O Dia do Índio e a Lei 11.645/2008: avanços e retrocessos na práxis escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6944 |
Resumo: | Reflexão a cerca dos avanços e os retrocessos na práxis escolar pedagógica a partir da Lei 11.645/2008, que tornou obrigatória a História e Cultura Indígena, analisando as atividades pedagógicas realizadas para celebrar o Dia do Índio. A metodologia utilizada pretende aliar a pesquisa descritiva à documental, bem como a revisão bibliográfica pertinente, possibilitando a análise crítica. Para tanto, procedemos pela contextualização histórica do surgimento do Dia do Índio; analisamos o âmbito de inserção da Lei 11.645/2008; refletimos sobre a práxis escolar, os avanços e retrocessos em relação aos Povos Originários e concluímos que a práxis pedagógica carece de uma contínua formação alicerçada nos novos estudos e abordagens interdisciplinares, para sair das práticas colonialistas. |
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