Transmissão e legado: questões sobre a recepção da Recherche proustiana na França da década de 1930
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5000 |
Resumo: | Com enfoque na obra literária A la recherche du temps perdu (publicada entre 1913-27; no Brasil intitulada Em busca do tempo perdido), escrita pelo escritor francês Marcel Proust (1871-1922), esta análise tematiza algumas questões culturais que permearam a França durante a década de 1930. Através da atenção à recepção da obra proustiana no período posterior a sua publicação integral, esta abordagem indica alguns caminhos potenciais para compreender as representações e interpretações que os contemporâneos fizeram de questões então cruciais, como os efeitos da Crise de 1929 e a elevação dos ideários nazifascistas. Por fim, este debate levanta outras questões, como a respeito do legado do período anterior às novas gerações, sua respectiva transmissão, e as reflexões sobre os rumos que aquela realidade parecia projetar. |
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Transmissão e legado: questões sobre a recepção da Recherche proustiana na França da década de 1930História; Literatura; Crítica Literária.História Contemporânea da França; Literatura Francesa; Recepção.Com enfoque na obra literária A la recherche du temps perdu (publicada entre 1913-27; no Brasil intitulada Em busca do tempo perdido), escrita pelo escritor francês Marcel Proust (1871-1922), esta análise tematiza algumas questões culturais que permearam a França durante a década de 1930. Através da atenção à recepção da obra proustiana no período posterior a sua publicação integral, esta abordagem indica alguns caminhos potenciais para compreender as representações e interpretações que os contemporâneos fizeram de questões então cruciais, como os efeitos da Crise de 1929 e a elevação dos ideários nazifascistas. Por fim, este debate levanta outras questões, como a respeito do legado do período anterior às novas gerações, sua respectiva transmissão, e as reflexões sobre os rumos que aquela realidade parecia projetar.Universidade de Caxias do SulUniversidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)Haiduke, Paulo Rodrigo Andrade2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5000Métis: história & cultura; v. 16, n. 31 (2017): Mestrados Profissionais em História2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5000/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/5000/1593Direitos autorais 2017 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-11T20:16:54Zoai:vkali30.ucs.br:article/5000Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2017-09-11T20:16:54Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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