Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4480 |
Resumo: | A proposta deste estudo, pautada em metodologia bibliográficodocumental,se inscreve na perspectiva de uma historiografia que busca dar visibilidade às mulheres do Rio Grande do Sul no século XIX, no que diz respeito às suas lutas e interações na sociedade da época. Em seus propósitos, o texto focaliza, especialmente, a intencionalidade de oferecer alguns recursos documentais para abordar o tema no campo da história escolar, os quais possam subsidiar o professor em seu trabalho em sala de aula. Espera-se que, ao manusear documentos históricos advindos de diferentes fontes e segmentos dasociedade, os alunos reconheçam que coexistiram, no mesmo espaço social e namesma cronologia temporal, mulheres submissas, mulheres rebeldes, mulheresautônomas, mulheres dependentes e, nesse sentido, o olhar sobre a figurafeminina na história deve reconhecer a multiplicidade de papéis e significadosnegociada entre homens, mulheres e instituições sociais de seu tempo. |
id |
UCS-7_45bee91d5a32a858ff8c0106a13f5a8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/4480 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolarHistória escolar. Mulheres. Fonte histórica.A proposta deste estudo, pautada em metodologia bibliográficodocumental,se inscreve na perspectiva de uma historiografia que busca dar visibilidade às mulheres do Rio Grande do Sul no século XIX, no que diz respeito às suas lutas e interações na sociedade da época. Em seus propósitos, o texto focaliza, especialmente, a intencionalidade de oferecer alguns recursos documentais para abordar o tema no campo da história escolar, os quais possam subsidiar o professor em seu trabalho em sala de aula. Espera-se que, ao manusear documentos históricos advindos de diferentes fontes e segmentos dasociedade, os alunos reconheçam que coexistiram, no mesmo espaço social e namesma cronologia temporal, mulheres submissas, mulheres rebeldes, mulheresautônomas, mulheres dependentes e, nesse sentido, o olhar sobre a figurafeminina na história deve reconhecer a multiplicidade de papéis e significadosnegociada entre homens, mulheres e instituições sociais de seu tempo.Universidade de Caxias do SulCaimi, Flávia Eloisa2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4480Métis: história & cultura; v. 15, n. 29 (2016); 982236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4480/2555Direitos autorais 2016 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-23T15:05:09Zoai:vkali30.ucs.br:article/4480Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2016-12-23T15:05:09Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar |
title |
Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar |
spellingShingle |
Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar Caimi, Flávia Eloisa História escolar. Mulheres. Fonte histórica. |
title_short |
Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar |
title_full |
Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar |
title_fullStr |
Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar |
title_full_unstemmed |
Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar |
title_sort |
Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar |
author |
Caimi, Flávia Eloisa |
author_facet |
Caimi, Flávia Eloisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caimi, Flávia Eloisa |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
História escolar. Mulheres. Fonte histórica. |
topic |
História escolar. Mulheres. Fonte histórica. |
description |
A proposta deste estudo, pautada em metodologia bibliográficodocumental,se inscreve na perspectiva de uma historiografia que busca dar visibilidade às mulheres do Rio Grande do Sul no século XIX, no que diz respeito às suas lutas e interações na sociedade da época. Em seus propósitos, o texto focaliza, especialmente, a intencionalidade de oferecer alguns recursos documentais para abordar o tema no campo da história escolar, os quais possam subsidiar o professor em seu trabalho em sala de aula. Espera-se que, ao manusear documentos históricos advindos de diferentes fontes e segmentos dasociedade, os alunos reconheçam que coexistiram, no mesmo espaço social e namesma cronologia temporal, mulheres submissas, mulheres rebeldes, mulheresautônomas, mulheres dependentes e, nesse sentido, o olhar sobre a figurafeminina na história deve reconhecer a multiplicidade de papéis e significadosnegociada entre homens, mulheres e instituições sociais de seu tempo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4480 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4480/2555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Métis: história & cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Métis: história & cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Métis: história & cultura; v. 15, n. 29 (2016); 98 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1750315227893727232 |