Metodologia para predição da durabilidade em fadiga de componente de veículo comercial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1814 |
Resumo: | Esse trabalho visa à determinação da durabilidade de uma mola de suspensão bogie de veículo comercial. As tensões medidas por meio de strain gages em pontos representativos da mola, determinados pelo método FEA, são coletadas enquanto o veículo percorre um trajeto em campo de provas chamado pista off-road. Aplicando o conhecimento disponível na literatura para contagem de ciclos, determinação do dano parcial causado por cada ciclo através da curva S-N, e acúmulo de dano em fadiga pela regra de Palmgren-Miner, é feita correlação da pista off-road do campo de provas com bancada de teste em laboratório. Amostras representativas do componente são então testadas até a falha em laboratório, e sobre esses resultados é realizada análise estatística dos dados com a utilização da distribuição de Weibull, permitindo a predição da durabilidade da mola em termos estatísticos (sic). |
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Schuh, Fabio AugustoSuarez, Oscar Alfredo Garcia deVieceli, AlexandreCorso, Leandro Luís2017-03-14T12:43:43Z2017-03-14T12:43:43Z2013https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1814Esse trabalho visa à determinação da durabilidade de uma mola de suspensão bogie de veículo comercial. As tensões medidas por meio de strain gages em pontos representativos da mola, determinados pelo método FEA, são coletadas enquanto o veículo percorre um trajeto em campo de provas chamado pista off-road. Aplicando o conhecimento disponível na literatura para contagem de ciclos, determinação do dano parcial causado por cada ciclo através da curva S-N, e acúmulo de dano em fadiga pela regra de Palmgren-Miner, é feita correlação da pista off-road do campo de provas com bancada de teste em laboratório. Amostras representativas do componente são então testadas até a falha em laboratório, e sobre esses resultados é realizada análise estatística dos dados com a utilização da distribuição de Weibull, permitindo a predição da durabilidade da mola em termos estatísticos (sic).Automóveis - Molas e suspensão - DurabilidadeMetais - FadigaMetodologia para predição da durabilidade em fadiga de componente de veículo comercialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaHoss, LeonardoTEXTTCC Fabio Augusto Schuh.pdf.txtTCC Fabio Augusto Schuh.pdf.txtExtracted texttext/plain152241https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1814/3/TCC%20Fabio%20Augusto%20Schuh.pdf.txt82d3df0152583ac09c9d8c9251f1eb79MD53THUMBNAILTCC Fabio Augusto Schuh.pdf.jpgTCC Fabio Augusto Schuh.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1814/4/TCC%20Fabio%20Augusto%20Schuh.pdf.jpgf43966e03a279797fd5ecae535e4ddecMD54ORIGINALTCC Fabio Augusto Schuh.pdfTCC Fabio Augusto Schuh.pdfapplication/pdf4015458https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1814/1/TCC%20Fabio%20Augusto%20Schuh.pdfac6fdbb89a5c890b9f7fccf47abd6d90MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1814/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/18142018-08-17 06:42:34.705oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:42:34Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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