Naturalmente” feias, subalternas e masculinas: representações da mulher negra na revista Educação Physica (1939-1944)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6691 |
Resumo: | Este texto propõe algumas reflexões sobre as representações da mulher negra na revista Educação Physica, durante a direção técnica de Hollanda Loyola (1939-1944). Em um contexto sociopolítico que creditava às mulheres o dever cívico de gerar a prole nacional fisicamente sadia e racialmente regenerada, a revista, cujos discursos concorriam à negação do grupo de mulheres negras, veiculou representações destas, ora por sua feminilidade desviante, ora por sua raça “naturalmente” feia e disgênica. Atendendo aos anseios políticos de seu tempo, o periódico materializou, a partir dos corpos que evidenciou e dos corpos que ocultou nasconcepções do belo e do maternal, seus anseios para o futuro da nação, uma vez que, na revista Educação Physica, regenerar, higienizar e civilizar eram sinônimos de branquear. |
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Naturalmente” feias, subalternas e masculinas: representações da mulher negra na revista Educação Physica (1939-1944)Revista Educação Physica. Gênero. Raça. Mulher negraEste texto propõe algumas reflexões sobre as representações da mulher negra na revista Educação Physica, durante a direção técnica de Hollanda Loyola (1939-1944). Em um contexto sociopolítico que creditava às mulheres o dever cívico de gerar a prole nacional fisicamente sadia e racialmente regenerada, a revista, cujos discursos concorriam à negação do grupo de mulheres negras, veiculou representações destas, ora por sua feminilidade desviante, ora por sua raça “naturalmente” feia e disgênica. Atendendo aos anseios políticos de seu tempo, o periódico materializou, a partir dos corpos que evidenciou e dos corpos que ocultou nasconcepções do belo e do maternal, seus anseios para o futuro da nação, uma vez que, na revista Educação Physica, regenerar, higienizar e civilizar eram sinônimos de branquear.Universidade de Caxias do SulStaudt, Jéferson LuisMagalhães, Magna Lima2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6691Métis: história & cultura; v. 17, n. 33 (2018): MÉTIS - HISTÓRIA & CULTURA2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6691/3470Direitos autorais 2018 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-21T12:18:27Zoai:vkali30.ucs.br:article/6691Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2019-05-21T12:18:27Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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