Análise de distorções em componentes estruturais de uma carroceria de ônibus causadas pelo processo de solda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baccin, André Pischke
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8568
Resumo: Neste trabalho, foi estudada a distorção causada pelo processo de solda na carroceria de ônibus. As distorções em peças soldadas alteram o dimensional que, quando fora das tolerâncias estabelecidas em projeto, traz consequências negativas na linha de montagem. O objetivo foi a obtenção de técnicas de baixo custo, que podem ser usadas em linhas de produção, visando controlar e reduzir a variação dimensional resultante do processo de soldagem em componentes estruturais de uma carroceria de ônibus, validando através de medições dimensionais. No estudo, foram aplicadas 6 metodologias de soldagem em um corpo de prova que representava a região de união do casulo estrutural de uma carroceria com o chassi. A primeira metodologia, com os padrões atuais da empresa Marcopolo, foi utilizada como referência. As metodologias propostas para a diminuição das distorções incluíam a execução da solda com o corpo de prova fixo em um gabarito, alteração da sequência de soldagem e um volume de solda maior nas arestas próximas ao centro. Verificou-se que a alteração de sequência de soldagem proposta não trouxe redução das distorções, enquanto a soldagem do corpo de prova com um gabarito que limitou os movimentos e a aplicação de um volume maior de soldagem apresentaram menores valores de distorções. A metodologia que combinou as técnicas de utilização de um gabarito e maior volume de soldagem foi a que apresentou os melhores resultados. Todas as situações propostas podem ser aplicadas em linha de montagem e requerem pouco valor de investimento comparado com os ganhos operacionais e de qualidade. [resumo fornecido pelo autor]
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