As trajetórias de jovens egressos do ensino médio de escola pública no mercado de trabalho de Salvador no período de 2011 a 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Janaína Matos dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCSAL
Texto Completo: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/501
Resumo: O sistema capitalista vive mais uma das suas crises recorrentes, e apesar da centra-lidade do trabalho, enquanto gerador de valor para o funcionamento do próprio sis-tema, muitas nações são atingidas pelos altos índices de desemprego. Nesse cenário, os jovens acabam sendo a as principais vítimas, com maior dificuldade de colocação no mercado de trabalho. Essa conjuntura traz preocupação para o desenvolvimento de um país e por isso mobiliza chefes de governo a pensarem estratégias para identificar o problema e resolvê-lo. A partir de 1990, o Brasil ampliou o espaço na sua agenda de políticas públicas para conhecer seus jovens de forma mais aprofundada, buscando ir além das estatísticas, com a realização de diversas pesquisas institucionais, teses e dissertações. Com o propósito de contribuir para os debates sobre o desemprego juvenil, o estudo tem por objetivo analisar a trajetória do jovem oriundo de escola pública para o mercado de trabalho na cidade de Salvador. Para isso, são observadas as trajetórias de 10 ex-alunos do Colégio Landulfo Alves, concluintes do ensino médio nos anos de 2011 a 2017. A pesquisa é contextualizada a partir da análise do cenário econômico, político e social do final do século XX e início do século XXI. Foram utilizadas a análise documental, análise de dados secundários sobre o mercado de trabalho da região metropolitana de Salvador e entrevistas semiestruturadas, onde se constatou que 9 entre os 10 jovens que responderam à pesquisa deram continuidade aos estudos, sendo beneficiados por um momento de expansão do ensino superior no país, porém, apesar da elevação da escolaridade continuar sendo importante para a inserção no mercado de trabalho, o diploma não garante o pleno emprego nem a estabilidade profissional, pois mesmo nos períodos de crescimento econômico, os postos de trabalho criados foram marcados pela precariedade e falta de segurança, por outro lado, nos momentos de intensa crise econômica, os jovens são os primeiros a serem expulsos do mercado de trabalho. Por fim, a reforma trabalhista de 2017 que destrói direitos e flexibiliza ao máximo as formas de contratação e de remuneração torna ainda mais negativas as perspectivas de trabalho das gerações de jovens que estão por vir.
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Com o propósito de contribuir para os debates sobre o desemprego juvenil, o estudo tem por objetivo analisar a trajetória do jovem oriundo de escola pública para o mercado de trabalho na cidade de Salvador. Para isso, são observadas as trajetórias de 10 ex-alunos do Colégio Landulfo Alves, concluintes do ensino médio nos anos de 2011 a 2017. A pesquisa é contextualizada a partir da análise do cenário econômico, político e social do final do século XX e início do século XXI. 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Por fim, a reforma trabalhista de 2017 que destrói direitos e flexibiliza ao máximo as formas de contratação e de remuneração torna ainda mais negativas as perspectivas de trabalho das gerações de jovens que estão por vir.The capitalist system is experiencing one of its recurrent crises, and despite the cen-trality of labor, as a generator of value for the functioning of the system itself, many nations are affected by high unemployment. In this scenario, young people end up being the main victims, with greater difficulty in placing them in the labor market. This situation is of concern for the development of a country and therefore mobilizes heads of government to think strategies to identify the problem and solve it. Since 1990, Brazil has expanded the space in its agenda of public policies to know its youth in a more in depth way, seeking to go beyond the statistics, with the accomplishment of several institutional researches, theses and dissertations. With the purpose of contributing to the debates on youth unemployment, the study aims to analyze the trajectory of young people from public schools to the labor market in the city of Salvador. For this, the trajectories of 10 former students of the Landulfo Alves College, who completed high school in the years 2011 to 2017, are observed. The research is contextualized from the analysis of the economic, political and social scenario of the late twentieth and early twentieth century of the 21st century. Documentary analysis, secondary data analysis on the labor market of the metropolitan region of Salvador, and semi-structured interviews were used, where it was found that 9 of the 10 young people who responded to the survey gave continuity to the studies, benefiting from a moment of expansion of the higher education in the country, but despite the fact that higher education continues to be important for labor market insertion, the diploma does not guarantee full employment or professional stability, because even in periods of economic growth, the jobs created were marked by precariousness and lack of security, on the other hand, in times of intense economic crisis, young people are the first to be expelled from the labor market. Finally, the 2017 labor reform that destroys rights and makes flexibilities to the maximum possible forms of hiring and remuneration makes the perspectives of future generations of young people even more negative.Submitted by Daniele Mendonça (daniele.mendonca@ucsal.br) on 2018-11-14T19:47:56Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOJANAINASANTOS.pdf: 1331275 bytes, checksum: addc595d0ef67cfb70ab8e9dd410820f (MD5)Approved for entry into archive by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2018-11-16T11:48:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOJANAINASANTOS.pdf: 1331275 bytes, checksum: addc595d0ef67cfb70ab8e9dd410820f (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-16T11:48:30Z (GMT). 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