De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Frederico Vieira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCSAL
Texto Completo: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/401
Resumo: O que torna uma vida digna de ser chorada? Ao cruzarmos, junto aos refugiados sírios, de terras inóspitas para regiões mais seguras, trajetórias registradas e narradas através de fotografias, surgem perguntas fundamentais sobre um período histórico marcado por inúmeras exceções e violações: como estas imagens podem ser lidas? Estamos próximos demais, historicamente, desses eventos de modo que o risco de pensarmos sobre eles é insuperável? O que constitui uma família em tais circunstâncias? Utilizando métodos da Semiologia, Semiótica, Filosofia e Sociologia, foi visada uma aproximação interdisciplinar capaz de formular algo sobre como, através de experiências estéticas, consequências e reflexões éticas podem ser atingidas. Partindo da forma ensaística, uma revisão bibliográfica foi feita, seguida pela análise de dez fotografias, públicas e disponíveis nos principais veículos de comunicação internacionais. A análise foi realizada por ferramentas diversas, tais como: análise componencial, aplicação do modelo barthiano de studium e punctum, aplicação do modelo lacaniano de processo metafórico e processo metonímico e a aproximação zizekiana da crítica à cultura. Cada série de fotografias teve, ainda, um tema particular de análise, como: cor, movimento e composição. Do ponto de vista técnico-analítico, foi avaliada a adequação dos diversos métodos às fotografias, bem como quão propícios eles foram ao estabelecimento de diálogos interdisciplinares frutíferos. Do ponto de vista crítico-sintético, foram avaliadas a articulação entre teoria e práxis e a capacidade das ferramentas utilizadas de levantarem novas questões, tais como a definição de família e o efeito de uma ética fundada na alteridade sobre a leitura de imagens. Explorar um ferramental interpretativo capaz de gerar, pelo objeto estético, fotográfico, consequências éticas em contextos sociais e familiares excepcionais, portanto, foi o fio condutor desta escrita. Na sala escura, revelam-se os pontos de estofo desta travessia da fotografia à representação, da anotação à meditação.
id UCSAL-1_f4334e4e79bcfd021ed5b77eb099448e
oai_identifier_str oai:magneto.ucsal.br:prefix/401
network_acronym_str UCSAL-1
network_name_str Repositório Institucional da UCSAL
repository_id_str
spelling 2018-05-02T19:30:11Z2018-05-022018-05-02T19:30:11Z2018-02-27http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/401O que torna uma vida digna de ser chorada? Ao cruzarmos, junto aos refugiados sírios, de terras inóspitas para regiões mais seguras, trajetórias registradas e narradas através de fotografias, surgem perguntas fundamentais sobre um período histórico marcado por inúmeras exceções e violações: como estas imagens podem ser lidas? Estamos próximos demais, historicamente, desses eventos de modo que o risco de pensarmos sobre eles é insuperável? O que constitui uma família em tais circunstâncias? Utilizando métodos da Semiologia, Semiótica, Filosofia e Sociologia, foi visada uma aproximação interdisciplinar capaz de formular algo sobre como, através de experiências estéticas, consequências e reflexões éticas podem ser atingidas. Partindo da forma ensaística, uma revisão bibliográfica foi feita, seguida pela análise de dez fotografias, públicas e disponíveis nos principais veículos de comunicação internacionais. A análise foi realizada por ferramentas diversas, tais como: análise componencial, aplicação do modelo barthiano de studium e punctum, aplicação do modelo lacaniano de processo metafórico e processo metonímico e a aproximação zizekiana da crítica à cultura. Cada série de fotografias teve, ainda, um tema particular de análise, como: cor, movimento e composição. Do ponto de vista técnico-analítico, foi avaliada a adequação dos diversos métodos às fotografias, bem como quão propícios eles foram ao estabelecimento de diálogos interdisciplinares frutíferos. Do ponto de vista crítico-sintético, foram avaliadas a articulação entre teoria e práxis e a capacidade das ferramentas utilizadas de levantarem novas questões, tais como a definição de família e o efeito de uma ética fundada na alteridade sobre a leitura de imagens. Explorar um ferramental interpretativo capaz de gerar, pelo objeto estético, fotográfico, consequências éticas em contextos sociais e familiares excepcionais, portanto, foi o fio condutor desta escrita. Na sala escura, revelam-se os pontos de estofo desta travessia da fotografia à representação, da anotação à meditação.What makes a life worth mourning? As we cross, along with Syrian refugees, from inhospitable lands to safer regions, trajectories registered and narrated through photographs, fundamental questions about a historical period marked by a myriad of exceptions and violations arise: how can these images be read? Are we too close, historically speaking, to those events so that the risk of thinking about them is unsurmountable? What constitutes a family in such circumstances? Using methods derived from Semiology, Semiotics, Philosophy, and Sociology, this research aims at an interdisciplinary approach in order to elaborate on how, by means of aesthetic experiences, ethical consequences and reflections can be attained. From an essayistic style, a literature review was conducted, followed by the analysis of ten photographs, all of them public and available in mainstream international news agencies. The analysis was made using a varied range of tools, such as: componential analysis, application of the barthian studium and punctum model, application of the lacanian metaphor and metonymy model, and the zizekian approach to cultural criticism. Each series of photographs had, also, a particular theme of analysis, such as: color, movement, and composition. From a technical-analytical stance, the methods used were assessed both with respect to their fitness regarding the chosen photographs and with respect to how prone they were to establish fruitful interdisciplinary dialogues. From a critical-synthetic stance, proper articulation between theory and praxis was assessed, as well as how efficiently these tools were able to raise new questions, such as the definition of family itself, and the effects of an Ethics founded on alterity over the interpretation of images. This text’s common thread was to explore interpretative tools capable of achieving, through an aesthetic object, ethical consequences in exceptional familial and social contexts. In the dark room, the quilting points of this crossing are revealed, from photograph to representation, from annotation to meditation.Submitted by Ana Carla Almeida (ana.almeida@ucsal.br) on 2018-05-02T17:57:04Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOJOAOOLIVEIRA.pdf: 6452112 bytes, checksum: 12a75c456d4ee272244b43ffbe9b15fa (MD5)Approved for entry into archive by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2018-05-02T19:30:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOJOAOOLIVEIRA.pdf: 6452112 bytes, checksum: 12a75c456d4ee272244b43ffbe9b15fa (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-02T19:30:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOJOAOOLIVEIRA.pdf: 6452112 bytes, checksum: 12a75c456d4ee272244b43ffbe9b15fa (MD5) Previous issue date: 2018-02-27porUniversidade Catolica de SalvadorFamília na Sociedade ContemporâneaUCSALBrasilPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoSociais e HumanidadesMultidisciplinarFotografiaRefugiadosFamíliaLutoÉticaPhotographyRefugeesFamilyGriefEthics.De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCavalcanti, Vanessa Ribeiro Simonhttp://lattes.cnpq.br/6538283866214716Bastos, Ana Cecília de Sousa BittencourtSá, Alzira Queiroz Gondim Tude dehttp://lattes.cnpq.br/0955696276138403Oliveira, João Frederico Vieira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCSALinstname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)instacron:UCSALLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/401/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALDISSERTACAOJOAOOLIVEIRA.pdfDISSERTACAOJOAOOLIVEIRA.pdfapplication/pdf6452112http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/401/1/DISSERTACAOJOAOOLIVEIRA.pdf12a75c456d4ee272244b43ffbe9b15faMD51prefix/4012018-07-04 14:47:48.288oai:magneto.ucsal.br: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ório de Publicaçõeshttp://ri.ucsal.br:8080/oai/requestopendoar:2018-07-04T17:47:48Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos
title De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos
spellingShingle De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos
Oliveira, João Frederico Vieira de
Sociais e Humanidades
Multidisciplinar
Fotografia
Refugiados
Família
Luto
Ética
Photography
Refugees
Family
Grief
Ethics.
title_short De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos
title_full De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos
title_fullStr De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos
title_full_unstemmed De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos
title_sort De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos
author Oliveira, João Frederico Vieira de
author_facet Oliveira, João Frederico Vieira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6538283866214716
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sá, Alzira Queiroz Gondim Tude de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0955696276138403
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João Frederico Vieira de
contributor_str_mv Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon
Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt
Sá, Alzira Queiroz Gondim Tude de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Sociais e Humanidades
Multidisciplinar
topic Sociais e Humanidades
Multidisciplinar
Fotografia
Refugiados
Família
Luto
Ética
Photography
Refugees
Family
Grief
Ethics.
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Refugiados
Família
Luto
Ética
Photography
Refugees
Family
Grief
Ethics.
description O que torna uma vida digna de ser chorada? Ao cruzarmos, junto aos refugiados sírios, de terras inóspitas para regiões mais seguras, trajetórias registradas e narradas através de fotografias, surgem perguntas fundamentais sobre um período histórico marcado por inúmeras exceções e violações: como estas imagens podem ser lidas? Estamos próximos demais, historicamente, desses eventos de modo que o risco de pensarmos sobre eles é insuperável? O que constitui uma família em tais circunstâncias? Utilizando métodos da Semiologia, Semiótica, Filosofia e Sociologia, foi visada uma aproximação interdisciplinar capaz de formular algo sobre como, através de experiências estéticas, consequências e reflexões éticas podem ser atingidas. Partindo da forma ensaística, uma revisão bibliográfica foi feita, seguida pela análise de dez fotografias, públicas e disponíveis nos principais veículos de comunicação internacionais. A análise foi realizada por ferramentas diversas, tais como: análise componencial, aplicação do modelo barthiano de studium e punctum, aplicação do modelo lacaniano de processo metafórico e processo metonímico e a aproximação zizekiana da crítica à cultura. Cada série de fotografias teve, ainda, um tema particular de análise, como: cor, movimento e composição. Do ponto de vista técnico-analítico, foi avaliada a adequação dos diversos métodos às fotografias, bem como quão propícios eles foram ao estabelecimento de diálogos interdisciplinares frutíferos. Do ponto de vista crítico-sintético, foram avaliadas a articulação entre teoria e práxis e a capacidade das ferramentas utilizadas de levantarem novas questões, tais como a definição de família e o efeito de uma ética fundada na alteridade sobre a leitura de imagens. Explorar um ferramental interpretativo capaz de gerar, pelo objeto estético, fotográfico, consequências éticas em contextos sociais e familiares excepcionais, portanto, foi o fio condutor desta escrita. Na sala escura, revelam-se os pontos de estofo desta travessia da fotografia à representação, da anotação à meditação.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-02T19:30:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-02
2018-05-02T19:30:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/401
url http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Salvador
dc.publisher.program.fl_str_mv Família na Sociedade Contemporânea
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCSAL
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Salvador
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCSAL
instname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
instacron:UCSAL
instname_str Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
instacron_str UCSAL
institution UCSAL
reponame_str Repositório Institucional da UCSAL
collection Repositório Institucional da UCSAL
bitstream.url.fl_str_mv http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/401/2/license.txt
http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/401/1/DISSERTACAOJOAOOLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
12a75c456d4ee272244b43ffbe9b15fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767328115132989440