Ensino de história: memória e oralidade na aldeia Kaingang do Morro do Osso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/721 |
Resumo: | Este trabalho pretende apresentar algumas considerações sobre o ensino de história nas escolas indígenas – uma realidade nova para muitas aldeias. Nas últimas décadas, através de movimentos de afirmação étnica, passou a haver uma demanda por uma escola dos indígenas, buscando amparar a escola imposta de fora. Amparada em leis que constituem um modelo diferenciado e específico de educação escolar, os grupos indígenas assumiram a tarefa de elaborar propostas pedagógicas próprias, a partir de suas cosmologias e de seu modo de vida. É no sentido de tentar compreender de que forma estão sendo construídas essas novas propostas de ensino diferenciadas que se assenta este estudo. Ele tem origem em projeto de pesquisa intitulado “Memória, tradição e saberes ancestrais nas práticas escolares das aldeias Kaingang e Guarani”, desenvolvido na Faculdade de Educação da UFRGS e coordenado pela Professora Maria Aparecida Bergamaschi, que tem por objetivos: aprofundar a compreensão acerca das estratégias culturais utilizadas nas aldeias para se apropriarem da escola, tentando compreender também como a memória, a tradição e os saberes ancestrais constituem elementos para que a escola se transforme em aliada – ou não – da aldeia. |
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Ensino de história: memória e oralidade na aldeia Kaingang do Morro do OssoEste trabalho pretende apresentar algumas considerações sobre o ensino de história nas escolas indígenas – uma realidade nova para muitas aldeias. Nas últimas décadas, através de movimentos de afirmação étnica, passou a haver uma demanda por uma escola dos indígenas, buscando amparar a escola imposta de fora. Amparada em leis que constituem um modelo diferenciado e específico de educação escolar, os grupos indígenas assumiram a tarefa de elaborar propostas pedagógicas próprias, a partir de suas cosmologias e de seu modo de vida. É no sentido de tentar compreender de que forma estão sendo construídas essas novas propostas de ensino diferenciadas que se assenta este estudo. Ele tem origem em projeto de pesquisa intitulado “Memória, tradição e saberes ancestrais nas práticas escolares das aldeias Kaingang e Guarani”, desenvolvido na Faculdade de Educação da UFRGS e coordenado pela Professora Maria Aparecida Bergamaschi, que tem por objetivos: aprofundar a compreensão acerca das estratégias culturais utilizadas nas aldeias para se apropriarem da escola, tentando compreender também como a memória, a tradição e os saberes ancestrais constituem elementos para que a escola se transforme em aliada – ou não – da aldeia.Universidade de Caxias do SulMedeiros, Juliana Schneider2011-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/721Métis: história & cultura; v. 7, n. 14 (2008)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/721/526info:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-13T15:51:42Zoai:vkali30.ucs.br:article/721Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2012-11-13T15:51:42Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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