A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albeche, Daysi Lange
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/715
Resumo:  O artigo apresenta algumas das interfaces da pesquisa que teve como objeto um programa dentro de um subgênero de produção televisual, um produto da cultura midiática, com peculiaridades e especificidades próprias: o sitcom A grande família, da Rede Globo de Televisão (RGT). A reflexão sobre o programa partiu do pressuposto de que o humor é estratégia de comunicação que constrói uma negociação entre crítica e aceitação de determinados estereótipos sociais relativos à vida privada familiar, os quais podem ser recorrentes na cultura brasileira. O programa parece oferecer "modelos" flexíveis segundo os quais determinados comportamentos podem ser objetivados, permitindo ou sugerindo certas "tomadas de posição" ao espectador. Ele constitui uma interação com a sociedade por processos diferidos no tempo e no espaço. Foi possível elaborar uma reflexão sobre as especificidades da proposta interacional do programa que se utiliza do humor como forma de oferecer modelos de comportamento à sociedade.
id UCS-7_3e7aa8074aaf5b7971a60076498afa71
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/715
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família O artigo apresenta algumas das interfaces da pesquisa que teve como objeto um programa dentro de um subgênero de produção televisual, um produto da cultura midiática, com peculiaridades e especificidades próprias: o sitcom A grande família, da Rede Globo de Televisão (RGT). A reflexão sobre o programa partiu do pressuposto de que o humor é estratégia de comunicação que constrói uma negociação entre crítica e aceitação de determinados estereótipos sociais relativos à vida privada familiar, os quais podem ser recorrentes na cultura brasileira. O programa parece oferecer "modelos" flexíveis segundo os quais determinados comportamentos podem ser objetivados, permitindo ou sugerindo certas "tomadas de posição" ao espectador. Ele constitui uma interação com a sociedade por processos diferidos no tempo e no espaço. Foi possível elaborar uma reflexão sobre as especificidades da proposta interacional do programa que se utiliza do humor como forma de oferecer modelos de comportamento à sociedade.Universidade de Caxias do SulAlbeche, Daysi Lange2011-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/715Métis: história & cultura; v. 7, n. 14 (2008)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/715/520info:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-13T15:46:24Zoai:vkali30.ucs.br:article/715Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2012-11-13T15:46:24Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família
title A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família
spellingShingle A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família
Albeche, Daysi Lange
title_short A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família
title_full A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família
title_fullStr A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família
title_full_unstemmed A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família
title_sort A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família
author Albeche, Daysi Lange
author_facet Albeche, Daysi Lange
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Albeche, Daysi Lange
dc.subject.none.fl_str_mv

description  O artigo apresenta algumas das interfaces da pesquisa que teve como objeto um programa dentro de um subgênero de produção televisual, um produto da cultura midiática, com peculiaridades e especificidades próprias: o sitcom A grande família, da Rede Globo de Televisão (RGT). A reflexão sobre o programa partiu do pressuposto de que o humor é estratégia de comunicação que constrói uma negociação entre crítica e aceitação de determinados estereótipos sociais relativos à vida privada familiar, os quais podem ser recorrentes na cultura brasileira. O programa parece oferecer "modelos" flexíveis segundo os quais determinados comportamentos podem ser objetivados, permitindo ou sugerindo certas "tomadas de posição" ao espectador. Ele constitui uma interação com a sociedade por processos diferidos no tempo e no espaço. Foi possível elaborar uma reflexão sobre as especificidades da proposta interacional do programa que se utiliza do humor como forma de oferecer modelos de comportamento à sociedade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/715
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/715/520
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 7, n. 14 (2008)
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1750315229032480768