Contradições no sistema de educação: uma releitura acerca da expansão da rede municipal de ensino em Caxias do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalla Vecchia, Marisa V. Formolo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Herédia, Vania B. M, Ramos, Felisbela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/711
Resumo: O presente estudo tem como objetivo fazer uma releitura do processo educativo da rede municipal de ensino em Caxias do Sul a partir da instalação do modelo associado dependente no País. O estudo analisa a organização da educação na rede municipal, a organização escolar segundo as leis federais, estaduais e municipais e a expansão da rede escolar nesse período. O estudo utiliza como referência metodológica a perspectiva crítica e como fontes os arquivos da 4ª Delegacia de Educação em Caxias do Sul, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Arquivo Histórico Municipal de Caxias do Sul. A análise das práticas educativas permite constatar as relações e contradições que perpassam a educação da rede municipal, sendo, ao mesmo tempo, no discurso, um espaço de democratização das relações sociais e, na prática, um espaço de reprodução daestrutura social. A pesquisa aponta que o processo educacional na rede municipal sofreu uma série de modificações de ordem qualitativa o que demonstra as interferências de ordem político-administrativa na expansão da rede. Observa, ainda, a mudança do perfil das escolas que até então eram predominantemente rurais para o perfil urbano-industrial. A alteração do panorama socioeconômico, decorrente do acentuado processo de industrialização interferiu na organização escolar, reestruturando suas principais características. O êxodo rural e o crescimento da periferia urbana foram fenômenos sociais determinantes para as transformações educacionais ocorridas na rede de ensino municipal.
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