O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCSAL |
Texto Completo: | http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1301 |
Resumo: | Autores no campo da comunicação, da psicologia e da área de humanas em geral, vêm discutindo o lugar das mídias como uma importante instância socializadora, portadoras de novas propriedades e dinâmicas de pertencimento social. Partindo da premissa de que a criança não é uma categoria natural, mas afetada pelas complexas transformações do mundo, o presente artigo, produzido a partir dos estudos vinculados à linha de pesquisa Publicidade Infantil: ideologia, discurso e representação da infância, têm por objetivo discutir os efeitos produzidos no comportamento de consumo e na vivência da infância, a partir da interação das crianças com as mídias digitais na contemporaneidade. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica na literatura e nos portais Scielo, Google Acadêmico e na Plataforma de Periódicos de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de artigos sobre o tema. Serviram de embasamento os estudos de autores da Psicologia do Desenvolvimento, Sociologia da Infância e Comunicação Social |
id |
UCSAL-1_9e2d56bdc42056a2eb64ec5d14f384e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:magneto.ucsal.br:prefix/1301 |
network_acronym_str |
UCSAL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCSAL |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-01-07T13:13:43Z2020-01-072020-01-07T13:13:43Z2019-10http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1301Submitted by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2020-01-07T13:13:43Z No. of bitstreams: 1 O que se diz e o que se mostra consumismo e adultização das infâncias através das mídias.pdf: 352806 bytes, checksum: b3a54c39a11e26659f66506a3eb9bbd8 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-07T13:13:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O que se diz e o que se mostra consumismo e adultização das infâncias através das mídias.pdf: 352806 bytes, checksum: b3a54c39a11e26659f66506a3eb9bbd8 (MD5) Previous issue date: 2019-10Autores no campo da comunicação, da psicologia e da área de humanas em geral, vêm discutindo o lugar das mídias como uma importante instância socializadora, portadoras de novas propriedades e dinâmicas de pertencimento social. Partindo da premissa de que a criança não é uma categoria natural, mas afetada pelas complexas transformações do mundo, o presente artigo, produzido a partir dos estudos vinculados à linha de pesquisa Publicidade Infantil: ideologia, discurso e representação da infância, têm por objetivo discutir os efeitos produzidos no comportamento de consumo e na vivência da infância, a partir da interação das crianças com as mídias digitais na contemporaneidade. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica na literatura e nos portais Scielo, Google Acadêmico e na Plataforma de Periódicos de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de artigos sobre o tema. Serviram de embasamento os estudos de autores da Psicologia do Desenvolvimento, Sociologia da Infância e Comunicação SocialporUniversidade Católica do SalvadorUCSALBrasilSEMOC - Semana de Mobilização CientíficaSociais e HumanidadesMultidisciplinarInfânciaMídiaConsumoAdultizaçãoSEMOC - Semana de Mobilização CientíficaO que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídiasSEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectXXIISantos, Felipe Jesus dosCunha, Saulo MachadoQueiroz, Cláudio Ribeiro SantanaSarno, Silvana Maria GrisiUCSAL, Universidade Católica do Salvadorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCSALinstname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)instacron:UCSALLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1301/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALO que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias.pdfO que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias.pdfapplication/pdf352806http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1301/1/O%20que%20se%20diz%20e%20o%20que%20se%20mostra%3a%20consumismo%20e%20adultiza%c3%a7%c3%a3o%20das%20inf%c3%a2ncias%20atrav%c3%a9s%20das%20m%c3%addias.pdfb3a54c39a11e26659f66506a3eb9bbd8MD51prefix/13012020-01-10 09:07:05.543oai:magneto.ucsal.br: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ório de Publicaçõeshttp://ri.ucsal.br:8080/oai/requestopendoar:2020-01-10T12:07:05Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
SEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba) |
title |
O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias |
spellingShingle |
O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias Santos, Felipe Jesus dos Sociais e Humanidades Multidisciplinar Infância Mídia Consumo Adultização SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
title_short |
O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias |
title_full |
O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias |
title_fullStr |
O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias |
title_full_unstemmed |
O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias |
title_sort |
O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias |
author |
Santos, Felipe Jesus dos |
author_facet |
Santos, Felipe Jesus dos Cunha, Saulo Machado Queiroz, Cláudio Ribeiro Santana Sarno, Silvana Maria Grisi UCSAL, Universidade Católica do Salvador |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Saulo Machado Queiroz, Cláudio Ribeiro Santana Sarno, Silvana Maria Grisi UCSAL, Universidade Católica do Salvador |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Felipe Jesus dos Cunha, Saulo Machado Queiroz, Cláudio Ribeiro Santana Sarno, Silvana Maria Grisi UCSAL, Universidade Católica do Salvador |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Sociais e Humanidades Multidisciplinar |
topic |
Sociais e Humanidades Multidisciplinar Infância Mídia Consumo Adultização SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Mídia Consumo Adultização SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
description |
Autores no campo da comunicação, da psicologia e da área de humanas em geral, vêm discutindo o lugar das mídias como uma importante instância socializadora, portadoras de novas propriedades e dinâmicas de pertencimento social. Partindo da premissa de que a criança não é uma categoria natural, mas afetada pelas complexas transformações do mundo, o presente artigo, produzido a partir dos estudos vinculados à linha de pesquisa Publicidade Infantil: ideologia, discurso e representação da infância, têm por objetivo discutir os efeitos produzidos no comportamento de consumo e na vivência da infância, a partir da interação das crianças com as mídias digitais na contemporaneidade. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica na literatura e nos portais Scielo, Google Acadêmico e na Plataforma de Periódicos de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de artigos sobre o tema. Serviram de embasamento os estudos de autores da Psicologia do Desenvolvimento, Sociologia da Infância e Comunicação Social |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-07T13:13:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-07 2020-01-07T13:13:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1301 |
url |
http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica do Salvador |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCSAL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica do Salvador |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCSAL instname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL) instacron:UCSAL |
instname_str |
Universidade Católica de Salvador (UCSAL) |
instacron_str |
UCSAL |
institution |
UCSAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCSAL |
collection |
Repositório Institucional da UCSAL |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1301/2/license.txt http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1301/1/O%20que%20se%20diz%20e%20o%20que%20se%20mostra%3a%20consumismo%20e%20adultiza%c3%a7%c3%a3o%20das%20inf%c3%a2ncias%20atrav%c3%a9s%20das%20m%c3%addias.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b b3a54c39a11e26659f66506a3eb9bbd8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1767328123104264192 |