O inevitável retorno: cultura e memória na construção da personagem Hitler em “Ele está de volta” (2015)
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/7797 |
Resumo: | No universo da cultura, são forjados valores semióticos atribuídos aos signos. O cinema opera por um duplo processo sobre o real: o écran toma a realidade por base de suas representações e, concomitantemente, denuncia-se como texto cultural, erigido sob recursos artísticos. (LOTMAN, 1978). Esse jogo ambíguo é especialmente abordado em Ele está de volta (2015), que é objeto de estudo deste trabalho, que propõe, com base em reflexões da Semiótica da Cultura, a análise da personagem Adolf Hitler, na narrativa fílmica, e suas interfaces com a realidade e com a construção de memória coletiva. A personagem projeta-se espacial e temporalmente, acumulando camadas de semiotização, esfacelando-se e se reconstituindo por meio de intersecções com os indivíduos na atualidade, de forma a problematizar questões socioculturais. |
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O inevitável retorno: cultura e memória na construção da personagem Hitler em “Ele está de volta” (2015)Semiótica da cultura. Cinema. Memória. Adolf Hitler.No universo da cultura, são forjados valores semióticos atribuídos aos signos. O cinema opera por um duplo processo sobre o real: o écran toma a realidade por base de suas representações e, concomitantemente, denuncia-se como texto cultural, erigido sob recursos artísticos. (LOTMAN, 1978). Esse jogo ambíguo é especialmente abordado em Ele está de volta (2015), que é objeto de estudo deste trabalho, que propõe, com base em reflexões da Semiótica da Cultura, a análise da personagem Adolf Hitler, na narrativa fílmica, e suas interfaces com a realidade e com a construção de memória coletiva. A personagem projeta-se espacial e temporalmente, acumulando camadas de semiotização, esfacelando-se e se reconstituindo por meio de intersecções com os indivíduos na atualidade, de forma a problematizar questões socioculturais.Universidade de Caxias do SulKaspari, TatianeSantos Duarte, CláudiaEduardo Ströher, Carlos2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/7797Métis: história & cultura; v. 18, n. 35 (2019): Métis História&Cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/7797/3929Direitos autorais 2019 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-17T18:47:07Zoai:vkali30.ucs.br:article/7797Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2019-10-17T18:47:07Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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