A mulher retratada na música da sociedade contemporânea: uma analise crítica a luz da lei antibaixaria- N°12.573/12
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCSAL |
Texto Completo: | http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/715 |
Resumo: | Este artigo busca demonstrar como a mulher tem sido retratada na música brasileira, sendo essa retratação uma forma de violência simbólica, objeto da Lei 12.573/12 conhecida como Antibaixara, que veda o emprego de verbas públicas para a contratação de artistas que contenham em seu repertório musical, conteúdo que faça apologia a violência de modo geral, principalmente a violência de gênero. Ressaltando para tanto a trajetória da mulher na busca por seus direitos, e considerando esse cenário musical como um retrocesso sociocultural, que fortalece a cultura de violência contra a mulher. |
id |
UCSAL-1_db40a33f89bac7d70a61a1f54405ab38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:magneto.ucsal.br:prefix/715 |
network_acronym_str |
UCSAL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCSAL |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-01-31T17:33:24Z2019-01-312019-01-31T17:33:24Z2019-01-31http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/715Este artigo busca demonstrar como a mulher tem sido retratada na música brasileira, sendo essa retratação uma forma de violência simbólica, objeto da Lei 12.573/12 conhecida como Antibaixara, que veda o emprego de verbas públicas para a contratação de artistas que contenham em seu repertório musical, conteúdo que faça apologia a violência de modo geral, principalmente a violência de gênero. Ressaltando para tanto a trajetória da mulher na busca por seus direitos, e considerando esse cenário musical como um retrocesso sociocultural, que fortalece a cultura de violência contra a mulher.This article seeks to demonstrate, through the presentation of certain blocks of music, the symbolic violence disseminated against women in the midst of society, and this form of violence, object of Law 12.573 / 12 known as Anti-Liberal, which prohibits the use of public funds for the hiring of artists that contain in their musical repertoire, content that advocates violence in general, especially gender violence. Emphasizing the woman's trajectory in pursuit of her rights, and considering this musical scenario as a sociocultural retrogression, which strengthens the culture of violence against women.Submitted by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2019-01-31T17:33:24Z No. of bitstreams: 1 TCCLUCIANABARROS.pdf: 425287 bytes, checksum: b86bd4e8ef76d17898c102fbdb94de00 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-31T17:33:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCLUCIANABARROS.pdf: 425287 bytes, checksum: b86bd4e8ef76d17898c102fbdb94de00 (MD5) Previous issue date: 2019-01-31porUniversidade Catolica de SalvadorUCSALBrasilPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)Ciências Sociais AplicadasDireitoPatriarcadoViolência de gêneroViolência simbólicaCulturaMusicalidadeLei antibaixariaPatriarchyGender violenceSymbolic violenceCultureMusicalityAnti-liberal lawA mulher retratada na música da sociedade contemporânea: uma analise crítica a luz da lei antibaixaria- N°12.573/12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFerreira, Ana Conceição Barbuda Sanches Guimarãeshttp://lattes.cnpq.brTeixeira, Humberto Gustavo Drummond da Silvahttp://lattes.cnpq.brhttp://lattes.cnpq.brBarros, Luciana de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCSALinstname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)instacron:UCSALLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/715/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALTCCLUCIANABARROS.pdfTCCLUCIANABARROS.pdfapplication/pdf425287http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/715/1/TCCLUCIANABARROS.pdfb86bd4e8ef76d17898c102fbdb94de00MD51prefix/7152019-01-31 14:34:30.986oai:magneto.ucsal.br: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ório de Publicaçõeshttp://ri.ucsal.br:8080/oai/requestopendoar:2019-01-31T17:34:30Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A mulher retratada na música da sociedade contemporânea: uma analise crítica a luz da lei antibaixaria- N°12.573/12 |
title |
A mulher retratada na música da sociedade contemporânea: uma analise crítica a luz da lei antibaixaria- N°12.573/12 |
spellingShingle |
A mulher retratada na música da sociedade contemporânea: uma analise crítica a luz da lei antibaixaria- N°12.573/12 Barros, Luciana de Brito Ciências Sociais Aplicadas Direito Patriarcado Violência de gênero Violência simbólica Cultura Musicalidade Lei antibaixaria Patriarchy Gender violence Symbolic violence Culture Musicality Anti-liberal law |
title_short |
A mulher retratada na música da sociedade contemporânea: uma analise crítica a luz da lei antibaixaria- N°12.573/12 |
title_full |
A mulher retratada na música da sociedade contemporânea: uma analise crítica a luz da lei antibaixaria- N°12.573/12 |
title_fullStr |
A mulher retratada na música da sociedade contemporânea: uma analise crítica a luz da lei antibaixaria- N°12.573/12 |
title_full_unstemmed |
A mulher retratada na música da sociedade contemporânea: uma analise crítica a luz da lei antibaixaria- N°12.573/12 |
title_sort |
A mulher retratada na música da sociedade contemporânea: uma analise crítica a luz da lei antibaixaria- N°12.573/12 |
author |
Barros, Luciana de Brito |
author_facet |
Barros, Luciana de Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Conceição Barbuda Sanches Guimarães |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Teixeira, Humberto Gustavo Drummond da Silva |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Luciana de Brito |
contributor_str_mv |
Ferreira, Ana Conceição Barbuda Sanches Guimarães Teixeira, Humberto Gustavo Drummond da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Direito |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Direito Patriarcado Violência de gênero Violência simbólica Cultura Musicalidade Lei antibaixaria Patriarchy Gender violence Symbolic violence Culture Musicality Anti-liberal law |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patriarcado Violência de gênero Violência simbólica Cultura Musicalidade Lei antibaixaria Patriarchy Gender violence Symbolic violence Culture Musicality Anti-liberal law |
description |
Este artigo busca demonstrar como a mulher tem sido retratada na música brasileira, sendo essa retratação uma forma de violência simbólica, objeto da Lei 12.573/12 conhecida como Antibaixara, que veda o emprego de verbas públicas para a contratação de artistas que contenham em seu repertório musical, conteúdo que faça apologia a violência de modo geral, principalmente a violência de gênero. Ressaltando para tanto a trajetória da mulher na busca por seus direitos, e considerando esse cenário musical como um retrocesso sociocultural, que fortalece a cultura de violência contra a mulher. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-31T17:33:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-01-31 2019-01-31T17:33:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/715 |
url |
http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Salvador |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCSAL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Salvador |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCSAL instname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL) instacron:UCSAL |
instname_str |
Universidade Católica de Salvador (UCSAL) |
instacron_str |
UCSAL |
institution |
UCSAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCSAL |
collection |
Repositório Institucional da UCSAL |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/715/2/license.txt http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/715/1/TCCLUCIANABARROS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b b86bd4e8ef76d17898c102fbdb94de00 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1767328118038593536 |