar como um todo.Universidade de Caxias do SulVirgínio da Costa, Júlio CésarBarbosa da Cruz, Marianeda Silva Rios, Quelle Mariana2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11574Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11574/5736http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11574/4146Direitos autorais 2024 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T19:30:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/11574Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2024-04-10T19:30:05Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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