Análise de distorções em componentes estruturais de uma carroceria de ônibus causadas pelo processo de solda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8568 |
Resumo: | Neste trabalho, foi estudada a distorção causada pelo processo de solda na carroceria de ônibus. As distorções em peças soldadas alteram o dimensional que, quando fora das tolerâncias estabelecidas em projeto, traz consequências negativas na linha de montagem. O objetivo foi a obtenção de técnicas de baixo custo, que podem ser usadas em linhas de produção, visando controlar e reduzir a variação dimensional resultante do processo de soldagem em componentes estruturais de uma carroceria de ônibus, validando através de medições dimensionais. No estudo, foram aplicadas 6 metodologias de soldagem em um corpo de prova que representava a região de união do casulo estrutural de uma carroceria com o chassi. A primeira metodologia, com os padrões atuais da empresa Marcopolo, foi utilizada como referência. As metodologias propostas para a diminuição das distorções incluíam a execução da solda com o corpo de prova fixo em um gabarito, alteração da sequência de soldagem e um volume de solda maior nas arestas próximas ao centro. Verificou-se que a alteração de sequência de soldagem proposta não trouxe redução das distorções, enquanto a soldagem do corpo de prova com um gabarito que limitou os movimentos e a aplicação de um volume maior de soldagem apresentaram menores valores de distorções. A metodologia que combinou as técnicas de utilização de um gabarito e maior volume de soldagem foi a que apresentou os melhores resultados. Todas as situações propostas podem ser aplicadas em linha de montagem e requerem pouco valor de investimento comparado com os ganhos operacionais e de qualidade. [resumo fornecido pelo autor] |
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Baccin, André PischkeGrison, VagnerLinzmaier, Paulo RobertoAcosta, Victor Hugo Velazquez2021-08-09T13:13:42Z2021-08-09T13:13:42Z2021-07-202021-06-24https://repositorio.ucs.br/11338/8568Neste trabalho, foi estudada a distorção causada pelo processo de solda na carroceria de ônibus. As distorções em peças soldadas alteram o dimensional que, quando fora das tolerâncias estabelecidas em projeto, traz consequências negativas na linha de montagem. O objetivo foi a obtenção de técnicas de baixo custo, que podem ser usadas em linhas de produção, visando controlar e reduzir a variação dimensional resultante do processo de soldagem em componentes estruturais de uma carroceria de ônibus, validando através de medições dimensionais. No estudo, foram aplicadas 6 metodologias de soldagem em um corpo de prova que representava a região de união do casulo estrutural de uma carroceria com o chassi. A primeira metodologia, com os padrões atuais da empresa Marcopolo, foi utilizada como referência. As metodologias propostas para a diminuição das distorções incluíam a execução da solda com o corpo de prova fixo em um gabarito, alteração da sequência de soldagem e um volume de solda maior nas arestas próximas ao centro. Verificou-se que a alteração de sequência de soldagem proposta não trouxe redução das distorções, enquanto a soldagem do corpo de prova com um gabarito que limitou os movimentos e a aplicação de um volume maior de soldagem apresentaram menores valores de distorções. A metodologia que combinou as técnicas de utilização de um gabarito e maior volume de soldagem foi a que apresentou os melhores resultados. Todas as situações propostas podem ser aplicadas em linha de montagem e requerem pouco valor de investimento comparado com os ganhos operacionais e de qualidade. [resumo fornecido pelo autor]The present study analyses the distortion caused in a bus body by the welding process. Distortions in welded parts change the dimensional which has negative consequences on the assembly line when it exceeds tolerances established in the project. The main objective was to obtain low-cost techniques that can be used in production lines, aiming to control and reduce the dimensional variation which results from the welding process in structural components of a bus body, validating through dimensional measurements. Six welding methodologies were applied to a specimen that represented the region where the bus body joins the chassis. Marcopolo's current standards was used as the reference methodology. The proposed methodologies in order to reduce distortions included performing the weld with the specimen fixed in a template, changing the welding sequence and using a larger weld volume on the edges close to the center. It was found that the change in the proposed welding sequence did not reduce distortions, while welding the specimen with a template limiting movements and the application of a larger welding volume presented lower distortion values. The best results were shown by a methodology combining the techniques of using a template and increasing the volume of welding. All proposed situations can be applied on the assembly line and require little investment value compared to the operational and quality gains. [resumo fornecido pelo autor]Engenharia mecânicaSoldagemArco de soldagem a gás de metalÔnibus - CarroceriasAnálise de distorções em componentes estruturais de uma carroceria de ônibus causadas pelo processo de soldainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-07-19ORIGINALTCC Andre Pischke Baccin.pdfTCC Andre Pischke Baccin.pdfapplication/pdf2103733https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8568/1/TCC%20Andre%20Pischke%20Baccin.pdf29c748d55c746736b2dbb1659b87e928MD51TEXTTCC Andre Pischke Baccin.pdf.txtTCC Andre Pischke Baccin.pdf.txtExtracted texttext/plain106178https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8568/2/TCC%20Andre%20Pischke%20Baccin.pdf.txt78fa22df4aed7be71a8e45eff122e222MD52THUMBNAILTCC Andre Pischke Baccin.pdf.jpgTCC Andre Pischke Baccin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8568/3/TCC%20Andre%20Pischke%20Baccin.pdf.jpg0da2511453eb6ca2ebd19724d7a29355MD5311338/85682022-10-18 18:46:41.035oai:repositorio.ucs.br:11338/8568Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:46:41Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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