Ecologia e Novos Movimentos Religiosos na Modernidade Tardia: um estudo da Seicho-no-Ie do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4225 |
Resumo: | O presente artigo se debruça sobre o lugar da ecologia na paisagem religiosa contemporânea a partir da Seicho-no-Ie, uma nova religião japonesa trazida para o Brasil pelos imigrantes. A partir de 1960, esse movimento deixou de ser uma religião étnica para se tornar uma religião de salvação universal. Sob a atual presidência mundial de Masanobu Taniguchi, neto do fundador, o movimento religioso assumiu nuanças ecológicas que revelam, como demonstraremos, a nuança contemporizadora dos novos movimentos religiosos. Sugerimos que movimentos como a Seicho-no-Ie se relacionam dialeticamente com as expectativas e demandas do mundo hodierno. Esse processo promove o “reencaixe” da religião na modernidade tardia, ao mesmo tempo que define novos significados à experiência e às práticas religiosas que, no caso em questão, se expressam através do “reencantamento” da relação entre humanidade e natureza. |
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Ecologia e Novos Movimentos Religiosos na Modernidade Tardia: um estudo da Seicho-no-Ie do BrasilNovos movimentos religiosos. Modernidade tardia. Seicho-no-Ie do Brasil.O presente artigo se debruça sobre o lugar da ecologia na paisagem religiosa contemporânea a partir da Seicho-no-Ie, uma nova religião japonesa trazida para o Brasil pelos imigrantes. A partir de 1960, esse movimento deixou de ser uma religião étnica para se tornar uma religião de salvação universal. Sob a atual presidência mundial de Masanobu Taniguchi, neto do fundador, o movimento religioso assumiu nuanças ecológicas que revelam, como demonstraremos, a nuança contemporizadora dos novos movimentos religiosos. Sugerimos que movimentos como a Seicho-no-Ie se relacionam dialeticamente com as expectativas e demandas do mundo hodierno. Esse processo promove o “reencaixe” da religião na modernidade tardia, ao mesmo tempo que define novos significados à experiência e às práticas religiosas que, no caso em questão, se expressam através do “reencantamento” da relação entre humanidade e natureza.Universidade de Caxias do SulSilveira, João Paulo de Paula2016-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4225Métis: história & cultura; v. 14, n. 28 (2015): Religiões e Religiosidades nas Sociedades Contemporâneas2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4225/2439info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-17T13:32:24Zoai:vkali30.ucs.br:article/4225Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2016-05-17T13:32:24Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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