De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCSAL |
Texto Completo: | http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/401 |
Resumo: | O que torna uma vida digna de ser chorada? Ao cruzarmos, junto aos refugiados sírios, de terras inóspitas para regiões mais seguras, trajetórias registradas e narradas através de fotografias, surgem perguntas fundamentais sobre um período histórico marcado por inúmeras exceções e violações: como estas imagens podem ser lidas? Estamos próximos demais, historicamente, desses eventos de modo que o risco de pensarmos sobre eles é insuperável? O que constitui uma família em tais circunstâncias? Utilizando métodos da Semiologia, Semiótica, Filosofia e Sociologia, foi visada uma aproximação interdisciplinar capaz de formular algo sobre como, através de experiências estéticas, consequências e reflexões éticas podem ser atingidas. Partindo da forma ensaística, uma revisão bibliográfica foi feita, seguida pela análise de dez fotografias, públicas e disponíveis nos principais veículos de comunicação internacionais. A análise foi realizada por ferramentas diversas, tais como: análise componencial, aplicação do modelo barthiano de studium e punctum, aplicação do modelo lacaniano de processo metafórico e processo metonímico e a aproximação zizekiana da crítica à cultura. Cada série de fotografias teve, ainda, um tema particular de análise, como: cor, movimento e composição. Do ponto de vista técnico-analítico, foi avaliada a adequação dos diversos métodos às fotografias, bem como quão propícios eles foram ao estabelecimento de diálogos interdisciplinares frutíferos. Do ponto de vista crítico-sintético, foram avaliadas a articulação entre teoria e práxis e a capacidade das ferramentas utilizadas de levantarem novas questões, tais como a definição de família e o efeito de uma ética fundada na alteridade sobre a leitura de imagens. Explorar um ferramental interpretativo capaz de gerar, pelo objeto estético, fotográfico, consequências éticas em contextos sociais e familiares excepcionais, portanto, foi o fio condutor desta escrita. Na sala escura, revelam-se os pontos de estofo desta travessia da fotografia à representação, da anotação à meditação. |
id |
UCSAL-1_f4334e4e79bcfd021ed5b77eb099448e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:magneto.ucsal.br:prefix/401 |
network_acronym_str |
UCSAL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCSAL |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-05-02T19:30:11Z2018-05-022018-05-02T19:30:11Z2018-02-27http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/401O que torna uma vida digna de ser chorada? Ao cruzarmos, junto aos refugiados sírios, de terras inóspitas para regiões mais seguras, trajetórias registradas e narradas através de fotografias, surgem perguntas fundamentais sobre um período histórico marcado por inúmeras exceções e violações: como estas imagens podem ser lidas? Estamos próximos demais, historicamente, desses eventos de modo que o risco de pensarmos sobre eles é insuperável? O que constitui uma família em tais circunstâncias? Utilizando métodos da Semiologia, Semiótica, Filosofia e Sociologia, foi visada uma aproximação interdisciplinar capaz de formular algo sobre como, através de experiências estéticas, consequências e reflexões éticas podem ser atingidas. Partindo da forma ensaística, uma revisão bibliográfica foi feita, seguida pela análise de dez fotografias, públicas e disponíveis nos principais veículos de comunicação internacionais. A análise foi realizada por ferramentas diversas, tais como: análise componencial, aplicação do modelo barthiano de studium e punctum, aplicação do modelo lacaniano de processo metafórico e processo metonímico e a aproximação zizekiana da crítica à cultura. Cada série de fotografias teve, ainda, um tema particular de análise, como: cor, movimento e composição. Do ponto de vista técnico-analítico, foi avaliada a adequação dos diversos métodos às fotografias, bem como quão propícios eles foram ao estabelecimento de diálogos interdisciplinares frutíferos. Do ponto de vista crítico-sintético, foram avaliadas a articulação entre teoria e práxis e a capacidade das ferramentas utilizadas de levantarem novas questões, tais como a definição de família e o efeito de uma ética fundada na alteridade sobre a leitura de imagens. Explorar um ferramental interpretativo capaz de gerar, pelo objeto estético, fotográfico, consequências éticas em contextos sociais e familiares excepcionais, portanto, foi o fio condutor desta escrita. Na sala escura, revelam-se os pontos de estofo desta travessia da fotografia à representação, da anotação à meditação.What makes a life worth mourning? As we cross, along with Syrian refugees, from inhospitable lands to safer regions, trajectories registered and narrated through photographs, fundamental questions about a historical period marked by a myriad of exceptions and violations arise: how can these images be read? Are we too close, historically speaking, to those events so that the risk of thinking about them is unsurmountable? What constitutes a family in such circumstances? Using methods derived from Semiology, Semiotics, Philosophy, and Sociology, this research aims at an interdisciplinary approach in order to elaborate on how, by means of aesthetic experiences, ethical consequences and reflections can be attained. From an essayistic style, a literature review was conducted, followed by the analysis of ten photographs, all of them public and available in mainstream international news agencies. The analysis was made using a varied range of tools, such as: componential analysis, application of the barthian studium and punctum model, application of the lacanian metaphor and metonymy model, and the zizekian approach to cultural criticism. Each series of photographs had, also, a particular theme of analysis, such as: color, movement, and composition. From a technical-analytical stance, the methods used were assessed both with respect to their fitness regarding the chosen photographs and with respect to how prone they were to establish fruitful interdisciplinary dialogues. From a critical-synthetic stance, proper articulation between theory and praxis was assessed, as well as how efficiently these tools were able to raise new questions, such as the definition of family itself, and the effects of an Ethics founded on alterity over the interpretation of images. This text’s common thread was to explore interpretative tools capable of achieving, through an aesthetic object, ethical consequences in exceptional familial and social contexts. In the dark room, the quilting points of this crossing are revealed, from photograph to representation, from annotation to meditation.Submitted by Ana Carla Almeida (ana.almeida@ucsal.br) on 2018-05-02T17:57:04Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOJOAOOLIVEIRA.pdf: 6452112 bytes, checksum: 12a75c456d4ee272244b43ffbe9b15fa (MD5)Approved for entry into archive by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2018-05-02T19:30:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOJOAOOLIVEIRA.pdf: 6452112 bytes, checksum: 12a75c456d4ee272244b43ffbe9b15fa (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-02T19:30:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOJOAOOLIVEIRA.pdf: 6452112 bytes, checksum: 12a75c456d4ee272244b43ffbe9b15fa (MD5) Previous issue date: 2018-02-27porUniversidade Catolica de SalvadorFamília na Sociedade ContemporâneaUCSALBrasilPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoSociais e HumanidadesMultidisciplinarFotografiaRefugiadosFamíliaLutoÉticaPhotographyRefugeesFamilyGriefEthics.De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCavalcanti, Vanessa Ribeiro Simonhttp://lattes.cnpq.br/6538283866214716Bastos, Ana Cecília de Sousa BittencourtSá, Alzira Queiroz Gondim Tude dehttp://lattes.cnpq.br/0955696276138403Oliveira, João Frederico Vieira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCSALinstname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)instacron:UCSALLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/401/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALDISSERTACAOJOAOOLIVEIRA.pdfDISSERTACAOJOAOOLIVEIRA.pdfapplication/pdf6452112http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/401/1/DISSERTACAOJOAOOLIVEIRA.pdf12a75c456d4ee272244b43ffbe9b15faMD51prefix/4012018-07-04 14:47:48.288oai:magneto.ucsal.br:prefix/401TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttp://ri.ucsal.br:8080/oai/requestopendoar:2018-07-04T17:47:48Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos |
title |
De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos |
spellingShingle |
De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos Oliveira, João Frederico Vieira de Sociais e Humanidades Multidisciplinar Fotografia Refugiados Família Luto Ética Photography Refugees Family Grief Ethics. |
title_short |
De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos |
title_full |
De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos |
title_fullStr |
De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos |
title_full_unstemmed |
De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos |
title_sort |
De óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneos |
author |
Oliveira, João Frederico Vieira de |
author_facet |
Oliveira, João Frederico Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6538283866214716 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sá, Alzira Queiroz Gondim Tude de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0955696276138403 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, João Frederico Vieira de |
contributor_str_mv |
Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt Sá, Alzira Queiroz Gondim Tude de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Sociais e Humanidades Multidisciplinar |
topic |
Sociais e Humanidades Multidisciplinar Fotografia Refugiados Família Luto Ética Photography Refugees Family Grief Ethics. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Refugiados Família Luto Ética Photography Refugees Family Grief Ethics. |
description |
O que torna uma vida digna de ser chorada? Ao cruzarmos, junto aos refugiados sírios, de terras inóspitas para regiões mais seguras, trajetórias registradas e narradas através de fotografias, surgem perguntas fundamentais sobre um período histórico marcado por inúmeras exceções e violações: como estas imagens podem ser lidas? Estamos próximos demais, historicamente, desses eventos de modo que o risco de pensarmos sobre eles é insuperável? O que constitui uma família em tais circunstâncias? Utilizando métodos da Semiologia, Semiótica, Filosofia e Sociologia, foi visada uma aproximação interdisciplinar capaz de formular algo sobre como, através de experiências estéticas, consequências e reflexões éticas podem ser atingidas. Partindo da forma ensaística, uma revisão bibliográfica foi feita, seguida pela análise de dez fotografias, públicas e disponíveis nos principais veículos de comunicação internacionais. A análise foi realizada por ferramentas diversas, tais como: análise componencial, aplicação do modelo barthiano de studium e punctum, aplicação do modelo lacaniano de processo metafórico e processo metonímico e a aproximação zizekiana da crítica à cultura. Cada série de fotografias teve, ainda, um tema particular de análise, como: cor, movimento e composição. Do ponto de vista técnico-analítico, foi avaliada a adequação dos diversos métodos às fotografias, bem como quão propícios eles foram ao estabelecimento de diálogos interdisciplinares frutíferos. Do ponto de vista crítico-sintético, foram avaliadas a articulação entre teoria e práxis e a capacidade das ferramentas utilizadas de levantarem novas questões, tais como a definição de família e o efeito de uma ética fundada na alteridade sobre a leitura de imagens. Explorar um ferramental interpretativo capaz de gerar, pelo objeto estético, fotográfico, consequências éticas em contextos sociais e familiares excepcionais, portanto, foi o fio condutor desta escrita. Na sala escura, revelam-se os pontos de estofo desta travessia da fotografia à representação, da anotação à meditação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-02T19:30:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-02 2018-05-02T19:30:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/401 |
url |
http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Salvador |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Família na Sociedade Contemporânea |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCSAL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Salvador |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCSAL instname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL) instacron:UCSAL |
instname_str |
Universidade Católica de Salvador (UCSAL) |
instacron_str |
UCSAL |
institution |
UCSAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCSAL |
collection |
Repositório Institucional da UCSAL |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/401/2/license.txt http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/401/1/DISSERTACAOJOAOOLIVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 12a75c456d4ee272244b43ffbe9b15fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1767328115132989440 |