O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Felipe Jesus dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cunha, Saulo Machado, Queiroz, Cláudio Ribeiro Santana, Sarno, Silvana Maria Grisi, UCSAL, Universidade Católica do Salvador
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCSAL
Texto Completo: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1301
Resumo: Autores no campo da comunicação, da psicologia e da área de humanas em geral, vêm discutindo o lugar das mídias como uma importante instância socializadora, portadoras de novas propriedades e dinâmicas de pertencimento social. Partindo da premissa de que a criança não é uma categoria natural, mas afetada pelas complexas transformações do mundo, o presente artigo, produzido a partir dos estudos vinculados à linha de pesquisa Publicidade Infantil: ideologia, discurso e representação da infância, têm por objetivo discutir os efeitos produzidos no comportamento de consumo e na vivência da infância, a partir da interação das crianças com as mídias digitais na contemporaneidade. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica na literatura e nos portais Scielo, Google Acadêmico e na Plataforma de Periódicos de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de artigos sobre o tema. Serviram de embasamento os estudos de autores da Psicologia do Desenvolvimento, Sociologia da Infância e Comunicação Social
id UCSAL-1_9e2d56bdc42056a2eb64ec5d14f384e8
oai_identifier_str oai:magneto.ucsal.br:prefix/1301
network_acronym_str UCSAL-1
network_name_str Repositório Institucional da UCSAL
repository_id_str
spelling 2020-01-07T13:13:43Z2020-01-072020-01-07T13:13:43Z2019-10http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1301Submitted by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2020-01-07T13:13:43Z No. of bitstreams: 1 O que se diz e o que se mostra consumismo e adultização das infâncias através das mídias.pdf: 352806 bytes, checksum: b3a54c39a11e26659f66506a3eb9bbd8 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-07T13:13:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O que se diz e o que se mostra consumismo e adultização das infâncias através das mídias.pdf: 352806 bytes, checksum: b3a54c39a11e26659f66506a3eb9bbd8 (MD5) Previous issue date: 2019-10Autores no campo da comunicação, da psicologia e da área de humanas em geral, vêm discutindo o lugar das mídias como uma importante instância socializadora, portadoras de novas propriedades e dinâmicas de pertencimento social. Partindo da premissa de que a criança não é uma categoria natural, mas afetada pelas complexas transformações do mundo, o presente artigo, produzido a partir dos estudos vinculados à linha de pesquisa Publicidade Infantil: ideologia, discurso e representação da infância, têm por objetivo discutir os efeitos produzidos no comportamento de consumo e na vivência da infância, a partir da interação das crianças com as mídias digitais na contemporaneidade. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica na literatura e nos portais Scielo, Google Acadêmico e na Plataforma de Periódicos de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de artigos sobre o tema. Serviram de embasamento os estudos de autores da Psicologia do Desenvolvimento, Sociologia da Infância e Comunicação SocialporUniversidade Católica do SalvadorUCSALBrasilSEMOC - Semana de Mobilização CientíficaSociais e HumanidadesMultidisciplinarInfânciaMídiaConsumoAdultizaçãoSEMOC - Semana de Mobilização CientíficaO que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídiasSEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectXXIISantos, Felipe Jesus dosCunha, Saulo MachadoQueiroz, Cláudio Ribeiro SantanaSarno, Silvana Maria GrisiUCSAL, Universidade Católica do Salvadorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCSALinstname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)instacron:UCSALLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1301/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALO que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias.pdfO que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias.pdfapplication/pdf352806http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1301/1/O%20que%20se%20diz%20e%20o%20que%20se%20mostra%3a%20consumismo%20e%20adultiza%c3%a7%c3%a3o%20das%20inf%c3%a2ncias%20atrav%c3%a9s%20das%20m%c3%addias.pdfb3a54c39a11e26659f66506a3eb9bbd8MD51prefix/13012020-01-10 09:07:05.543oai:magneto.ucsal.br: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ório de Publicaçõeshttp://ri.ucsal.br:8080/oai/requestopendoar:2020-01-10T12:07:05Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv SEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba)
title O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias
spellingShingle O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias
Santos, Felipe Jesus dos
Sociais e Humanidades
Multidisciplinar
Infância
Mídia
Consumo
Adultização
SEMOC - Semana de Mobilização Científica
title_short O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias
title_full O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias
title_fullStr O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias
title_full_unstemmed O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias
title_sort O que se diz e o que se mostra: consumismo e adultização das infâncias através das mídias
author Santos, Felipe Jesus dos
author_facet Santos, Felipe Jesus dos
Cunha, Saulo Machado
Queiroz, Cláudio Ribeiro Santana
Sarno, Silvana Maria Grisi
UCSAL, Universidade Católica do Salvador
author_role author
author2 Cunha, Saulo Machado
Queiroz, Cláudio Ribeiro Santana
Sarno, Silvana Maria Grisi
UCSAL, Universidade Católica do Salvador
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Felipe Jesus dos
Cunha, Saulo Machado
Queiroz, Cláudio Ribeiro Santana
Sarno, Silvana Maria Grisi
UCSAL, Universidade Católica do Salvador
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Sociais e Humanidades
Multidisciplinar
topic Sociais e Humanidades
Multidisciplinar
Infância
Mídia
Consumo
Adultização
SEMOC - Semana de Mobilização Científica
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Mídia
Consumo
Adultização
SEMOC - Semana de Mobilização Científica
description Autores no campo da comunicação, da psicologia e da área de humanas em geral, vêm discutindo o lugar das mídias como uma importante instância socializadora, portadoras de novas propriedades e dinâmicas de pertencimento social. Partindo da premissa de que a criança não é uma categoria natural, mas afetada pelas complexas transformações do mundo, o presente artigo, produzido a partir dos estudos vinculados à linha de pesquisa Publicidade Infantil: ideologia, discurso e representação da infância, têm por objetivo discutir os efeitos produzidos no comportamento de consumo e na vivência da infância, a partir da interação das crianças com as mídias digitais na contemporaneidade. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica na literatura e nos portais Scielo, Google Acadêmico e na Plataforma de Periódicos de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de artigos sobre o tema. Serviram de embasamento os estudos de autores da Psicologia do Desenvolvimento, Sociologia da Infância e Comunicação Social
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-07T13:13:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-07
2020-01-07T13:13:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1301
url http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv SEMOC - Semana de Mobilização Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica do Salvador
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCSAL
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica do Salvador
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCSAL
instname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
instacron:UCSAL
instname_str Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
instacron_str UCSAL
institution UCSAL
reponame_str Repositório Institucional da UCSAL
collection Repositório Institucional da UCSAL
bitstream.url.fl_str_mv http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1301/2/license.txt
http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1301/1/O%20que%20se%20diz%20e%20o%20que%20se%20mostra%3a%20consumismo%20e%20adultiza%c3%a7%c3%a3o%20das%20inf%c3%a2ncias%20atrav%c3%a9s%20das%20m%c3%addias.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
b3a54c39a11e26659f66506a3eb9bbd8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767328123104264192