A infância e sua educação diante das mudanças familiares: concepções de mães e professoras da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Leonor de Santana
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCSAL
Texto Completo: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1547
Resumo: A infância e suas formas de educação são interligadas, trazendo características e especificidades de uma época e de um local. Diante das mudanças familiares ocorridas na sociedade contemporânea, o presente trabalho tem por objetivo conhecer como mães e professoras de crianças, com idades entre quatro e seis anos, inseridas em Instituição de Educação Infantil, concebem a infância e sua educação. Como metodologia, optou-se por um estudo descritivo, cujo projeto foi submetido e aprovado por comitê de ética. A pesquisa foi realizada em uma escola particular católica que atende a um público de classe média da cidade de Salvador. A instituição tem 1.500 alunos distribuídos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Dos 90 alunos matriculados em um grupo de quatro, um de cinco e outro de seis anos, foram retirados 30% deles (27) para que suas mães participassem da pesquisa, constituindo uma amostra significativa. As professoras das três turmas também participaram do estudo. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados dois roteiros de entrevista semi-estruturados, um para as mães e outro para as professoras. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e as entrevistas foram gravadas. Tais gravações foram transcritas e os dados analisados de forma quantitativa-interpretativa, utilizando sistemas de categorias. Os resultados revelam que a família foi concebida pelas participantes como base da pessoa, grupo de pessoas que vivem juntas e centro afetivo. Para as mães, educar implica o processo de formação pessoal e escolar. Para as professoras, consiste na base e preparação para a vida futura. A infância foi concebida pelas participantes como etapa do desenvolvimento humano dotada de características positivas, estando relacionada a inocência, a brincadeira e a alegria. Os locais de aprendizado são considerados principalmente a família e a escola. Os brinquedos educativos aparecem como prioritários, demonstrando uma clara relação entre brincadeira e aprendizagem formal. Em relação à rotina da criança, as mães demonstram um cotidiano dividido entre atividades escolares, esportivas e o brincar durante a semana e, momentos de lazer e interação social entre a criança e a família nos finais de semana. Para as professoras, a rotina da sala de aula se divide em atividades acadêmicas e o brincar, além das aulas extras como música, artes e esportes.
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Dos 90 alunos matriculados em um grupo de quatro, um de cinco e outro de seis anos, foram retirados 30% deles (27) para que suas mães participassem da pesquisa, constituindo uma amostra significativa. As professoras das três turmas também participaram do estudo. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados dois roteiros de entrevista semi-estruturados, um para as mães e outro para as professoras. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e as entrevistas foram gravadas. Tais gravações foram transcritas e os dados analisados de forma quantitativa-interpretativa, utilizando sistemas de categorias. Os resultados revelam que a família foi concebida pelas participantes como base da pessoa, grupo de pessoas que vivem juntas e centro afetivo. Para as mães, educar implica o processo de formação pessoal e escolar. Para as professoras, consiste na base e preparação para a vida futura. A infância foi concebida pelas participantes como etapa do desenvolvimento humano dotada de características positivas, estando relacionada a inocência, a brincadeira e a alegria. Os locais de aprendizado são considerados principalmente a família e a escola. Os brinquedos educativos aparecem como prioritários, demonstrando uma clara relação entre brincadeira e aprendizagem formal. Em relação à rotina da criança, as mães demonstram um cotidiano dividido entre atividades escolares, esportivas e o brincar durante a semana e, momentos de lazer e interação social entre a criança e a família nos finais de semana. Para as professoras, a rotina da sala de aula se divide em atividades acadêmicas e o brincar, além das aulas extras como música, artes e esportes.The childhood and their forms of education are interconnected, bringing characteristics and peculiarities of a season and a spot. In the face of family changes occurring in contemporary society, this study aims to know how mothers and teachers of children, aged between four and six years, embedded in Institution of Child Rearing, realize your childhood and education. As a methodology, we chose a descriptive study, whose design was submitted and approved by the ethics committee. The study was conducted in a Catholic private school that caters to an audience of middle-class city of Salvador. The institution has 1500 pupils distributed to the Children's Education High School. Of the 90 students enrolled in a group of four, one of five and another six years, were removed 30% of them (27) so that their mothers participate in the research, constituting a significant sample. The teachers of the three classes also participated in the study. Were used as instruments for collecting data two tours of semi-structured, one for mothers and another for teachers. Participants signed the End of Free and Informed Consent and the interviews were recorded. These recordings were transcribed and analyzed data on a quantitative-interpretive, using systems of categories. The results show that the family was conceived by participants as a basis of the person, group of people who live together and emotional center. For the mothers, educating implies the process of training staff and school. For teachers, is the basis and preparation for future life. The child was conceived by participants as a stage of human development with a positive characteristics, in relation to innocence, and joy to play. The places of learning are considered mainly to family and school. The educational toys appear as a priority, demonstrating a clear link between play and formal learning. Regarding the routine of the child, mothers show a daily divided between school activities, sports and play during the week and in moments of leisure and social interaction between the child and family on weekends. For teachers, the routine of the classroom is divided into academic activities and play, in addition to extra classes such as music, arts and sports.Submitted by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2020-04-28T20:15:12Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOLEONORGUIMARAES.pdf: 693451 bytes, checksum: e8b82b358edfcc9b1f5002cd7d53f3fe (MD5)Approved for entry into archive by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2020-04-28T20:15:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOLEONORGUIMARAES.pdf: 693451 bytes, checksum: e8b82b358edfcc9b1f5002cd7d53f3fe (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-28T20:15:52Z (GMT). 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