Mulheres que foram mães quando adolescentes: trajetórias de desenvolvimento em diferentes contextos familiares um estudo de casos em um bairro popular de Salvador-Ba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Alessandra Daltro Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCSAL
Texto Completo: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/512
Resumo: Mulheres que foram mães quando adolescentes: trajetórias de desenvolvimento em diferentes contextos familiares. Um estudo de casos em um bairro popular de salvador. Dissertação de mestrado. Superintendência de pesquisa e pós-graduação programa de pós-graduação em família na sociedade contemporânea. Universidade Católica do Salvador. Salvador/BA. A experiência de ter um filho representa uma ruptura no desenvolvimento da adolescência, um período representado como importante na vida do indivíduo. Deste modo, implica em uma quebra na sua dinâmica, desafiando conceitos e expectativas que haviam sido projetados acerca das próprias trajetórias. As consequências deste evento acarretam diversas mudanças, principalmente em relação às expectativas traçadas para o futuro desta jovem mãe, causando incertezas. Este estudo tem por objetivo caracterizar as diferentes trajetórias de mulheres que se tornaram mães na adolescência, identificando as estratégias de enfrentamento das quais elas lançam mão para lidar com eventos críticos que ocorrem ao longo dessas trajetórias. O referencial teórico, dentro da psicologia cultural do desenvolvimento, baseia-se nos conceitos de rupturas e transições, de Zittoun, e no processo de construção de significados (Valsiner), a partir das experiências feitas pela pessoa ao longo de sua trajetória. Trata-se de um estudo qualitativo de múltiplos casos, através de narrativas de trajetórias de vida de seis jovens mães que tiveram filhos na adolescência. Elas provêm de diferentes contextos familiares, incluindo-se no estudo: casos de mães que tiveram filhos na adolescência e manteve o relacionamentocom o pai da criança; mães que perderam seus companheiros de forma violenta, tornando se viúvas e mães que permaneceram solteiras. As entrevistadas, quando adolescentes, fizeram parte de um projeto desenvolvido em 2004 no bairro do Nordeste de Amaralina em Salvador BA. A análise considera dados coletados em dois momentos (2004 e 2015/2016). Para coleta de dados, a ferramenta utilizada foram entrevistas narrativas. A análise, inspirada da abordagem bioecológica de Bronfenbrenner e no modo como Tania Zittoun concebe transições e rupturas no curso de vida, centrou-se na interdependência entre contextos e trajetórias de desenvolvimento, buscando entender como estes se caracterizam, e as singularidades do movimento pessoal e dos significados construídos por essas mulheres para enfrentar eventos críticos (rupturas) ao longo de sua transição para a maternidade. As questões que orientaram a discussão dos dados foram: como a trajetória da mãe adolescente se desenha a partir do momento de gravidez? Quais são os pontos de referência, os outros sociais, os recursos nos quais elas se apoiam para ressignificar a própria experiência? De que modo o fato de terem se tornado mães na adolescência afetou suas perspectivas para o futuro? Nas conclusões, destacam-se: a gravidez desenhando diferentes trajetórias, a figura materna sendo o principal ponto de referência, para o enfrentamento dos eventos críticos elas utilizam como recursos, as próprias exigências que carregam de jutiça, felicidade e verdade.
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Este estudo tem por objetivo caracterizar as diferentes trajetórias de mulheres que se tornaram mães na adolescência, identificando as estratégias de enfrentamento das quais elas lançam mão para lidar com eventos críticos que ocorrem ao longo dessas trajetórias. O referencial teórico, dentro da psicologia cultural do desenvolvimento, baseia-se nos conceitos de rupturas e transições, de Zittoun, e no processo de construção de significados (Valsiner), a partir das experiências feitas pela pessoa ao longo de sua trajetória. Trata-se de um estudo qualitativo de múltiplos casos, através de narrativas de trajetórias de vida de seis jovens mães que tiveram filhos na adolescência. Elas provêm de diferentes contextos familiares, incluindo-se no estudo: casos de mães que tiveram filhos na adolescência e manteve o relacionamentocom o pai da criança; mães que perderam seus companheiros de forma violenta, tornando se viúvas e mães que permaneceram solteiras. 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Quais são os pontos de referência, os outros sociais, os recursos nos quais elas se apoiam para ressignificar a própria experiência? De que modo o fato de terem se tornado mães na adolescência afetou suas perspectivas para o futuro? Nas conclusões, destacam-se: a gravidez desenhando diferentes trajetórias, a figura materna sendo o principal ponto de referência, para o enfrentamento dos eventos críticos elas utilizam como recursos, as próprias exigências que carregam de jutiça, felicidade e verdade.Santana, A.D. P. (2016). Women who were mothers when adolescents: trajectories of development in different family contexts. A case study in a popular neighborhood of Salvador. Master Thesis. The superintendence of research and postgraduate program of post-graduation in family in contemporary society. Catholic University of Salvador. Salvador/BA. The experience of having a child represents a rupture in the development of adolescence, a period represented as important in the life of the individual. In this way, implies in a break in their dynamics, challenging concepts and expectations that had been designed about own trajectories. The consequences of this event entail various changes, mainly in relation to the expectations outlined for the future of this young mother, causing uncertainty. This study aimed to characterize the different trajectories of women who became mothers in adolescence, identifying the coping strategies of which they cast hand to deal with critical events that occur along these paths. The theoretical framework, within the cultural Psychology of Development, is based on the concepts of disruptions and transitions, Zittoun, and in the process of construction of meanings (Valsiner), from the experiences made by person along its trajectory. This is a qualitative study of multiple cases, through narratives of life trajectories of six young mothers who had children in adolescence. They come from different family contexts, including in the study: cases of mothers who had children in adolescence and maintained the relationship with the father of the child; mothers who have lost their companions of violent manner, becoming widows and mothers who remained unmarried women. The interviewees, when adolescents, were part of a project developed in 2004 in Nordeste de Amaralina, in Salvador, BA. The analysis considers data collected in two moments (2004 and 2015/2016). For data collection, the tool used were interviews narratives. The analysis, inspired the approach bioecological of Bronfenbrenner and in how Tania Zittoun conceives transitions and ruptures in the course of life, focused on the interdependence between contexts and trajectories of development, seeking to understand how these are characterised, and the singularities of personal movement and the meanings constructed by these women to face of critical events (ruptures) along their transition to motherhood. Questions that guided the discussion of data were: as the trajectory of the adolescent mother emerges from the time of pregnancy? What are the points of reference, the other social, the resources on which they rely to signify the own experience? In what way the fact of having become mothers in adolescence has affected its prospects for the future? In the conclusions, stand out: pregnancy drawing different trajectories, the maternal figure being the primary reference point, to face the critical events they use as resources, the own demands that upload of justice, happiness and truth.Submitted by Ana Carla Almeida (ana.almeida@ucsal.br) on 2018-11-22T12:20:24Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOALESSANDRASANTANA.pdf: 1037236 bytes, checksum: 41339fe8eecb17cd38349c6685868a51 (MD5)Approved for entry into archive by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2018-11-22T13:56:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOALESSANDRASANTANA.pdf: 1037236 bytes, checksum: 41339fe8eecb17cd38349c6685868a51 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-22T13:56:13Z (GMT). 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