Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/606 |
Resumo: | Esta investigação teve como objetivo principal examinar os registros dos professores do Ensino Fundamental, anos finais, e do Ensino Médio, de uma escola particular, do município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, num curso de capacitação para utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e relacionálas com possíveis mudanças nas práticas pedagógicas. O trabalho se propôs a realizar uma pesquisa de natureza qualitativa baseada nos dados obtidos através dos registros dos professores-alunos nos espaços do AVA. Foram convidados para serem os sujeitos na pesquisa oito professores da Educação Básica, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O corpus da pesquisa constituiu-se dos registros presentes nos espaços de comunicação do ambiente (fórum, lições, correio eletrônico). O desenvolvimento do curso de capacitação que serviu de cenário para constituição do corpus, foi planejado sob o ponto de vista da aprendizagem a partir da teoria vigotskiana, assim como estimular os participantes a refletirem sobre o fazer pedagógico buscando a prática pedagógica inovadora sob a visão de Moran (2007; 2008). A análise do corpus foi feita à luz de Moraes e Galiazzi (2007) com análise textual discursiva, a qual é constituída por três ciclos denominado pelos autores como: desconstrução e unitarização; processo de categorização e produção de um texto descritivo-interpretativo (metatexto). A partir da análise foi possível identificar possíveis mudanças no fazer pedagógico futuro dos professores-alunos, caracterizadas por estratégias e intervenções pedagógicas que remetem a construção de conhecimentos através da interação e colaboração entre os pares. |
id |
UCS_0c518f3eb4035420c2bc5f27d497325f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/606 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Boeira, Jocelaine MinellaSoares, Eliana Maria do Sacramento2014-06-05T16:14:59Z2014-06-05T16:14:59Z2014-06-052011-05-13https://repositorio.ucs.br/handle/11338/606Esta investigação teve como objetivo principal examinar os registros dos professores do Ensino Fundamental, anos finais, e do Ensino Médio, de uma escola particular, do município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, num curso de capacitação para utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e relacionálas com possíveis mudanças nas práticas pedagógicas. O trabalho se propôs a realizar uma pesquisa de natureza qualitativa baseada nos dados obtidos através dos registros dos professores-alunos nos espaços do AVA. Foram convidados para serem os sujeitos na pesquisa oito professores da Educação Básica, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O corpus da pesquisa constituiu-se dos registros presentes nos espaços de comunicação do ambiente (fórum, lições, correio eletrônico). O desenvolvimento do curso de capacitação que serviu de cenário para constituição do corpus, foi planejado sob o ponto de vista da aprendizagem a partir da teoria vigotskiana, assim como estimular os participantes a refletirem sobre o fazer pedagógico buscando a prática pedagógica inovadora sob a visão de Moran (2007; 2008). A análise do corpus foi feita à luz de Moraes e Galiazzi (2007) com análise textual discursiva, a qual é constituída por três ciclos denominado pelos autores como: desconstrução e unitarização; processo de categorização e produção de um texto descritivo-interpretativo (metatexto). A partir da análise foi possível identificar possíveis mudanças no fazer pedagógico futuro dos professores-alunos, caracterizadas por estratégias e intervenções pedagógicas que remetem a construção de conhecimentos através da interação e colaboração entre os pares.This study had as objective to examine the records of the teachers of Primary and final year of High School, a private school in the city of Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, a training course to use a virtual learning environment (VLE) and relate them to possible changes in teaching practices. The study proposes to conduct a qualitative research based on data obtained through the records of studentteachers in the spaces of VLE. Were invited to be the subjects in the study were eight teachers of Basic Education, the final years of Primary and Secondary Education. The corpus consisted of records present in the space communication environment (forum, lessons, electronic mail). The development of the training course that provided the backdrop for the constitution of the corpus, was planned from the viewpoint of learning from Vigotski theory as well as encourage participants to reflect on the pedagogical seeking innovative pedagogical practice from the perspective of Moran (2007, 2008). The corpus analysis was made in light of Moraes and Galiazzi (2007) with discursive textual analysis, which consists of three cycles called by the authors as deconstruction and unitarization; categorization process and production of an interpretive-descriptive text (metatext). From the analysis it was possible to identify possible changes in pedagogical future of student-teachers, characterized by pedagogical strategies and interventions that lead to knowledge construction through interaction and collaboration among peers.EducaçãoPráticas pedagógicasSociointeraçãoAmbiente virtual de aprendizagemCapacitaçãoPrática de ensinoAprendizagemEnsino auxiliado por computadorAmbiente virtualPedagogical practicesSocial interactionVirtual learning environmentTrainingStudent teachingLearningComputer-assisted instructionVirtual environmentPráticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/3264983581004315BOEIRA, Jocelâine M.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Jocelaine Minella Boeira.pdf.txtDissertacao Jocelaine Minella Boeira.pdf.txtExtracted texttext/plain241839https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/606/3/Dissertacao%20Jocelaine%20Minella%20Boeira.pdf.txt6e69f62f495a12ae5e8d33c5470d827cMD53THUMBNAILDissertacao Jocelaine Minella Boeira.pdf.jpgDissertacao Jocelaine Minella Boeira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/606/4/Dissertacao%20Jocelaine%20Minella%20Boeira.pdf.jpg79ee9497b1584a8e5f36cf028f79287aMD54ORIGINALDissertacao Jocelaine Minella Boeira.pdfDissertacao Jocelaine Minella Boeira.pdfapplication/pdf6870148https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/606/1/Dissertacao%20Jocelaine%20Minella%20Boeira.pdf787ae5ef7917541ff8a9f1c653746c86MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/606/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/6062018-08-17 06:10:56.837oai:repositorio.ucs.br:11338/606IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:46.803529Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação |
title |
Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação Boeira, Jocelaine Minella Educação Práticas pedagógicas Sociointeração Ambiente virtual de aprendizagem Capacitação Prática de ensino Aprendizagem Ensino auxiliado por computador Ambiente virtual Pedagogical practices Social interaction Virtual learning environment Training Student teaching Learning Computer-assisted instruction Virtual environment |
title_short |
Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação |
title_full |
Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação |
title_sort |
Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação |
author |
Boeira, Jocelaine Minella |
author_facet |
Boeira, Jocelaine Minella |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boeira, Jocelaine Minella |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Eliana Maria do Sacramento |
contributor_str_mv |
Soares, Eliana Maria do Sacramento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Práticas pedagógicas Sociointeração Ambiente virtual de aprendizagem Capacitação Prática de ensino Aprendizagem Ensino auxiliado por computador Ambiente virtual |
topic |
Educação Práticas pedagógicas Sociointeração Ambiente virtual de aprendizagem Capacitação Prática de ensino Aprendizagem Ensino auxiliado por computador Ambiente virtual Pedagogical practices Social interaction Virtual learning environment Training Student teaching Learning Computer-assisted instruction Virtual environment |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical practices Social interaction Virtual learning environment Training Student teaching Learning Computer-assisted instruction Virtual environment |
description |
Esta investigação teve como objetivo principal examinar os registros dos professores do Ensino Fundamental, anos finais, e do Ensino Médio, de uma escola particular, do município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, num curso de capacitação para utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e relacionálas com possíveis mudanças nas práticas pedagógicas. O trabalho se propôs a realizar uma pesquisa de natureza qualitativa baseada nos dados obtidos através dos registros dos professores-alunos nos espaços do AVA. Foram convidados para serem os sujeitos na pesquisa oito professores da Educação Básica, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O corpus da pesquisa constituiu-se dos registros presentes nos espaços de comunicação do ambiente (fórum, lições, correio eletrônico). O desenvolvimento do curso de capacitação que serviu de cenário para constituição do corpus, foi planejado sob o ponto de vista da aprendizagem a partir da teoria vigotskiana, assim como estimular os participantes a refletirem sobre o fazer pedagógico buscando a prática pedagógica inovadora sob a visão de Moran (2007; 2008). A análise do corpus foi feita à luz de Moraes e Galiazzi (2007) com análise textual discursiva, a qual é constituída por três ciclos denominado pelos autores como: desconstrução e unitarização; processo de categorização e produção de um texto descritivo-interpretativo (metatexto). A partir da análise foi possível identificar possíveis mudanças no fazer pedagógico futuro dos professores-alunos, caracterizadas por estratégias e intervenções pedagógicas que remetem a construção de conhecimentos através da interação e colaboração entre os pares. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-05-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-05T16:14:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-05T16:14:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/606 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/606/3/Dissertacao%20Jocelaine%20Minella%20Boeira.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/606/4/Dissertacao%20Jocelaine%20Minella%20Boeira.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/606/1/Dissertacao%20Jocelaine%20Minella%20Boeira.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/606/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6e69f62f495a12ae5e8d33c5470d827c 79ee9497b1584a8e5f36cf028f79287a 787ae5ef7917541ff8a9f1c653746c86 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258450950422528 |