Naturalmente” feias, subalternas e masculinas: representações da mulher negra na revista Educação Physica (1939-1944)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Staudt, Jéferson Luis
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Magalhães, Magna Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6691
Resumo: Este texto propõe algumas reflexões sobre as representações da mulher negra na revista Educação Physica, durante a direção técnica de Hollanda Loyola (1939-1944). Em um contexto sociopolítico que creditava às mulheres o dever cívico de gerar a prole nacional fisicamente sadia e racialmente regenerada, a revista, cujos discursos concorriam à negação do grupo de mulheres negras, veiculou representações destas, ora por sua feminilidade desviante, ora por sua raça “naturalmente” feia e disgênica. Atendendo aos anseios políticos de seu tempo, o periódico materializou, a partir dos corpos que evidenciou e dos corpos que ocultou nasconcepções do belo e do maternal, seus anseios para o futuro da nação, uma vez que, na revista Educação Physica, regenerar, higienizar e civilizar eram sinônimos de branquear.
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