Transformações socioespaciais do bairro de Itacaranha a partir da abertura da Avenida Afrânio Peixoto em Salvador - BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Jeremias Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCSAL
Texto Completo: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/363
Resumo: Esta dissertação intitulada Transformações socioespaciais do bairro de Itacaranha a partir da abertura da Avenida Afrânio Peixoto tem por objetivo principal analisar transformações socioespaciais no bairro de Itacaranha decorrentes da abertura da Avenida Afrânio Peixoto, de 1970 até os dias atuais, tendo em vista compreender as condições de habitabilidade e de possibilidades de melhoria para os moradores do bairro. Estabeleceu-se como hipótese principal que o surgimento e adensamento populacional do bairro de Itacaranha estão atrelados a intervenções na infraestrutura da cidade do Salvador, especificamente as transformações que se intensificaram a partir dos anos 1970, especificamente, a abertura da Avenida Afrânio Peixoto, mais conhecida como Avenida Suburbana. Adotou-se a abordagem qualitativa e técnicas de pesquisa in loco (grupo focal, aplicação de questionário e pesquisa bibliográfica e documental). As bases teóricas abordaram os conceitos de cidade, subúrbio, periferia e bairro. Observou-se, mediante as visitas de campo, que o bairro de Itacaranha não é um espaço homogêneo, embora tenham semelhanças. Nos três setores, (Setor 1 - Antigo, Setor 2 - Miolo e Setor 3 - Recente), constatou-se que existem semelhanças e diferenças, no que diz respeito a deficiências no âmbito da infraestrutura, como falta de cobertura asfáltica, coleta irregular de lixo, no transporte público coletivo, na educação e equipamentos de lazer. As análises das conversas com os moradores do local, das fontes de informações documentais e fotográficas comprovaram a hipótese inicial de que a abertura da Avenida Afrânio Peixoto, na década de 1970, trouxe significativas transformações para o bairro de Itacaranha, que deixou de ser formado apenas por lugarejos, comunidades tradicionais de pescadores e veranistas para se tornar um bairro densamente ocupado, também movimentado pelas transformações no espaço, pela instalação destinados nos mais diversos segmentos: oficinas mecânicas, material de construção, combustíveis, etc
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Adotou-se a abordagem qualitativa e técnicas de pesquisa in loco (grupo focal, aplicação de questionário e pesquisa bibliográfica e documental). As bases teóricas abordaram os conceitos de cidade, subúrbio, periferia e bairro. Observou-se, mediante as visitas de campo, que o bairro de Itacaranha não é um espaço homogêneo, embora tenham semelhanças. Nos três setores, (Setor 1 - Antigo, Setor 2 - Miolo e Setor 3 - Recente), constatou-se que existem semelhanças e diferenças, no que diz respeito a deficiências no âmbito da infraestrutura, como falta de cobertura asfáltica, coleta irregular de lixo, no transporte público coletivo, na educação e equipamentos de lazer. As análises das conversas com os moradores do local, das fontes de informações documentais e fotográficas comprovaram a hipótese inicial de que a abertura da Avenida Afrânio Peixoto, na década de 1970, trouxe significativas transformações para o bairro de Itacaranha, que deixou de ser formado apenas por lugarejos, comunidades tradicionais de pescadores e veranistas para se tornar um bairro densamente ocupado, também movimentado pelas transformações no espaço, pela instalação destinados nos mais diversos segmentos: oficinas mecânicas, material de construção, combustíveis, etcThis dissertation entitled Socio-spatial Transformations of the Itacaranha neighborhood from the opening of the Afrânio Peixoto Avenue has the main objective to analyze socio-spatial transformations in the district of Itacaranha resulting from the opening of Afrânio Peixoto Avenue, from 1970 to the present day, in order to understand the conditions of habitability and possibilities of improvement for the residents of the neighborhood. It was established as a main hypothesis that the emergence and population densification of the district of Itacaranha are linked to interventions in the infrastructure of the city of Salvador, specifically the transformations that intensified from the 1970s, specifically the opening of Afrânio Peixoto Avenue, better known like Suburban Avenue. The qualitative approach and techniques of in loco research (focus group, application of questionnaire and bibliographical and documentary research) were adopted. The theoretical bases approached the concepts of city, suburb, periphery and neighborhood. It was observed, through the field visits, that the district of Itacaranha is not a homogeneous space, although they have similarities. In the three sectors (Sector 1 - old, Sector 2 - middle and Sector 3 - recent), it was observed that there are similarities and differences regarding infrastructure deficiencies, such as lack of asphalt cover, garbage, public transportation, education and leisure equipment. The analyzes of the conversations with the local inhabitants, the sources of documentary and photographic information proved the initial hypothesis that the opening of Afrânio Peixoto Avenue brought significant transformations to the district of Itacaranha, which formed only by villages, traditional communities of fishermen and vacationers to become a densely occupied neighborhood, also moved by the transformations in space, by the installation of in the most diverse segments: mechanical workshops, construction material, fuel, etc.Submitted by Alane dos Santos Viana (alane.viana@ucsal.br) on 2017-08-22T19:04:55Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOJEREMIASPEREIRA.pdf: 7504305 bytes, checksum: df1f19ff3229bc0a025f5c4f412eb5d1 (MD5)Approved for entry into archive by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2017-08-23T18:47:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOJEREMIASPEREIRA.pdf: 7504305 bytes, checksum: df1f19ff3229bc0a025f5c4f412eb5d1 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-23T18:47:55Z (GMT). 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