Avaliação comparativa da qualidade de usinagem para validar a automação do eixo transversal de uma retífica plana mecânica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/10712 |
Resumo: | A usinagem por retificação é implantada dentro do quesito industrial quando se busca alcançar pequenas tolerâncias, precisão geométrica e qualidade superficial. Por ser um processo com diversas variáveis envolvidas, conhecê-las é imprescindível para atingir os resultados desejados. Quando a máquina apresenta condições de acionamento dos eixos manuais, as variáveis ficam acondicionadas ao operador, dificultando o controle do processo. Dessa forma, a automação reduz os riscos de danos causados a peça, durante o processo, devido a retirada de parâmetros do escopo do operador. Com o objetivo de avaliar se a automação do eixo transversal de uma retífica plana é válida, foi avaliada a velocidade imposta por quatro operadores diferentes, de forma manual e posteriormente a automação. Foram feitas análises da velocidade Vw, das características de rugosidade, e da queima por retificação, antes e depois da automação. A usinagem foi realizada em onze corpos de prova com duas faces cada, confeccionados em aço forjado à quente, tratados termicamente para alcançar uma dureza superficial mínima de 60 HRc. Doze faces foram usinadas antes da automação para obter os dados das condições iniciais, em que as velocidades de avanço são impostas por quatro operadores diferentes. Outras nove faces, foram divididas em três usinagens posteriores a automação, porém, com as velocidades de avanço mais próximas possível da nominal de 12 m/min. Após o término da comparação entre as velocidades, foi demonstrado como a automação lineariza o parâmetro da velocidade Vw, e assim, foi realizada a coleta dos dados de rugosidade Ra, Rz e Rt e a avaliação da camada superficial em busca de queima e trincas decorrentes do processo de retificação. Realizou-se mais um experimento para observar como os fatores de acabamento superficial foram afetados com a usinagem de 2700 mm³, e 5400 mm³ antes de dressar o rebolo. Assim, o trabalho demonstra que o controle da velocidade Vw através da automação melhora os requisitos avaliados e apresenta o volume máximo de material usinado antes de dressar o rebolo para que a rugosidade Ra apresente a tendência em ficar abaixo do valor estipulado em projeto. Durante a usinagem, os demais parâmetros de máquina permaneceram constantes, sendo: o rebolo utilizado Al2O3, a velocidade do rebolo 20 m/s, penetração de trabalho 15 µm, e por fim, o fluido de corte Ultracut 360 em concentração de 1,5%. [resumo fornecido pelo autor] |
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Bongoski, FabioConrado, Rafael DallegraveFabro, EltonVagner, Grison2022-07-20T14:24:25Z2022-07-20T14:24:25Z2021-12-072021-12-03https://repositorio.ucs.br/11338/10712A usinagem por retificação é implantada dentro do quesito industrial quando se busca alcançar pequenas tolerâncias, precisão geométrica e qualidade superficial. Por ser um processo com diversas variáveis envolvidas, conhecê-las é imprescindível para atingir os resultados desejados. Quando a máquina apresenta condições de acionamento dos eixos manuais, as variáveis ficam acondicionadas ao operador, dificultando o controle do processo. Dessa forma, a automação reduz os riscos de danos causados a peça, durante o processo, devido a retirada de parâmetros do escopo do operador. Com o objetivo de avaliar se a automação do eixo transversal de uma retífica plana é válida, foi avaliada a velocidade imposta por quatro operadores diferentes, de forma manual e posteriormente a automação. Foram feitas análises da velocidade Vw, das características de rugosidade, e da queima por retificação, antes e depois da automação. A usinagem foi realizada em onze corpos de prova com duas faces cada, confeccionados em aço forjado à quente, tratados termicamente para alcançar uma dureza superficial mínima de 60 HRc. Doze faces foram usinadas antes da automação para obter os dados das condições iniciais, em que as velocidades de avanço são impostas por quatro operadores diferentes. Outras nove faces, foram divididas em três usinagens posteriores a automação, porém, com as velocidades de avanço mais próximas possível da nominal de 12 m/min. Após o término da comparação entre as velocidades, foi demonstrado como a automação lineariza o parâmetro da velocidade Vw, e assim, foi realizada a coleta dos dados de rugosidade Ra, Rz e Rt e a avaliação da camada superficial em busca de queima e trincas decorrentes do processo de retificação. Realizou-se mais um experimento para observar como os fatores de acabamento superficial foram afetados com a usinagem de 2700 mm³, e 5400 mm³ antes de dressar o rebolo. Assim, o trabalho demonstra que o controle da velocidade Vw através da automação melhora os requisitos avaliados e apresenta o volume máximo de material usinado antes de dressar o rebolo para que a rugosidade Ra apresente a tendência em ficar abaixo do valor estipulado em projeto. Durante a usinagem, os demais parâmetros de máquina permaneceram constantes, sendo: o rebolo utilizado Al2O3, a velocidade do rebolo 20 m/s, penetração de trabalho 15 µm, e por fim, o fluido de corte Ultracut 360 em concentração de 1,5%. [resumo fornecido pelo autor]Grinding Machining is implemented in the industrial field when looking for reaching small tolerances, geometric precision, and superficial quality. Since this is a process with many variables involved, knowing them is essential to achieve the aimed result. When the machine has operating conditions for the manual axes, the variables are conditioned to the operator, making it more difficult to control the process. This way, automation reduces damage risks caused to the pice during the process due to the parameter removal from the operator's scope. To evaluate whether the automation of the cross shaft of a flat grinder is valid, the speed imposed by four different operators was evaluated, manually and later through automation. Analyses of Vw, speed, roughness characteristics, and grinding burn were performed before and after automation. The machining was performed on eleven test pieces with two faces each, made of hot forged steel, heat-treated to achieve a minimum surface hardness of 60 HRc. Twelve faces were machined before automation to obtain data from the initial conditions, where feed rates are imposed by four different operators. Another nine faces were divided into three machining operations after automation, but with feed rates as close as possible to the nominal 12 m/min. After the end of the comparison between the speeds, it was demonstrated how the automation linearizes the speed parameter Vw, and so, the roughness data Ra, Rz, and Rt were collected and the surface layer was evaluated for burning and cracks resulting from the grinding process. A further experiment was performed to observe how the surface finish factors were affected with machining 2700 mm³, and 5400 mm³ before dressing the wheel. Thus, the work demonstrates that the control the speed parameter Vw through automation improves the evaluated requirements by presenting the maximum volume of machined material before dressing the grinding wheel so that the roughness Ra tends to be below the value stipulated in the Project. During machining the other machine parameters remained constant, being: the grinding wheel used Al2O3, the grinding wheel speed 20 m/s, working penetration 15 µm, and finally, the cutting fluid Ultracut 360 at a concentration of 1.5%. [resumo fornecido pelo autor]Engenharia mecânicaUsinagemRetificação e polimentoAspereza de superfícieAvaliação comparativa da qualidade de usinagem para validar a automação do eixo transversal de uma retífica plana mecânicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-06ORIGINALTCC Fabio Bongoski.pdfTCC Fabio Bongoski.pdfapplication/pdf2537905https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10712/1/TCC%20Fabio%20Bongoski.pdf02d6e73943bb5078316fcebb5cba1025MD51TEXTTCC Fabio Bongoski.pdf.txtTCC Fabio Bongoski.pdf.txtExtracted texttext/plain74943https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10712/2/TCC%20Fabio%20Bongoski.pdf.txtf5dbd3065b39f7e39b9f21e9b69115c7MD52THUMBNAILTCC Fabio Bongoski.pdf.jpgTCC Fabio Bongoski.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10712/3/TCC%20Fabio%20Bongoski.pdf.jpg22c33220e39ecb4426962c189dde61e5MD5311338/107122022-10-18 18:47:37.805oai:repositorio.ucs.br:11338/10712Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:40.425644Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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A usinagem por retificação é implantada dentro do quesito industrial quando se busca alcançar pequenas tolerâncias, precisão geométrica e qualidade superficial. Por ser um processo com diversas variáveis envolvidas, conhecê-las é imprescindível para atingir os resultados desejados. Quando a máquina apresenta condições de acionamento dos eixos manuais, as variáveis ficam acondicionadas ao operador, dificultando o controle do processo. Dessa forma, a automação reduz os riscos de danos causados a peça, durante o processo, devido a retirada de parâmetros do escopo do operador. Com o objetivo de avaliar se a automação do eixo transversal de uma retífica plana é válida, foi avaliada a velocidade imposta por quatro operadores diferentes, de forma manual e posteriormente a automação. Foram feitas análises da velocidade Vw, das características de rugosidade, e da queima por retificação, antes e depois da automação. A usinagem foi realizada em onze corpos de prova com duas faces cada, confeccionados em aço forjado à quente, tratados termicamente para alcançar uma dureza superficial mínima de 60 HRc. Doze faces foram usinadas antes da automação para obter os dados das condições iniciais, em que as velocidades de avanço são impostas por quatro operadores diferentes. Outras nove faces, foram divididas em três usinagens posteriores a automação, porém, com as velocidades de avanço mais próximas possível da nominal de 12 m/min. Após o término da comparação entre as velocidades, foi demonstrado como a automação lineariza o parâmetro da velocidade Vw, e assim, foi realizada a coleta dos dados de rugosidade Ra, Rz e Rt e a avaliação da camada superficial em busca de queima e trincas decorrentes do processo de retificação. Realizou-se mais um experimento para observar como os fatores de acabamento superficial foram afetados com a usinagem de 2700 mm³, e 5400 mm³ antes de dressar o rebolo. Assim, o trabalho demonstra que o controle da velocidade Vw através da automação melhora os requisitos avaliados e apresenta o volume máximo de material usinado antes de dressar o rebolo para que a rugosidade Ra apresente a tendência em ficar abaixo do valor estipulado em projeto. Durante a usinagem, os demais parâmetros de máquina permaneceram constantes, sendo: o rebolo utilizado Al2O3, a velocidade do rebolo 20 m/s, penetração de trabalho 15 µm, e por fim, o fluido de corte Ultracut 360 em concentração de 1,5%. [resumo fornecido pelo autor] |
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