Brasil-periferia: a década de 1980 e a marginalização do movimento Hip-Hop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes de Souza, Talita
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ale Rocha, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9994
Resumo: O presente texto levanta algumas questões voltadas ao período histórico-político no Brasil, nos anos de 1980, a partir de uma ótica das periferias dos grandes centros urbanos, destacando a importância expressiva dos movimentos sociais e culturais que emergiram nessa época. Ressaltamos, ainda, o movimento Hip-Hop como uma ação contra-hegemônica em uma sociedade marcada pela inferiorização de povos, e a  marginalização daqueles que não se enquadram nesse ou naquele estereótipo social. Apresentamos o Hip-Hop como elemento ativo, como um grito de legitimação de um território e do povo que nele habita. Para conduzir tais reflexões, buscamos fontes como Touraine (2006), Hall (2014), Castells (2006), entre outros autores que se fazem importantes.
id UCS-7_f8dbb7673e0a76aa4af9e64c8cd3edab
oai_identifier_str oai:ojs2.ucsnew.ojsbrasil.com.br:article/9994
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Brasil-periferia: a década de 1980 e a marginalização do movimento Hip-HopMovimentos sociais. Periferia. Hip-Hop.O presente texto levanta algumas questões voltadas ao período histórico-político no Brasil, nos anos de 1980, a partir de uma ótica das periferias dos grandes centros urbanos, destacando a importância expressiva dos movimentos sociais e culturais que emergiram nessa época. Ressaltamos, ainda, o movimento Hip-Hop como uma ação contra-hegemônica em uma sociedade marcada pela inferiorização de povos, e a  marginalização daqueles que não se enquadram nesse ou naquele estereótipo social. Apresentamos o Hip-Hop como elemento ativo, como um grito de legitimação de um território e do povo que nele habita. Para conduzir tais reflexões, buscamos fontes como Touraine (2006), Hall (2014), Castells (2006), entre outros autores que se fazem importantes.Universidade de Caxias do Sul2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9994MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA; v. 19 n. 38 (2020): Métis História & Cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9994/pdf_1Copyright (c) 2021 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes de Souza, TalitaAle Rocha, Rafael2021-04-29T11:21:44Zoai:ojs2.ucsnew.ojsbrasil.com.br:article/9994Revistahttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/PUBhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2021-04-29T11:21:44Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Brasil-periferia: a década de 1980 e a marginalização do movimento Hip-Hop
title Brasil-periferia: a década de 1980 e a marginalização do movimento Hip-Hop
spellingShingle Brasil-periferia: a década de 1980 e a marginalização do movimento Hip-Hop
Menezes de Souza, Talita
Movimentos sociais. Periferia. Hip-Hop.
title_short Brasil-periferia: a década de 1980 e a marginalização do movimento Hip-Hop
title_full Brasil-periferia: a década de 1980 e a marginalização do movimento Hip-Hop
title_fullStr Brasil-periferia: a década de 1980 e a marginalização do movimento Hip-Hop
title_full_unstemmed Brasil-periferia: a década de 1980 e a marginalização do movimento Hip-Hop
title_sort Brasil-periferia: a década de 1980 e a marginalização do movimento Hip-Hop
author Menezes de Souza, Talita
author_facet Menezes de Souza, Talita
Ale Rocha, Rafael
author_role author
author2 Ale Rocha, Rafael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes de Souza, Talita
Ale Rocha, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Movimentos sociais. Periferia. Hip-Hop.
topic Movimentos sociais. Periferia. Hip-Hop.
description O presente texto levanta algumas questões voltadas ao período histórico-político no Brasil, nos anos de 1980, a partir de uma ótica das periferias dos grandes centros urbanos, destacando a importância expressiva dos movimentos sociais e culturais que emergiram nessa época. Ressaltamos, ainda, o movimento Hip-Hop como uma ação contra-hegemônica em uma sociedade marcada pela inferiorização de povos, e a  marginalização daqueles que não se enquadram nesse ou naquele estereótipo social. Apresentamos o Hip-Hop como elemento ativo, como um grito de legitimação de um território e do povo que nele habita. Para conduzir tais reflexões, buscamos fontes como Touraine (2006), Hall (2014), Castells (2006), entre outros autores que se fazem importantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9994
url https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9994/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA; v. 19 n. 38 (2020): Métis História & Cultura
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1816338832783572992