A celebração entre o sagrado e o profano: os rituais festivos da irmandade de Nossa Senhora das Mercês de Mariana (Minas Gerais, séculos XVIII-XIX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Vanessa Cerqueira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5698
Resumo: O artigo em questão propõe a análise da religiosidade vivenciada a partir dos rituais festivos no interior da Irmandade de Nossa Senhora das Mercês localizada na cidade de Mariana. Na Capitania de Minas Gerais, entre os séculos XVIII e XIX, as associações leigas sob esta invocação foram difundidas pelos “pretos crioulos”, enquanto escravos ou forros. Articulando temas caros à devoção mercedária, como a libertação dos cativos e das almas do purgatório, discutiremos a importância das festividades na vida religiosa dos fiéis no meio confrarial, como a celebração do dia de Nossa Senhora das Mercês. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva cultural, utilizaremos as documentações institucionais que nos proporcionam uma visão das normas, mas também do cotidiano dessas associações, como os Livros de Compromisso, Livros de Entrada, Livros de Receita e Despesa, Livros de Termos e Atas de Reuniões.
id UCS-7_d9a5a4826d27743f0e3d7c6d9903ca1a
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/5698
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling A celebração entre o sagrado e o profano: os rituais festivos da irmandade de Nossa Senhora das Mercês de Mariana (Minas Gerais, séculos XVIII-XIX)História; CulturaAssociações Leigas; Festas; Religiosidade.O artigo em questão propõe a análise da religiosidade vivenciada a partir dos rituais festivos no interior da Irmandade de Nossa Senhora das Mercês localizada na cidade de Mariana. Na Capitania de Minas Gerais, entre os séculos XVIII e XIX, as associações leigas sob esta invocação foram difundidas pelos “pretos crioulos”, enquanto escravos ou forros. Articulando temas caros à devoção mercedária, como a libertação dos cativos e das almas do purgatório, discutiremos a importância das festividades na vida religiosa dos fiéis no meio confrarial, como a celebração do dia de Nossa Senhora das Mercês. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva cultural, utilizaremos as documentações institucionais que nos proporcionam uma visão das normas, mas também do cotidiano dessas associações, como os Livros de Compromisso, Livros de Entrada, Livros de Receita e Despesa, Livros de Termos e Atas de Reuniões.Universidade de Caxias do SulCapesTeixeira, Vanessa Cerqueira2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5698Métis: história & cultura; v. 16, n. 32 (2017): Som como patrimônio: cultura, território, paisagem, educação2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5698/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/5698/1890Direitos autorais 2017 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-21T11:54:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/5698Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2018-09-21T11:54:05Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A celebração entre o sagrado e o profano: os rituais festivos da irmandade de Nossa Senhora das Mercês de Mariana (Minas Gerais, séculos XVIII-XIX)
title A celebração entre o sagrado e o profano: os rituais festivos da irmandade de Nossa Senhora das Mercês de Mariana (Minas Gerais, séculos XVIII-XIX)
spellingShingle A celebração entre o sagrado e o profano: os rituais festivos da irmandade de Nossa Senhora das Mercês de Mariana (Minas Gerais, séculos XVIII-XIX)
Teixeira, Vanessa Cerqueira
História; Cultura
Associações Leigas; Festas; Religiosidade.
title_short A celebração entre o sagrado e o profano: os rituais festivos da irmandade de Nossa Senhora das Mercês de Mariana (Minas Gerais, séculos XVIII-XIX)
title_full A celebração entre o sagrado e o profano: os rituais festivos da irmandade de Nossa Senhora das Mercês de Mariana (Minas Gerais, séculos XVIII-XIX)
title_fullStr A celebração entre o sagrado e o profano: os rituais festivos da irmandade de Nossa Senhora das Mercês de Mariana (Minas Gerais, séculos XVIII-XIX)
title_full_unstemmed A celebração entre o sagrado e o profano: os rituais festivos da irmandade de Nossa Senhora das Mercês de Mariana (Minas Gerais, séculos XVIII-XIX)
title_sort A celebração entre o sagrado e o profano: os rituais festivos da irmandade de Nossa Senhora das Mercês de Mariana (Minas Gerais, séculos XVIII-XIX)
author Teixeira, Vanessa Cerqueira
author_facet Teixeira, Vanessa Cerqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Vanessa Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv História; Cultura
Associações Leigas; Festas; Religiosidade.
topic História; Cultura
Associações Leigas; Festas; Religiosidade.
description O artigo em questão propõe a análise da religiosidade vivenciada a partir dos rituais festivos no interior da Irmandade de Nossa Senhora das Mercês localizada na cidade de Mariana. Na Capitania de Minas Gerais, entre os séculos XVIII e XIX, as associações leigas sob esta invocação foram difundidas pelos “pretos crioulos”, enquanto escravos ou forros. Articulando temas caros à devoção mercedária, como a libertação dos cativos e das almas do purgatório, discutiremos a importância das festividades na vida religiosa dos fiéis no meio confrarial, como a celebração do dia de Nossa Senhora das Mercês. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva cultural, utilizaremos as documentações institucionais que nos proporcionam uma visão das normas, mas também do cotidiano dessas associações, como os Livros de Compromisso, Livros de Entrada, Livros de Receita e Despesa, Livros de Termos e Atas de Reuniões.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5698
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5698/pdf
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/5698/1890
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 16, n. 32 (2017): Som como patrimônio: cultura, território, paisagem, educação
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306151498612736