A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/715 |
Resumo: | O artigo apresenta algumas das interfaces da pesquisa que teve como objeto um programa dentro de um subgênero de produção televisual, um produto da cultura midiática, com peculiaridades e especificidades próprias: o sitcom A grande família, da Rede Globo de Televisão (RGT). A reflexão sobre o programa partiu do pressuposto de que o humor é estratégia de comunicação que constrói uma negociação entre crítica e aceitação de determinados estereótipos sociais relativos à vida privada familiar, os quais podem ser recorrentes na cultura brasileira. O programa parece oferecer "modelos" flexíveis segundo os quais determinados comportamentos podem ser objetivados, permitindo ou sugerindo certas "tomadas de posição" ao espectador. Ele constitui uma interação com a sociedade por processos diferidos no tempo e no espaço. Foi possível elaborar uma reflexão sobre as especificidades da proposta interacional do programa que se utiliza do humor como forma de oferecer modelos de comportamento à sociedade. |
id |
UCS-7_3e7aa8074aaf5b7971a60076498afa71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/715 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família O artigo apresenta algumas das interfaces da pesquisa que teve como objeto um programa dentro de um subgênero de produção televisual, um produto da cultura midiática, com peculiaridades e especificidades próprias: o sitcom A grande família, da Rede Globo de Televisão (RGT). A reflexão sobre o programa partiu do pressuposto de que o humor é estratégia de comunicação que constrói uma negociação entre crítica e aceitação de determinados estereótipos sociais relativos à vida privada familiar, os quais podem ser recorrentes na cultura brasileira. O programa parece oferecer "modelos" flexíveis segundo os quais determinados comportamentos podem ser objetivados, permitindo ou sugerindo certas "tomadas de posição" ao espectador. Ele constitui uma interação com a sociedade por processos diferidos no tempo e no espaço. Foi possível elaborar uma reflexão sobre as especificidades da proposta interacional do programa que se utiliza do humor como forma de oferecer modelos de comportamento à sociedade.Universidade de Caxias do SulAlbeche, Daysi Lange2011-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/715Métis: história & cultura; v. 7, n. 14 (2008)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/715/520info:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-13T15:46:24Zoai:vkali30.ucs.br:article/715Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2012-11-13T15:46:24Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família |
title |
A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família |
spellingShingle |
A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família Albeche, Daysi Lange |
title_short |
A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família |
title_full |
A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família |
title_fullStr |
A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família |
title_full_unstemmed |
A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família |
title_sort |
A mediatização da quotidianidade: estudo de caso sitcom. A grande família |
author |
Albeche, Daysi Lange |
author_facet |
Albeche, Daysi Lange |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albeche, Daysi Lange |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O artigo apresenta algumas das interfaces da pesquisa que teve como objeto um programa dentro de um subgênero de produção televisual, um produto da cultura midiática, com peculiaridades e especificidades próprias: o sitcom A grande família, da Rede Globo de Televisão (RGT). A reflexão sobre o programa partiu do pressuposto de que o humor é estratégia de comunicação que constrói uma negociação entre crítica e aceitação de determinados estereótipos sociais relativos à vida privada familiar, os quais podem ser recorrentes na cultura brasileira. O programa parece oferecer "modelos" flexíveis segundo os quais determinados comportamentos podem ser objetivados, permitindo ou sugerindo certas "tomadas de posição" ao espectador. Ele constitui uma interação com a sociedade por processos diferidos no tempo e no espaço. Foi possível elaborar uma reflexão sobre as especificidades da proposta interacional do programa que se utiliza do humor como forma de oferecer modelos de comportamento à sociedade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/715 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/715/520 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Métis: história & cultura; v. 7, n. 14 (2008) 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1750315229032480768 |