As sacerdotisas do culto à Dangbe no reino de Uidá: um estudo da literatura de viagem europeia (século XVIII)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1693 |
Resumo: | Este trabalho apresenta e analisa os olhares de três viajantes europeus do século XVIII -Des Marchais (1724- 1726), Bosman (1705) e Labat (1730) - sobre a participação de meninas e mulheres do reino de Uidá no culto à serpente Dangbe. A pesquisa, na qual este trabalho se insere, teve como proposta compreender e analisar as narrativas e representações a respeito do referido culto praticado no reino de Uidá, localizado no Golfo deo Benim, mais conhecido, no período estudado, como Costa dos Escravos. Os principais aspectos do culto à serpente, destacados pelos viajantes citados, dizem respeito às narrativas míticas de origem do culto, às oferendas, às interdições e aos ritos de iniciação. Dentre os referidos elementos do culto, os viajantes dão ênfase significativa aos relatos sobre a mobilização de meninas e mulheres do reino nos ritos iniciáticos. |
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As sacerdotisas do culto à Dangbe no reino de Uidá: um estudo da literatura de viagem europeia (século XVIII)DangbeReino de UidáRito iniciático femininoEste trabalho apresenta e analisa os olhares de três viajantes europeus do século XVIII -Des Marchais (1724- 1726), Bosman (1705) e Labat (1730) - sobre a participação de meninas e mulheres do reino de Uidá no culto à serpente Dangbe. A pesquisa, na qual este trabalho se insere, teve como proposta compreender e analisar as narrativas e representações a respeito do referido culto praticado no reino de Uidá, localizado no Golfo deo Benim, mais conhecido, no período estudado, como Costa dos Escravos. Os principais aspectos do culto à serpente, destacados pelos viajantes citados, dizem respeito às narrativas míticas de origem do culto, às oferendas, às interdições e aos ritos de iniciação. Dentre os referidos elementos do culto, os viajantes dão ênfase significativa aos relatos sobre a mobilização de meninas e mulheres do reino nos ritos iniciáticos.Universidade de Caxias do Sul2012-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1693MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA; v. 10 n. 19 (2011)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1693/1085Laranjeira, Lia Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-14T14:55:18Zoai:ojs2.ucsnew.ojsbrasil.com.br:article/1693Revistahttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/PUBhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2012-11-14T14:55:18Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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