Construções possíveis na prática de ensino de história: estudo de caso qualitativo numa escola pública de Campo Bom
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/713 |
Resumo: | A história da sociedade é, entre outras coisas, a história de pessoas que vivem unidas, definíveis em termos sociológicos. Assim, a história dos sujeitos se entrelaça e estabelece as mais diferentes conexões no espaço-tempo que se inventam, constituem e realizam. Este trabalho resulta de investigação realizada com alunos e um professor de História, numa escola pública estadual de Campo Bom. O trabalho consiste no resultado da análise das possibilidades que as aulas de história no Ensino Fundamental constituem para que os alunos estabeleçam uma reflexão acerca da consciência cidadã e autônoma ante a sociedade e, principalmente, sobre a responsabilidade da sua modalidade de aprendizagem. As categorias emergiram a partir das observações, da convivência e das atividades práticas, que revelaram a natureza do estudo de caso com o pretexto de verificar como e quais saberes se permite sejam transformados em aprendizagens. A análise da metodologia é entendida como disciplina que colabora para libertar os sujeitos das algemas da cultura capitalista e construir a autonomia da aprendizagem. Nesse sentido, foi indispensável pensar as possibilidades de autonomia a partir do movimento histórico interno de cada um para se constituir como sujeito-autor e biógrafo da sua própria história. |
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Construções possíveis na prática de ensino de história: estudo de caso qualitativo numa escola pública de Campo BomA história da sociedade é, entre outras coisas, a história de pessoas que vivem unidas, definíveis em termos sociológicos. Assim, a história dos sujeitos se entrelaça e estabelece as mais diferentes conexões no espaço-tempo que se inventam, constituem e realizam. Este trabalho resulta de investigação realizada com alunos e um professor de História, numa escola pública estadual de Campo Bom. O trabalho consiste no resultado da análise das possibilidades que as aulas de história no Ensino Fundamental constituem para que os alunos estabeleçam uma reflexão acerca da consciência cidadã e autônoma ante a sociedade e, principalmente, sobre a responsabilidade da sua modalidade de aprendizagem. As categorias emergiram a partir das observações, da convivência e das atividades práticas, que revelaram a natureza do estudo de caso com o pretexto de verificar como e quais saberes se permite sejam transformados em aprendizagens. A análise da metodologia é entendida como disciplina que colabora para libertar os sujeitos das algemas da cultura capitalista e construir a autonomia da aprendizagem. Nesse sentido, foi indispensável pensar as possibilidades de autonomia a partir do movimento histórico interno de cada um para se constituir como sujeito-autor e biógrafo da sua própria história. Universidade de Caxias do SulSouza, José Edimar de2011-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/713Métis: história & cultura; v. 7, n. 14 (2008)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/713/518info:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-13T15:44:55Zoai:vkali30.ucs.br:article/713Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2012-11-13T15:44:55Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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