O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11578 |
Resumo: | : O ponto principal do artigo está em pensar sobre a aprendizagem histórica dos alunos diante de vídeos de siriri cuiabano encontrados no YouTube. A percepção de história que os alunos carregam quando em contato com as fontes audiovisuais de uma dança regional aproxima, ou não, das referências que compõe a vida de cada estudante, diante disso, pensando em como as danças regionais podem ser significativas no processo de ensino de História, por meio do conceito de consciência e aprendizagem histórica pautados por Jörn Rüsen, o trabalho busca investigar como o passado dialoga com os jovens estudantes de sexto ano da escola pública, e busca, especificamente, analisar quais as narrativas históricas são construídas em contato com as fontes, observar quais os significados dados ao conhecimento histórico presente no siriri e refletir sobre a forma como as danças estão presentes na cultura escolar. |
id |
UCS-7_6fa130ef5c5bdc9cf9e7b968aae74fbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/11578 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTubeEducação Histórica. Consciência Histórica. Siriri.: O ponto principal do artigo está em pensar sobre a aprendizagem histórica dos alunos diante de vídeos de siriri cuiabano encontrados no YouTube. A percepção de história que os alunos carregam quando em contato com as fontes audiovisuais de uma dança regional aproxima, ou não, das referências que compõe a vida de cada estudante, diante disso, pensando em como as danças regionais podem ser significativas no processo de ensino de História, por meio do conceito de consciência e aprendizagem histórica pautados por Jörn Rüsen, o trabalho busca investigar como o passado dialoga com os jovens estudantes de sexto ano da escola pública, e busca, especificamente, analisar quais as narrativas históricas são construídas em contato com as fontes, observar quais os significados dados ao conhecimento histórico presente no siriri e refletir sobre a forma como as danças estão presentes na cultura escolar.Universidade de Caxias do SulDestro Marioto, MarianaFronza, Marcelo2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11578Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11578/5740http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11578/4151Direitos autorais 2024 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T19:30:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/11578Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2024-04-10T19:30:05Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube |
title |
O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube |
spellingShingle |
O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube Destro Marioto, Mariana Educação Histórica. Consciência Histórica. Siriri. |
title_short |
O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube |
title_full |
O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube |
title_fullStr |
O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube |
title_full_unstemmed |
O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube |
title_sort |
O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube |
author |
Destro Marioto, Mariana |
author_facet |
Destro Marioto, Mariana Fronza, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Fronza, Marcelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Destro Marioto, Mariana Fronza, Marcelo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Histórica. Consciência Histórica. Siriri. |
topic |
Educação Histórica. Consciência Histórica. Siriri. |
description |
: O ponto principal do artigo está em pensar sobre a aprendizagem histórica dos alunos diante de vídeos de siriri cuiabano encontrados no YouTube. A percepção de história que os alunos carregam quando em contato com as fontes audiovisuais de uma dança regional aproxima, ou não, das referências que compõe a vida de cada estudante, diante disso, pensando em como as danças regionais podem ser significativas no processo de ensino de História, por meio do conceito de consciência e aprendizagem histórica pautados por Jörn Rüsen, o trabalho busca investigar como o passado dialoga com os jovens estudantes de sexto ano da escola pública, e busca, especificamente, analisar quais as narrativas históricas são construídas em contato com as fontes, observar quais os significados dados ao conhecimento histórico presente no siriri e refletir sobre a forma como as danças estão presentes na cultura escolar. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11578 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11578/5740 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11578/4151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1799306149531484160 |