O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Destro Marioto, Mariana
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Fronza, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11578
Resumo: : O ponto principal do artigo está em pensar sobre a aprendizagem histórica dos alunos diante de vídeos de siriri cuiabano encontrados no YouTube. A percepção de história que os alunos carregam quando em contato com as fontes audiovisuais de uma dança regional aproxima, ou não, das referências que compõe a vida de cada estudante, diante disso, pensando em como as danças regionais podem ser significativas no processo de ensino de História, por meio do conceito de consciência e aprendizagem histórica pautados por Jörn Rüsen, o trabalho busca investigar como o passado dialoga com os jovens estudantes de sexto ano da escola pública, e busca, especificamente, analisar quais as narrativas históricas são construídas em contato com as fontes, observar quais os significados dados ao conhecimento histórico presente no siriri e refletir sobre a forma como as danças estão presentes na cultura escolar.
id UCS-7_6fa130ef5c5bdc9cf9e7b968aae74fbb
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/11578
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTubeEducação Histórica. Consciência Histórica. Siriri.: O ponto principal do artigo está em pensar sobre a aprendizagem histórica dos alunos diante de vídeos de siriri cuiabano encontrados no YouTube. A percepção de história que os alunos carregam quando em contato com as fontes audiovisuais de uma dança regional aproxima, ou não, das referências que compõe a vida de cada estudante, diante disso, pensando em como as danças regionais podem ser significativas no processo de ensino de História, por meio do conceito de consciência e aprendizagem histórica pautados por Jörn Rüsen, o trabalho busca investigar como o passado dialoga com os jovens estudantes de sexto ano da escola pública, e busca, especificamente, analisar quais as narrativas históricas são construídas em contato com as fontes, observar quais os significados dados ao conhecimento histórico presente no siriri e refletir sobre a forma como as danças estão presentes na cultura escolar.Universidade de Caxias do SulDestro Marioto, MarianaFronza, Marcelo2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11578Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11578/5740http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11578/4151Direitos autorais 2024 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T19:30:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/11578Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2024-04-10T19:30:05Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube
title O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube
spellingShingle O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube
Destro Marioto, Mariana
Educação Histórica. Consciência Histórica. Siriri.
title_short O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube
title_full O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube
title_fullStr O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube
title_full_unstemmed O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube
title_sort O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube
author Destro Marioto, Mariana
author_facet Destro Marioto, Mariana
Fronza, Marcelo
author_role author
author2 Fronza, Marcelo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Destro Marioto, Mariana
Fronza, Marcelo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Histórica. Consciência Histórica. Siriri.
topic Educação Histórica. Consciência Histórica. Siriri.
description : O ponto principal do artigo está em pensar sobre a aprendizagem histórica dos alunos diante de vídeos de siriri cuiabano encontrados no YouTube. A percepção de história que os alunos carregam quando em contato com as fontes audiovisuais de uma dança regional aproxima, ou não, das referências que compõe a vida de cada estudante, diante disso, pensando em como as danças regionais podem ser significativas no processo de ensino de História, por meio do conceito de consciência e aprendizagem histórica pautados por Jörn Rüsen, o trabalho busca investigar como o passado dialoga com os jovens estudantes de sexto ano da escola pública, e busca, especificamente, analisar quais as narrativas históricas são construídas em contato com as fontes, observar quais os significados dados ao conhecimento histórico presente no siriri e refletir sobre a forma como as danças estão presentes na cultura escolar.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11578
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11578/5740
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11578/4151
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306149531484160