A educação permanente e continuada com professores no movimento das relações de poder: entre o controle biolpolítico e a autonomia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9288 |
Resumo: | Esta tese, com o tema A educação permanente e continuada com professores no movimento das relações de poder: entre o controle biopolítico e a autonomia, constitui-se em um diálogo entre atores do cotidiano escolar da rede municipal de educação de Nova Bassano, RS, compreendendo professores de Educação Infantil e Anos Iniciais, pedagogos e gestores. A investigação originou a construção de uma proposta de educação permanente e continuada fundamentada nos critérios de mediação propostos por Feuerstein, Feuerstein e Falik (2014), que serviram de alicerce dinâmico para a organização da metodologia de elaboração e desenvolvimento da proposta. A interlocução estabelecida nesta tese desloca-se entre o pensamento de Paulo Freire (2015) e de Michel Foucault (2006, 2016, 2018), apresentando possibilidades para compreender a ação pedagógica como autonomia ou como controle biopolítico, buscando evidências para o seguinte problema de pesquisa: Que possíveis evidências entre educação permanente e educação continuada, no processo de formação de professores, têm potencial para fornecer elementos que possam identificar os movimentos de poder, saber e verdade, nos quais os sujeitos sintam-se co-autores nos processos de formação, refletindo posturas de autonomia ou de controle biopolítico, no exercício de uma prática docente a serviço da emancipação social? A caminhada investigativa buscou analisar os movimentos de poder, entre a autonomia e controle biopolítico, que se manifestam no desenvolvimento de uma proposta de educação permanente e continuada com docentes, pedagogos e gestores, voltada à reflexão sobre as concepções da construção histórica de verdade, de poder-saber e sujeito, nas relações do cotidiano escolar, estabelecendo diálogo entre a Universidade e a Educação Básica. Esse deslocamento, evidenciado no nó pedagógico do cotidiano escolar, possibilitou o pensar, de acordo com Mauricce Tardif (2012), visualizando brechas e espaços, visíveis e ocultos, para refletir todo o contexto escolar, fazendo-se análises da formação docente ao longo da vida pessoal, acadêmica e profissional, através das ressonâncias do constituir-se educador na reflexividade da prática pedagógica, conforme nos propõe António Nóvoa (1992,1999), dando-nos o suporte para alcançar os seguintes objetivos propostos neste estudo: analisar os conceitos de poder-saber, de verdade e de sujeito nas concepções de teóricos da contemporaneidade; caracterizar a relação entre a educação permanente e continuada da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o cotidiano escolar, no atual contexto educacional; refletir os deslocamentos conceituais das concepções de poder, de saber, de verdade e de sujeito, no movimento do nó pedagógico, entre a autonomia e o controle biopolítico, no cotidiano escolar; elaborar, a partir das concepções que aproximam a educação permanente e continuada do cotidiano escolar, uma proposta pedagógica de formação continuada para docentes, pedagogos e gestores, tendo como viés metodológico a mediação da aprendizagem, disponibilizando recursos didáticos e tecnológicos na modalidade on-line; e refletir, através da proposta pedagógica de educação permanente e continuada, sobre os dispositivos de controle e manifestações de autonomia, presentes no cotidiano escolar, a serviço de uma emancipação social. A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa, bibliográfica e de caráter hermenêutico, utilizando-se da metodologia da mediação para refletirmos sobre o cotidiano escolar e para construir a proposta de educação permanente e continuada, além da utilização dos dados obtidos a partir dos questionários com gestores, professores e pedagogos e através de suas narrativas, advindas do memorial reflexivo da vida pessoal e profissional, provocando o pensar entre a teoria e prática de forma coerente. Interligadas a todos esses procedimentos, as observações escritas no diário de campo e as transcrições dos encontros on-line possibilitaram analisar as ações do cotidiano escolar, na construção de reflexões coletivas e significativas. Estar disposto a movimentar-se entre os dispositivos de saber, de poder e de verdade que permeiam o cotidiano escolar, por meio do pensar permanente por todos os atores do seu cotidiano, ressignifica o processo de constituir-se educador no exercício da docência, através da educação permanente e continuada que permite que se constitua uma ação contínua de refletir a prática pedagógica. Pensar a ação do próprio pensamento é condição necessária para a mudança. [resumo fornecido pelo autor] |
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A interlocução estabelecida nesta tese desloca-se entre o pensamento de Paulo Freire (2015) e de Michel Foucault (2006, 2016, 2018), apresentando possibilidades para compreender a ação pedagógica como autonomia ou como controle biopolítico, buscando evidências para o seguinte problema de pesquisa: Que possíveis evidências entre educação permanente e educação continuada, no processo de formação de professores, têm potencial para fornecer elementos que possam identificar os movimentos de poder, saber e verdade, nos quais os sujeitos sintam-se co-autores nos processos de formação, refletindo posturas de autonomia ou de controle biopolítico, no exercício de uma prática docente a serviço da emancipação social? A caminhada investigativa buscou analisar os movimentos de poder, entre a autonomia e controle biopolítico, que se manifestam no desenvolvimento de uma proposta de educação permanente e continuada com docentes, pedagogos e gestores, voltada à reflexão sobre as concepções da construção histórica de verdade, de poder-saber e sujeito, nas relações do cotidiano escolar, estabelecendo diálogo entre a Universidade e a Educação Básica. Esse deslocamento, evidenciado no nó pedagógico do cotidiano escolar, possibilitou o pensar, de acordo com Mauricce Tardif (2012), visualizando brechas e espaços, visíveis e ocultos, para refletir todo o contexto escolar, fazendo-se análises da formação docente ao longo da vida pessoal, acadêmica e profissional, através das ressonâncias do constituir-se educador na reflexividade da prática pedagógica, conforme nos propõe António Nóvoa (1992,1999), dando-nos o suporte para alcançar os seguintes objetivos propostos neste estudo: analisar os conceitos de poder-saber, de verdade e de sujeito nas concepções de teóricos da contemporaneidade; caracterizar a relação entre a educação permanente e continuada da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o cotidiano escolar, no atual contexto educacional; refletir os deslocamentos conceituais das concepções de poder, de saber, de verdade e de sujeito, no movimento do nó pedagógico, entre a autonomia e o controle biopolítico, no cotidiano escolar; elaborar, a partir das concepções que aproximam a educação permanente e continuada do cotidiano escolar, uma proposta pedagógica de formação continuada para docentes, pedagogos e gestores, tendo como viés metodológico a mediação da aprendizagem, disponibilizando recursos didáticos e tecnológicos na modalidade on-line; e refletir, através da proposta pedagógica de educação permanente e continuada, sobre os dispositivos de controle e manifestações de autonomia, presentes no cotidiano escolar, a serviço de uma emancipação social. 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Estar disposto a movimentar-se entre os dispositivos de saber, de poder e de verdade que permeiam o cotidiano escolar, por meio do pensar permanente por todos os atores do seu cotidiano, ressignifica o processo de constituir-se educador no exercício da docência, através da educação permanente e continuada que permite que se constitua uma ação contínua de refletir a prática pedagógica. Pensar a ação do próprio pensamento é condição necessária para a mudança. 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