Perspectivas inovadoras de atuação docente na pedagogia: um estudo sobre os estágios curriculares em ambientes não escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Bruna
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10960
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso, na Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul, teve como objeto de estudo as perspectivas inovadoras de atuação docente na Pedagogia através da análise das práticas de estágio curriculares obrigatórios em espaços não escolares. O objetivo principal da pesquisa consistiu em analisar as práticas de estágio que se desenvolveram no âmbito dos espaços não escolares e não institucionalizados a fim de verificar as possibilidades inovadoras de cada atuação. Para isso, buscou-se conhecer diferentes projetos de estágio, a fim de identificar como as acadêmicas perceberam essa nova perspectiva de atuação e a forma com que a inovação esteve presente durante o processo. O referencial teórico tomado como base para o estudo parte das contribuições de autores, como: Freire (1996), Stecanela (2008;2018), Libâneo (2001; 2013), Singer (2015), Pedro (2016), Carvalho; Leite (2016); Leite (2012), Bacellar (2006), Pires (2018), Moraes (2003; 2006), Pestana (2014), Rocarelli (2019), Becker (2016) entre outros. A ancoragem metodológica, de natureza qualitativa, baseou-se no uso de instrumento de pesquisa, disponibilizado através da ferramenta Google Formulários, que foi elaborado segundo as concepções de Gil (1999), no qual as acadêmicas interagiram sobre as características do seu projeto de estágio em espaços não escolares. As narrativas foram analisadas através da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2006;2003). Do processo de imersão nas narrativas surgiram duas temáticas principais: As relações com a disciplina de estágio e As relações com o campo de atuação. E destas surgiram sete categorias: A parte constituinte da identidade docente; As novas formas de pensar o estágio; O papel da professora orientadora; Os saltos que a prática de estágio permitiu; Os encontros com os ambientes não escolares; O desencanto com os ambientes não escolares e O pensar "fora da caixa". Os dados construídos na pesquisa mostraram que há formas possíveis de inovação docente na Pedagogia a partir das relações estabelecidas também nos âmbitos que se desdobram além da sala de aula. Resultados evidenciam ainda que é dentro do processo de distanciamento do lugar comum, nesse caso, da sala de aula, que se desencadeiam as possibilidades de renovação e criação de novas perspectivas e de um olhar sobre a própria formação. Além disso, o movimento de conhecer as alternativas desenvolvidas em espaços não escolares colocam-se como parte integrante da constituição da identidade docente e do fazer pedagógico. Ao expor-se aos novos ambientes, é possível expandir as alternativas, é tornar-se indulgente. Esses ambientes não escolares são alternativos, novos territórios de presença docente, que se tornam inspiração e desencadeiam novas perspectivas que não são vistas na escola ou na sala de aula. Mover-se para novos espaços configura-se em um processo de ousadia e novas descobertas que servem para inspirar à docência em sala de aula. [resumo fornecido pelo autor]
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spelling Salvador, BrunaMoraes, Cineri FachinTeixeira, Lezilda MariaRoncarelli, Isadora AlvesStecanela, Nilda2022-09-21T20:06:21Z2022-09-21T20:06:21Z2022-09-032022-08-25https://repositorio.ucs.br/11338/10960O presente Trabalho de Conclusão de Curso, na Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul, teve como objeto de estudo as perspectivas inovadoras de atuação docente na Pedagogia através da análise das práticas de estágio curriculares obrigatórios em espaços não escolares. O objetivo principal da pesquisa consistiu em analisar as práticas de estágio que se desenvolveram no âmbito dos espaços não escolares e não institucionalizados a fim de verificar as possibilidades inovadoras de cada atuação. Para isso, buscou-se conhecer diferentes projetos de estágio, a fim de identificar como as acadêmicas perceberam essa nova perspectiva de atuação e a forma com que a inovação esteve presente durante o processo. O referencial teórico tomado como base para o estudo parte das contribuições de autores, como: Freire (1996), Stecanela (2008;2018), Libâneo (2001; 2013), Singer (2015), Pedro (2016), Carvalho; Leite (2016); Leite (2012), Bacellar (2006), Pires (2018), Moraes (2003; 2006), Pestana (2014), Rocarelli (2019), Becker (2016) entre outros. A ancoragem metodológica, de natureza qualitativa, baseou-se no uso de instrumento de pesquisa, disponibilizado através da ferramenta Google Formulários, que foi elaborado segundo as concepções de Gil (1999), no qual as acadêmicas interagiram sobre as características do seu projeto de estágio em espaços não escolares. As narrativas foram analisadas através da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2006;2003). Do processo de imersão nas narrativas surgiram duas temáticas principais: As relações com a disciplina de estágio e As relações com o campo de atuação. E destas surgiram sete categorias: A parte constituinte da identidade docente; As novas formas de pensar o estágio; O papel da professora orientadora; Os saltos que a prática de estágio permitiu; Os encontros com os ambientes não escolares; O desencanto com os ambientes não escolares e O pensar "fora da caixa". Os dados construídos na pesquisa mostraram que há formas possíveis de inovação docente na Pedagogia a partir das relações estabelecidas também nos âmbitos que se desdobram além da sala de aula. Resultados evidenciam ainda que é dentro do processo de distanciamento do lugar comum, nesse caso, da sala de aula, que se desencadeiam as possibilidades de renovação e criação de novas perspectivas e de um olhar sobre a própria formação. Além disso, o movimento de conhecer as alternativas desenvolvidas em espaços não escolares colocam-se como parte integrante da constituição da identidade docente e do fazer pedagógico. Ao expor-se aos novos ambientes, é possível expandir as alternativas, é tornar-se indulgente. Esses ambientes não escolares são alternativos, novos territórios de presença docente, que se tornam inspiração e desencadeiam novas perspectivas que não são vistas na escola ou na sala de aula. Mover-se para novos espaços configura-se em um processo de ousadia e novas descobertas que servem para inspirar à docência em sala de aula. [resumo fornecido pelo autor]This undergraduate thesis, from Pedagogy Degree at Universidade de Caxias do Sul, had as object of study the innovative perspectives of teaching performance in Pedagogy through the analysis of mandatory curricular internship practices in non-school spaces. The main objective of the research was to analyze the internship practices that were developed at non-school and non-institutionalized spaces in order to verify the innovative possibilities of each performance. For that purpose, a search was made to know different internship projects, in order to identify how students perceived this new perspective of action and the way in which innovation was present during the process. The theoretical foundation is based on the contributions of authors, such as: Freire (1996), Stecanela (2008;2018), Libâneo (2001; 2013), Singer (2015), Pedro (2016), Carvalho; Leite (2016); Leite (2012), Bacellar (2006), Pires (2018), Moraes (2003; 2006), Pestana (2014), Rocarelli (2019), Becker (2016) among others. It was used a qualitative methodology, based on the use of a research instrument, available through Google Forms, which was elaborated according to the conceptions of Gil (1999), in which students answered about aspects of their internship project in non-school spaces. The explanations were analyzed through the Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2006;2003). Two main approaches emerged: Relationships with the internship subject and Relationships with the field action. From these, seven categories appeared: The constituent part of the teaching identity; The new ways of thinking the internship; The role of the mentor teacher; The changes that the internship allowed; Encounters with non-school environments; Disenchantment with non-school environments and Thinking "outside the box". The data built in the research showed that there are possible ways of teaching from an innovative perspective in Pedagogy using the established relationships also in areas beyond the classroom. Results also show that it is during the process of distancing from the common place, in this case, the classroom, that the possibilities of renewal and creation of new perspectives and a look at training itself are triggered. Furthermore, it is essential that students get to know different possibilities developed in non-school spaces, because it is an integral part of the teaching identity and the pedagogical practice. By exposing to new environments, it is possible to expand the possibilities, to become indulgent. These non-school environments are different from what is common, which become inspiration and trigger new perspectives that are not seen at school or in the classroom. Moving to new spaces is a process of daring and new discoveries that serve to inspire teaching in classroom. [resumo fornecido pelo autor]engporEducaçãoInovações educacionaisPerspectivas inovadoras de atuação docente na pedagogia: um estudo sobre os estágios curriculares em ambientes não escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulPedagogia - LicenciaturaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-09-02ORIGINALTCC Bruna Salvador.pdfTCC Bruna Salvador.pdfapplication/pdf2118781https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10960/1/TCC%20Bruna%20Salvador.pdf400cae0d1ff70935e57214c8afe74775MD51TEXTTCC Bruna Salvador.pdf.txtTCC Bruna Salvador.pdf.txtExtracted texttext/plain220520https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10960/2/TCC%20Bruna%20Salvador.pdf.txt5a6ce088ff21b9242e0dc67650fa001fMD52THUMBNAILTCC Bruna Salvador.pdf.jpgTCC Bruna Salvador.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10960/3/TCC%20Bruna%20Salvador.pdf.jpg8383f5a08510e95a7c6ac9f2bcee8de3MD5311338/109602022-10-18 18:04:53.832oai:repositorio.ucs.br:11338/10960Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:04:53Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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