Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caimi, Flávia Eloisa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4480
Resumo: A proposta deste estudo, pautada em metodologia bibliográficodocumental,se inscreve na perspectiva de uma historiografia que busca dar visibilidade às mulheres do Rio Grande do Sul no século XIX, no que diz respeito às suas lutas e interações na sociedade da época. Em seus propósitos, o texto focaliza, especialmente, a intencionalidade de oferecer alguns recursos documentais para abordar o tema no campo da história escolar, os quais possam subsidiar o professor em seu trabalho em sala de aula. Espera-se que, ao manusear documentos históricos advindos de diferentes fontes e segmentos dasociedade, os alunos reconheçam que coexistiram, no mesmo espaço social e namesma cronologia temporal, mulheres submissas, mulheres rebeldes, mulheresautônomas, mulheres dependentes e, nesse sentido, o olhar sobre a figurafeminina na história deve reconhecer a multiplicidade de papéis e significadosnegociada entre homens, mulheres e instituições sociais de seu tempo.
id UCS-7_45bee91d5a32a858ff8c0106a13f5a8f
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/4480
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolarHistória escolar. Mulheres. Fonte histórica.A proposta deste estudo, pautada em metodologia bibliográficodocumental,se inscreve na perspectiva de uma historiografia que busca dar visibilidade às mulheres do Rio Grande do Sul no século XIX, no que diz respeito às suas lutas e interações na sociedade da época. Em seus propósitos, o texto focaliza, especialmente, a intencionalidade de oferecer alguns recursos documentais para abordar o tema no campo da história escolar, os quais possam subsidiar o professor em seu trabalho em sala de aula. Espera-se que, ao manusear documentos históricos advindos de diferentes fontes e segmentos dasociedade, os alunos reconheçam que coexistiram, no mesmo espaço social e namesma cronologia temporal, mulheres submissas, mulheres rebeldes, mulheresautônomas, mulheres dependentes e, nesse sentido, o olhar sobre a figurafeminina na história deve reconhecer a multiplicidade de papéis e significadosnegociada entre homens, mulheres e instituições sociais de seu tempo.Universidade de Caxias do SulCaimi, Flávia Eloisa2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4480Métis: história & cultura; v. 15, n. 29 (2016); 982236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4480/2555Direitos autorais 2016 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-23T15:05:09Zoai:vkali30.ucs.br:article/4480Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2016-12-23T15:05:09Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar
title Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar
spellingShingle Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar
Caimi, Flávia Eloisa
História escolar. Mulheres. Fonte histórica.
title_short Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar
title_full Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar
title_fullStr Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar
title_full_unstemmed Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar
title_sort Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar
author Caimi, Flávia Eloisa
author_facet Caimi, Flávia Eloisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Caimi, Flávia Eloisa
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv História escolar. Mulheres. Fonte histórica.
topic História escolar. Mulheres. Fonte histórica.
description A proposta deste estudo, pautada em metodologia bibliográficodocumental,se inscreve na perspectiva de uma historiografia que busca dar visibilidade às mulheres do Rio Grande do Sul no século XIX, no que diz respeito às suas lutas e interações na sociedade da época. Em seus propósitos, o texto focaliza, especialmente, a intencionalidade de oferecer alguns recursos documentais para abordar o tema no campo da história escolar, os quais possam subsidiar o professor em seu trabalho em sala de aula. Espera-se que, ao manusear documentos históricos advindos de diferentes fontes e segmentos dasociedade, os alunos reconheçam que coexistiram, no mesmo espaço social e namesma cronologia temporal, mulheres submissas, mulheres rebeldes, mulheresautônomas, mulheres dependentes e, nesse sentido, o olhar sobre a figurafeminina na história deve reconhecer a multiplicidade de papéis e significadosnegociada entre homens, mulheres e instituições sociais de seu tempo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4480
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4480/2555
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 15, n. 29 (2016); 98
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1750315227893727232