Educação ambiental na escola: limites e possibilidades para o desenvolvimento de uma horta escolar em frente a abordagem interdisciplinar
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCSAL |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/123456730/330 |
Resumo: | A Política Nacional de Educação Ambiental estabelece a necessidade de a Educação Ambiental estar presente de forma integrada e permanente em todo processo educativo formal. Neste contexto, faz-se necessário superar o olhar naturalista do meio ambiente para uma visão onde os seres vivos, a natureza, o ambiente e os homens mantenham uma relação de interação. O presente estudo teve como objetivo principal analisar os limites e possibilidades para o desenvolvimento de uma horta escolar frente a uma abordagem pautada na interdisciplinaridade por meio do projeto interdisciplinar Plantando a Paz, aplicado no Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza que tem a Educação Ambiental presente no currículo escolar como tema transversal. Para a realização deste estudo utilizou-se uma abordagem qualitativa exploratória através de uma pesquisa participante. No primeiro momento foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental, no segundo momento estudo de campo com base nos discursos e vivências que permeiam o ambiente escolar, seguido da aplicação de questionários. O desenvolvimento do projeto propiciou um ambiente de aprendizagem individual, coletivo e social contribuindo significativamente para instituir novas maneiras de ser, de agir, de compreender e colocar-se diante de si mesmo e dos seus semelhantes. Diante da análise das mudanças ocorridas no Colégio após a implantação do projeto, os resultados indicam que a EA crítica inserida de forma interdisciplinar abre possibilidades para a inovação das práticas pedagógicas, ressignificando o espaço escolar, e refletindo positivamente nas relações e no desempenho dos educandos em relação aos níveis de aprovação/reprovação e assiduidade. |
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2017-03-02T19:45:47Z2016-01-282017-03-02T19:45:47Z2016-01-28http://hdl.handle.net/123456730/330A Política Nacional de Educação Ambiental estabelece a necessidade de a Educação Ambiental estar presente de forma integrada e permanente em todo processo educativo formal. Neste contexto, faz-se necessário superar o olhar naturalista do meio ambiente para uma visão onde os seres vivos, a natureza, o ambiente e os homens mantenham uma relação de interação. O presente estudo teve como objetivo principal analisar os limites e possibilidades para o desenvolvimento de uma horta escolar frente a uma abordagem pautada na interdisciplinaridade por meio do projeto interdisciplinar Plantando a Paz, aplicado no Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza que tem a Educação Ambiental presente no currículo escolar como tema transversal. Para a realização deste estudo utilizou-se uma abordagem qualitativa exploratória através de uma pesquisa participante. No primeiro momento foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental, no segundo momento estudo de campo com base nos discursos e vivências que permeiam o ambiente escolar, seguido da aplicação de questionários. O desenvolvimento do projeto propiciou um ambiente de aprendizagem individual, coletivo e social contribuindo significativamente para instituir novas maneiras de ser, de agir, de compreender e colocar-se diante de si mesmo e dos seus semelhantes. 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This study aimed to analyze the limits and possibilities for the development of a garden inside the school through interdisciplinary project “Plantando a Paz”, applied in State Highschool Luiz Rogério de Souza which has the Environmental Education present in in the teaching of the institution. For this study there was an exploratory qualitative approach through a participatory research. At first a bibliographic and documentary research will be presented, in the second time field study based on speeches and experiences that permeate the school environment, followed by questionnaires. The project development provide an individual learning environment, contributing significantly to collective social and establish new ways to be, to act, to perceive, to understand and put in front of one inner self and its fellow men/woman. On the analysis of changes in the College after the implementation of the project, the results indicate that the inserted EA in an interdisciplinary way opens up possibilities for innovation in teaching practices, giving new meaning to the school environment and reflecting positively in relationships and in the reality of students in relation to levels of pass / fail and attendance.Submitted by Marcio Emanuel Paixão Santos (marcio.santos@ucsal.br) on 2017-02-20T17:37:12Z No. of bitstreams: 1 BRITO, MAL-2016.pdf: 6634107 bytes, checksum: d1e4c7b05db055af896fca795eefe097 (MD5)Rejected by Maria Emília Carvalho Ribeiro (maria.ribeiro@ucsal.br), reason: Correções on 2017-02-22T18:24:36Z (GMT)Submitted by Marcio Emanuel Paixão Santos (marcio.santos@ucsal.br) on 2017-02-22T21:30:37Z No. of bitstreams: 1 BRITO, MAL-2016.pdf: 6634107 bytes, checksum: d1e4c7b05db055af896fca795eefe097 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Emília Carvalho Ribeiro (maria.ribeiro@ucsal.br) on 2017-03-02T19:45:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRITO, MAL-2016.pdf: 6634107 bytes, checksum: d1e4c7b05db055af896fca795eefe097 (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-02T19:45:47Z (GMT). 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