Migrantes da fronteira: entre dois mundos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herédia, Vania Beatriz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mocellin, Maria Clara, Gonçalves, Maria do Carmo Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1567
Resumo: O estudo objetiva analisar as estratégias de manutenção da identidade cultural adotada por migrantes fronteiriços, que, apesar de almejarem se estabelecer na cidade em vista das oportunidades de trabalho, se encontram entre dois mundos: o do trabalho e o das relações sociais que mantêm com seus municípios de origem. O estudo analisa os discursos dos migrantes provenientes da fronteira e suas percepções em relação ao processo migratório, as dificuldades, os limites enfrentados nesse percurso. O estudo realça o valor do trabalho como elemento de identidade étnica. O estudo foi realizado por meio de entrevistas com migrantes fronteiriços, numa cidade de porte médio do Rio Grande do Sul. A proposta tomou como referência que as migrações não podem ser consideradas como reflexos de ações individuais, mas como partes de um processo que envolve uma rede que se sustenta nas relações de parentesco e que são mediadas por vínculos familiares, construídos por meio de convivência social. Esse processo sofre estímulos por parte da sociedade quando a mesma fomenta fluxos migratórios, estimulando a migração para algumas áreas e justifica essa mobilidade. O conjunto de ações que interferem nesses processos mostra que sempre existem tensões entre os discursos dos agentes que estimulam a mobilidade e os migrantes que se defrontam com as mesmas decorrentes do processo de adaptação.                                        
id UCS-7_8ffbbcc3d39b49a229cfaf83d22b9462
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/1567
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Migrantes da fronteira: entre dois mundosAntropologia, sociologia, história regionalMigrações internas, identidade cultural, trabalhoO estudo objetiva analisar as estratégias de manutenção da identidade cultural adotada por migrantes fronteiriços, que, apesar de almejarem se estabelecer na cidade em vista das oportunidades de trabalho, se encontram entre dois mundos: o do trabalho e o das relações sociais que mantêm com seus municípios de origem. O estudo analisa os discursos dos migrantes provenientes da fronteira e suas percepções em relação ao processo migratório, as dificuldades, os limites enfrentados nesse percurso. O estudo realça o valor do trabalho como elemento de identidade étnica. O estudo foi realizado por meio de entrevistas com migrantes fronteiriços, numa cidade de porte médio do Rio Grande do Sul. A proposta tomou como referência que as migrações não podem ser consideradas como reflexos de ações individuais, mas como partes de um processo que envolve uma rede que se sustenta nas relações de parentesco e que são mediadas por vínculos familiares, construídos por meio de convivência social. Esse processo sofre estímulos por parte da sociedade quando a mesma fomenta fluxos migratórios, estimulando a migração para algumas áreas e justifica essa mobilidade. O conjunto de ações que interferem nesses processos mostra que sempre existem tensões entre os discursos dos agentes que estimulam a mobilidade e os migrantes que se defrontam com as mesmas decorrentes do processo de adaptação.                                        Universidade de Caxias do SulFAPERGS/ CNPq/Centro Scalabriniano de estudos migratóriosHerédia, Vania BeatrizMocellin, Maria ClaraGonçalves, Maria do Carmo Santos2013-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1567Métis: história & cultura; v. 11, n. 22 (2012)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1567/1248Rio Grande do Sul1998-2010População migrante da fronteira e migrantes internos do RSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-27T18:55:47Zoai:vkali30.ucs.br:article/1567Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2013-05-27T18:55:47Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Migrantes da fronteira: entre dois mundos
title Migrantes da fronteira: entre dois mundos
spellingShingle Migrantes da fronteira: entre dois mundos
Herédia, Vania Beatriz
Antropologia, sociologia, história regional
Migrações internas, identidade cultural, trabalho
title_short Migrantes da fronteira: entre dois mundos
title_full Migrantes da fronteira: entre dois mundos
title_fullStr Migrantes da fronteira: entre dois mundos
title_full_unstemmed Migrantes da fronteira: entre dois mundos
title_sort Migrantes da fronteira: entre dois mundos
author Herédia, Vania Beatriz
author_facet Herédia, Vania Beatriz
Mocellin, Maria Clara
Gonçalves, Maria do Carmo Santos
author_role author
author2 Mocellin, Maria Clara
Gonçalves, Maria do Carmo Santos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPERGS/ CNPq/Centro Scalabriniano de estudos migratórios
dc.contributor.author.fl_str_mv Herédia, Vania Beatriz
Mocellin, Maria Clara
Gonçalves, Maria do Carmo Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia, sociologia, história regional
Migrações internas, identidade cultural, trabalho
topic Antropologia, sociologia, história regional
Migrações internas, identidade cultural, trabalho
description O estudo objetiva analisar as estratégias de manutenção da identidade cultural adotada por migrantes fronteiriços, que, apesar de almejarem se estabelecer na cidade em vista das oportunidades de trabalho, se encontram entre dois mundos: o do trabalho e o das relações sociais que mantêm com seus municípios de origem. O estudo analisa os discursos dos migrantes provenientes da fronteira e suas percepções em relação ao processo migratório, as dificuldades, os limites enfrentados nesse percurso. O estudo realça o valor do trabalho como elemento de identidade étnica. O estudo foi realizado por meio de entrevistas com migrantes fronteiriços, numa cidade de porte médio do Rio Grande do Sul. A proposta tomou como referência que as migrações não podem ser consideradas como reflexos de ações individuais, mas como partes de um processo que envolve uma rede que se sustenta nas relações de parentesco e que são mediadas por vínculos familiares, construídos por meio de convivência social. Esse processo sofre estímulos por parte da sociedade quando a mesma fomenta fluxos migratórios, estimulando a migração para algumas áreas e justifica essa mobilidade. O conjunto de ações que interferem nesses processos mostra que sempre existem tensões entre os discursos dos agentes que estimulam a mobilidade e os migrantes que se defrontam com as mesmas decorrentes do processo de adaptação.                                        
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1567
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1567/1248
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Rio Grande do Sul
1998-2010
População migrante da fronteira e migrantes internos do RS
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 11, n. 22 (2012)
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306151493369856